telefone(85) 4009.6300

Moda Avante promove nova rodada de capacitações em municípios do Cinturão do Jeans

14/11/2025 - 11h11

Fruto de uma parceria entre o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e os sindicatos da indústria da moda,  Sindroupas e Sindconfecções, o programa Moda Avante segue ampliando sua atuação nos municípios do Cinturão do Jeans. Nesta semana teve início uma nova rodada de capacitações, consolidando uma agenda voltada à qualificação, inovação e fortalecimento do setor produtivo da região. Essa etapa teve início em Acarape, na última terça-feira (11/11), seguiu para Ocara na quinta-feira (13/11) e chegará ao município de Aracoiaba no próximo dia 18 de novembro. As capacitações contam com a participação de empresários, gestores, lideranças locais e representantes da academia, tendo como foco a transformação digital e a promoção da conexão academia - indústria.

As atividades são conduzidas pelo consultor Fernando Niemeyer, que apresenta ferramentas aplicáveis ao dia a dia das empresas, destacando oportunidades acessíveis às indústrias de diferentes portes. O consultor mostra como a transformação digital pode impulsionar a produtividade e reduzir custos, além de aprofundar as possibilidades de colaboração entre o setor produtivo e as universidades.

Na liderança das capacitações, o head do Hub de Inovação do IEL Ceará, Moésio Bastos, afirma que este novo ciclo representa um momento importante na consolidação do Moda Avante como política estruturante para o setor. “Começamos em Acarape com o pé direito. Tivemos a participação de seis empresas, um número pequeno, mas com uma atuação intensa e colaborativa. O destaque ficou por conta da presença das duas maiores fábricas instaladas na cidade, que demonstraram real interesse em avançar e fortalecer o setor. Em Ocara, tivemos seis empresas e 18 participantes. Mobilizar as empresas é um grande desafio, mas seguimos firmes, convictos de que estamos construindo, juntos, um ambiente real de desenvolvimento, preparado para gerar impacto, oportunidades e resultados concretos para toda a região”, avaliou.

Para Moésio, a atividade foi importante para esclarecer que o programa tem caráter orientador e estratégico, não fiscalizador. Ainda segundo o head do Hub do IEL Ceará, a partir da escuta ativa e das demandas compartilhadas pelos participantes, os próximos passos incluem a organização de visitas técnicas e ações mais próximas dos empreendedores locais. Entre as principais necessidades identificadas estão o fortalecimento do associativismo, a oferta de cursos de liderança, capacitações operacionais com foco em costureiras e o uso de ferramentas digitais para elevar produtividade e reduzir custos. “Acarape tem um potencial imenso. E a cada nova rodada, vemos crescer o sentimento de pertencimento, aprendizado e transformação que o Moda Avante vem promovendo em todo o Cinturão do Jeans. O importante é que a semente está plantada”, sublinhou.

O estímulo ao desenvolvimento de uma visão colaborativa entre indústria e academia, um dos pilares do Moda Avante, também está sendo fortalecido durante as capacitações. Para a professora da Unilab, Luciana Gama, a interação representa uma oportunidade concreta de crescimento regional. “Esses momentos de sensibilização e treinamento são uma porta que a gente abre para a construção da relação entre a universidade e as empresas, que tem grande chance de ter um futuro promissor. A ideia de transformar essa região no Cinturão do Jeans cria a possibilidade de nossos alunos contribuírem para esse crescimento. É uma via de mão dupla, onde levamos a teoria ao encontro da ciência empírica do fazer diário. Enquanto representante da universidade, vejo grande perspectiva de crescimento dessa ponte que estamos construindo”, afirmou.

As empresas também fizeram uma avaliação positiva da iniciativa. A gerente de produção da indústria de jeans Jana Jour, Maria José, ressaltou o impacto de tudo o que foi discutido durante a capacitação. “O assunto foi super interessante. Eu desconhecia alguns aspectos, e vejo como eles são fundamentais para a empresa. A participação da universidade é essencial. Podemos tirar grandes proveitos dessa ajuda”, destacou.

Lançado em novembro de 2024, o Moda Avante tem como objetivo impulsionar o avanço da indústria da moda cearense com foco em inovação, sustentabilidade e fortalecimento territorial. O programa promove mapeamento de demandas, oficinas locais, cocriação com atores do ecossistema, benchmarking, estímulo ao associativismo e o desenvolvimento de práticas sustentáveis, conectando empresas a soluções inovadoras e a uma governança em construção rumo ao futuro Instituto Moda Avante.

Com áreas de conhecimento que vão da gestão e estratégia da moda à inovação, propriedade intelectual, design, sustentabilidade e neoindustrialização, o programa estrutura um ambiente de desenvolvimento contínuo, cocriado com empresários, academia e lideranças regionais. A ideia é construir, de forma colaborativa, um setor mais forte, competitivo e sustentável, superando lacunas históricas da cadeia produtiva.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright