Ricardo Cavalcante participa de reuniões de Diretoria da CNI e do Conselho Superior do IEL Nacional, em Brasília
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e vice-presidente executivo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Cavalcante, participou, nesta terça-feira (16/12), de importantes agendas institucionais na sede da Confederação, em Brasília, que reuniram lideranças industriais de todo o país para o alinhamento estratégico do setor.
Entre os compromissos, Ricardo Cavalcante integrou a última Reunião de Diretoria da CNI de 2025, encontro voltado ao balanço das ações desenvolvidas ao longo do ano e à discussão dos principais desafios e prioridades da indústria brasileira para 2026. A reunião contou com a presença de presidentes e dirigentes de federações estaduais e foi conduzida pelo presidente da CNI, Ricardo Alban, reforçando a importância da atuação articulada do Sistema Indústria diante do cenário econômico e institucional do país.
O gestor da FIEC também participou da Reunião do Conselho Superior do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) Nacional. Na condição de diretor institucional do IEL, Ricardo Cavalcante acompanhou as deliberações sobre a proposta de Plano de Ação e o orçamento inicial para 2026, além da apreciação das atividades realizadas e da gestão orçamentária referente ao terceiro trimestre de 2025. A pauta incluiu ainda discussões sobre estratégias da Rede IEL e outros temas a serem deliberados com a diretoria nacional e representantes das unidades regionais, com foco no fortalecimento da formação de lideranças, da inovação e da integração entre indústria, educação e desenvolvimento.
Inauguração da Sala Nordeste Forte
As atividades desta terça-feira deram sequência à agenda institucional cumprida por Ricardo Cavalcante em Brasília no dia anterior, quando participou da inauguração da Sala Nordeste Forte, na sede da CNI. O evento reuniu presidentes de federações e lideranças do setor produtivo, em um contexto de transições políticas e econômicas no país, reforçando a importância do diálogo permanente e da atuação conjunta para o fortalecimento do desenvolvimento regional e da indústria brasileira.
Durante a solenidade, Cavalcante destacou que o espaço representa mais do que uma estrutura física, ao consolidar um espaço permanente de convergência entre as federações, voltado à coordenação de estratégias, ao fortalecimento dos laços institucionais e à redução das desigualdades regionais, com foco no crescimento econômico sustentável e no fortalecimento do setor industrial.
Criada em 2016, a Associação Nordeste Forte é uma entidade sem fins lucrativos que atua na promoção do desenvolvimento socioeconômico da Região Nordeste, no intuito de fortalecer a competitividade da indústria, estimular o crescimento da economia e estreitar os laços entre as federações industriais, contribuindo para a redução das desigualdades regionais e para a construção de um Nordeste mais integrado e fortalecido.
.jpeg)

(4).jpeg)
(85) 4009.6300