telefone(85) 4009.6300

Inovação na gestão da Saúde é incentivada em Seminário Internacional na Fiec

30/07/2015 - 14h07

A eficiência da saúde é um desafio constante para várias esferas do país, desde as políticas públicas e regulamentação da saúde privada à forma de gestão e efetividade do sistema único de saúde. Para debater essas questões e a necessidade de inovação no setor para que a saúde passe a ser vista como meio de promover desenvolvimento, Fortaleza receberá o Inova Saúde – Seminário Internacional de Saúde, que acontecerá no dia 05 de agosto, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará – Fiec, das 14 horas às 18 horas. O evento voltado para profissionais da Saúde, gestores de Instituições de cuidado e promoção à saúde e acadêmicos, contará com palestrantes de destaque internacional, como o médico e professor israelense, Yitzhak Peterburg. As inscrições já podem ser realizadas por meio do site do evento: http://inovasaude-ce.com/

O Inova Saúde pretende abordar as mais novas tecnologias aplicadas ao setor, compartilhar boas práticas na Gestão Pública e Privada da Saúde, além de apresentar os resultados alcançados pelos alunos participantes do Projeto Apóstolos da Saúde (12 alunos de vários cursos identificam desafios e propõe soluções para a saúde). A concepção do evento partiu da visão de ecossistema que engloba os setores econômicos, buscando justamente reuni-lo em prol da saúde, com uma nova abordagem científica e operacional. Esse ecossistema reúne as universidades, a área de conhecimento, os poderes públicos nas diferentes esferas (municipal, estadual e federal), os diferentes poderes (legislativo, judiciário e executivo) e a iniciativa privada, nas suas diferentes dimensões, quer seja na área de ensino para a saúde, quer seja na área de laboratórios clínicos e de prevenção à saúde e também de hospitais. Ou seja, todas as áreas que podem ajudar na superação do desafio da saúde no Estado. Para atingir esse objetivo, o trabalho foi pensado pelos organizadores em quatro perspectivas: a saúde pública; a saúde pela filantropia e pela iniciativa privada com apoio público (pelo apoio do SUS); a saúde como negócios; e a saúde como inovação.

“É preciso termos esse ecossistema articulado se alinhando para que possa surgir uma política mais moderna de saúde no Ceará. Em que nós consideremos não só a responsabilidade direta do Estado, mas, também, dos protagonistas do desenvolvimento, como os profissionais de saúde, o Banco do Nordeste, a Fiec e outras instituições privadas. Todos juntos podem potencializar a solução, gerar um novo trabalho, oportunidade para os jovens, para os profissionais de saúde se desenvolverem. Não podemos ficar focados só nos problemas da ineficiência pública na saúde. Ela existe e é um problema grave, mas temos que buscar a eficiência da saúde, soluções para que a sociedade possa experimentar um serviço de qualidade e que não fique condenada a um serviço de má qualidade”, reforça o deputado estadual Carlos Matos (PSDB), um dos articuladores do evento.

Apóstolos da Saúde

Uma iniciativa ousada de propor soluções para a saúde no Estado do Ceará. Assim pode ser definido o programa "Apóstolos da Saúde - A saúde aberta a todos", lançado em 13 de julho. A ideia de propor soluções para o setor com o apoio dos jovens foi do deputado estadual Carlos Matos (PSDB) em parceria com o sistema FIEC, o Centro de Empreendedorismo do ITA, o Sinduscon-CE, o Sindicato dos Médicos do Ceará, as Assembleia Legislativa e o Centro Universitário Christus. Levantar e aprofundar os principais desafios da saúde, por meio de análises de dados e entrevistas, buscar soluções para melhorar a saúde no Ceará e atrair talentos para pensar novas possibilidades para a área são os principais objetivos do programa.

Na prática, 12 alunos dos cursos de medicina, farmácia, engenharia, enfermagem, ciências biológicas e educação física de diferentes universidades do Ceará e do ITA, estão em campo para identificar desafios e propor soluções para a saúde. Para o autor da iniciativa, o programa nasceu da necessidade de repensar o sistema de saúde pública do Ceará. "Esses acadêmicos vão trabalhar diretamente nos hospitais. Eles serão acompanhados por mentores com vasta experiência no setor e a ideia é que eles possam apresentar soluções técnicas, de gestão e de Tecnologia da Informação para a saúde", explica Carlos Matos. Ao final, os melhores projetos serão apresentados no Seminário Inova Saúde.

Sobre os palestrantes

Prof. Yitzhak Peterburg
Peterburg é da alta administração da TEVA Pharmaceuticals. Já foi vice-presidente do Grupo TEVA para a divisão de marcas globais. Antes exerceu a presidência e foi CEO da Cellcom Israel Ltd. Foi Diretor Geral da Clalit Health Services, a maior rede de saúde de Israel. Atualmente é professor na Universidade de Ben Gurion, diretor no Conselho da Rosetta Genomics e membro do Conselho da Regenera Pharma. Yitzhak Peterburg é graduado na Hadassah Medical School e certificado em Pediatria e em Administração de Serviços de Saúde. Concluiu doutorado em Administração em Saúde pela Columbia University e especialização em Sistema de Informação pela London School of Economics. Médico Formado pela Hadassah Medical School em 1977.


Dra. Mayra Pinheiro
Dra. Mayra é médica perita da Defensoria Pública da União no Ceará, professora e coordenadora do internato em Pediatria da Unichristus. Pinheiro é formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e fez Residência em Pediatria pela Universidade de São Paulo (USP).


Serviço:
Seminário Internacional Inova Saúde
Local: Auditório Waldyr Diego - Federação das Indústrias do Estado do Ceará – Fiec
Endereço: Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota, Fortaleza - CE
Data: 05 de julho de 2015 
Horário: 14h às 18h
Inscrições: http://inovasaude-ce.com/

Valor: 100,00

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright