telefone(85) 4009.6300

Ceramistas buscam apoio para implementar novas tecnologias em eficiência energética

16/07/2015 - 15h07

Empresários do setor de cerâmica estão querendo implementar novas tecnologias em busca de eficiência energética para os fornos. Nesta quarta-feira, 15/7, na sede da FIEC, em Fortaleza, os ceramistas acompanharam atentamente a apresentação do Projeto Eela, do Governo Suíço, feita pelo consultor Emerson Dias, diretor da Emerson Dias Consultoria.

O presidente do Sindicerâmica, Marcelo Tavares, coordenou a reunião e perguntou como a iniciativa realizada, em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia, pode ser inserida e apoiar o setor no Ceará. O consultor Emerson Dias esclareceu que o Projeto Eela, de Eficiência Energética de Ladrilheiros, já está atuando na América Latina e quer chegar fortemente ao Brasil, em estados da Região Nordeste, onde há uma grande concentração de indústrias cerâmicas.

O objetivo do projeto é colaborar com a redução dos gases do efeito estufa possibilitando também o aumento dos lucros dos ceramistas. Para isso, estrutura ações para implementar alternativas tecnológicas para melhoria da qualidade de produção dos produtos; acesso facilitado ao crédito para compra de fornos mais ecológicos e sustentáveis; estímulo para que políticas públicas promovam o desenvolvimento do setor ceramista e compensação dos gases emitidos; e intercâmbio de informações entre os ceramistas. A meta é atender 1600 cerâmicas no Nordeste. A região já está mapeada, inclusive com dados sobre o perfil das empresas e quais tipos de fornos elas utilizam. Aos ceramistas, o consultor entregou um manual comparando os produtos e serviços dos fabricantes de fornos.

Sobre custos e preços

Após a apresentação, os empresários assistiram uma palestra sobre gestão de custos e preços. Para o consultor, o grande problema do setor é ter uma gestão participativa e produtiva que possa dar um retorno financeiro. “A crise econômica pode se agravar pela incapacidade do empresário gerir seu negócio de forma ativa. O produto cerâmica é bom. Temos que ver como nos apresentamos ao mercado. Logo, precisamos rever conceitos internos de gestão”, aconselha. 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright