SENAI Ceará celebra formatura de Cursos Técnicos e homenageia a maior delegação da história do Nordeste na WorldSkills
Em uma noite marcada por emoção, reconhecimento e conquistas, o SENAI Ceará realizou, na última sexta-feira (07/11), a solenidade de Colação de Grau dos Cursos Técnicos, na unidade SESI SENAI Parangaba. O evento celebrou a conclusão do ciclo de 277 alunos e marcou o retorno das cerimônias presenciais após cinco anos. A celebração também homenageou os representantes do SENAI Ceará na WorldSkills 2025, que compuseram a maior delegação do Nordeste na história da competição — um dos mais importantes torneios de educação profissional do mundo.
A solenidade reuniu formandos, familiares, docentes, gestores e parceiros institucionais em um momento de celebração da educação profissional e da excelência formativa. A mesa de honra foi composta por Sônia Parente, gerente da Unidade de Educação (UNED) do SENAI Ceará; os gerentes das unidades do SENAI Ceará Enzo Rissi (Parangaba), Alcilane Mota (Centro), João Luís Giffoni (Maracanaú) e Maurício Barreira (Juazeiro do Norte); Antonione Xavier Barbosa, conselheiro regional dos Técnicos Industriais da 2ª Região; João Bráulio de Melo Oliveira, assessor técnico do Conselho Regional dos Técnicos e presidente da Associação Profissional dos Técnicos Industriais do Ceará (Aprotice); Davi Peixoto, supervisor de Trabalho e Empregabilidade da Rede Cuca; e Rafael Farias, desenvolvedor de Negócios e Automação da SIEMENS.
Para Sônia Parente, o evento representou não apenas a conclusão de uma etapa, mas a entrega de novos profissionais qualificados à sociedade e à indústria. “Foi uma noite muito especial, preparada com muito carinho para os nossos alunos. Essa formatura é, de fato, o SENAI Ceará entregando à sociedade o resultado de um trabalho comprometido com a educação técnica e o desenvolvimento da indústria. Foram quase 300 alunos concluindo seus cursos, um número que reflete o impacto e a relevância do nosso papel na formação de mão de obra qualificada”, destacou.
Sônia lembrou que a ocasião trouxe o simbolismo do retorno das cerimônias presenciais, fortalecida pelo sentimento de superação e retomada após os desafios impostos pela pandemia. “Faziam cinco anos que não realizávamos uma colação de grau presencial, e poder viver esse momento novamente é muito significativo para todos nós”, completou.
A gestora ressaltou a importância das parcerias institucionais e o apoio da liderança do Sistema FIEC. “Agradecemos ao presidente Ricardo Cavalcante e ao nosso diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, pela confiança e incentivo ao nosso trabalho. Essa conquista é fruto de um esforço coletivo, que envolve escolas, docentes, indústrias e parceiros que acreditam na educação profissional como motor de transformação.”
.jpg)


Brilho do Ceará na WorldSkills 2025
Antes da colação de grau, a cerimônia reservou um momento especial para celebrar o desempenho de excelência da delegação cearense na WorldSkills 2025, que representou o Estado na competição realizada em Brasília. Coordenada pelo delegado técnico do SENAI Ceará, Marcos Paulo Amaral, a delegação contou com 16 equipes competidoras e uma convidada, conquistando resultados históricos. O Ceará obteve a sétima colocação nacional em número de participantes e trouxe para casa duas medalhas, consolidando-se como a maior força do Nordeste na competição.
Os competidores e avaliadores das equipes homenageadas atuaram nas ocupações de Mecânica Industrial, Mecatrônica, Desenho Mecânico CAD, Desenvolvimento de Aplicativos Móveis e Soluções em Software para Negócios. Também foram reconhecidos os grupos de Revestimentos Cerâmicos, Tecnologias Web, Instalações Elétricas, Controle Industrial, Sistemas Drywall, Tecnologia da Moda, Indústria 4.0, Arte Digital 3D para Jogos, Segurança Cibernética, Construção Digital BIM e Energias Renováveis. Além disso, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Sobral foi homenageado por representar o Estado nas modalidades de Tecnologia da Água e Manufatura Aditiva.
O reconhecimento pelo desempenho na WorldSkills 2025 foi materializado na entrega de placas a líderes, instrutores e colaboradores do SENAI Ceará. As honrarias simbolizaram o orgulho institucional pelo protagonismo alcançado e o compromisso coletivo com a excelência da educação profissional.
Sônia Parente recebeu sua própria placa e também as homenagens em nome do presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, e do diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda. O núcleo técnico da WorldSkills foi reconhecido com distinções para o delegado técnico Marcos Paulo Amaral, o delegado adjunto Anderson Soares Monte, o chefe de equipe Alexandre Benício da Silva e a psicóloga Eline Batista Melo. A homenagem se estendeu ainda aos gerentes das unidades João Luís Giffoni (Maracanaú), AIcilane Mota (Centro), Enzo Rissi (Parangaba), Maurício Barreira (Juazeiro do Norte), Juciele Lima (representando o gerente de Sobral, Elson Mesquita) e a colaboradores que contribuíram diretamente para o sucesso do projeto: Viviane Araújo (coordenadora pedagógica do SENAI Barra do Ceará), Mariana Rodrigues Mendes (analista de processos educacionais da UNED) e Priscila Freire de Freitas (assistente administrativa da UNED).
Segundo o delegado técnico Marcos Paulo Amaral, a conquista cearense reforça o protagonismo do SENAI Ceará no cenário nacional. “A WorldSkills é a maior referência mundial em tecnologia e educação profissional. O campeonato reúne mais de 60 países para identificar os melhores alunos das escolas profissionalizantes do mundo, e no Brasil o SENAI é a única instituição responsável por realizar as seletivas nacionais. Isso traz não apenas a responsabilidade de selecionar os melhores, mas também a oportunidade de realizar um verdadeiro benchmark global de tecnologias educacionais. A cada participação, conhecemos novas tendências e tecnologias e levamos esse conhecimento para dentro das nossas escolas, aprimorando os processos formativos”, afirmou.
Marcos Paulo também avaliou que o desempenho do Estado na edição 2025 veio para coroar a evolução competitiva das equipes, que, a cada ano, aprimoram-se em projetos e conhecimentos técnicos. “O Ceará é hoje uma delegação madura dentro da competição. Fomos a maior do Nordeste e ficamos em sétimo lugar no país. Tivemos conquistas inéditas, como a medalha de ouro em Modelagem 3D para Games, além de medalhas em Programação para Negócios e a Medalha de Excelência, concedida apenas a competidores com notas acima da média mundial”, destacou.



Premiados por dedicação e talento
Entre os destaques da delegação está Eduardo Roberto Pereira, do SENAI Juazeiro do Norte, medalhista de prata na ocupação Soluções em Software para Negócios. O jovem subiu ao palco da solenidade para destacar o grande feito do Ceará na competição deste ano.
“Foi uma grande honra fazer parte disso, pois com essa medalha conseguimos consolidar o Estado como uma referência nacional. A WorldSkills é uma competição que une diversos países em torno da excelência, e alcançar a segunda colocação nacional mostra que o Ceará tem potencial técnico para competir de igual para igual com estados como São Paulo, Minas Gerais e Paraná”, contou.
Eduardo compartilhou ainda o seu sentimento de orgulho por ver o Ceará se fortalecendo na formação de profissionais talentosos e prontos para grandes desafios no mercado de trabalho. “Uma medalha na WorldSkills mostra que o nosso Estado está se consolidando como uma potência também no campo técnico. É uma grande honra representar todos os estudantes da área profissional e mostrar o nível de excelência que podemos atingir”, disse.
Com voz calma e sorriso de realização, Maria Clara dos Santos Gois, do SENAI Centro, festejou o terceiro lugar na ocupação Arte Digital 3D para Jogos em 2025, e descreveu a sua conquista na competição como a realização de um sonho após meses de dedicação.
“É incrível trazer essa medalha para o SENAI do Ceará, porque é um sonho pra gente. Desde quando começamos a almejar subir ao pódio, sonhamos e pensamos em mil possibilidades sobre isso, e trazê-lo pra cá é extremamente gratificante. Apresentamos um lindo projeto baseado no jogo The Legend of Zelda, que consistiu em um polvo e um templo. O resultado ficou maravilhoso. Foi incrível. Bate aquele nervosismo na hora da prova, mas foi super gratificante. E estamos tendo a oportunidade de ver novos formandos, talvez futuros competidores, e é incrível poder sonhar com isso — sonhar com os próximos ciclos, talvez estando junto, treinando eles e vivendo muitas possibilidades”, declarou.


Lançamento do Programa de Mentoria WorldSkills
Durante o evento, foi lançado o Programa de Mentoria WorldSkills, conduzido por Marcos Paulo Amaral. Essa é uma iniciativa inédita que pretende transformar a trajetória dos talentos formados. O programa nasceu do desejo de permitir que os competidores deem novos passos e continuem crescendo dentro da instituição. Com duração de 12 meses, ele combina formação metodológica, capacitação técnica e desenvolvimento comportamental, dividindo-se em três fases: Formação Institucional e Metodológica, com imersão no SENAI Ceará e no Sistema FIEC; Formação Técnica Especializada, voltada ao aperfeiçoamento tecnológico e prático; e Mentoria Integrada, com atuação direta no treinamento de novos competidores, na prática docente e no desenvolvimento de currículos tecnológicos.
“O SENAI está de portas abertas para que vocês também se tornem nossos docentes, se tornem mentores”, afirmou Sônia Parente, reiterando o apoio da instituição ao projeto. Marcos Paulo complementou que o programa oferece mentoria especializada, bolsa de estudos e apoio tecnológico aos participantes. “Apresentamos a vocês um próximo passo. Hoje eu digo que a gente fecha um ciclo e, ao mesmo tempo, abre os caminhos dessa nova jornada”, completou.



A cerimônia e os novos profissionais
No ato simbólico da colação de grau, os formandos realizaram o juramento profissional — conduzido pelo representante das turmas, Francisco Davidson Félix da Costa —, comprometendo-se a exercer suas funções com ética e contribuir para o desenvolvimento industrial e tecnológico do Ceará.
Em seguida, o docente Antônio Aloísio Carvalho, ex-aluno do SENAI Ceará e hoje integrante da equipe técnica de especialistas da UNED, compartilhou sua trajetória com os novos profissionais. “Eu posso dizer com muita satisfação que sou cria do SENAI. Comecei na Aprendizagem Industrial, participei da antiga Olimpíada do Conhecimento e fui instrutor por 12 anos. Tudo o que conquistei profissionalmente começou aqui. O SENAI ensina o aluno a estar pronto para o mercado de trabalho, com prática, técnica e responsabilidade”, destacou.
Os diplomas foram entregues aos concluintes dos cursos técnicos em Administração (SENAI Centro), Eletrônica (SENAI Barra do Ceará), Eletromecânica (SENAI Maracanaú), Eletrotécnica (SENAI Barra do Ceará), Mecatrônica (SENAI Centro), Plástico (SENAI Maracanaú), Química (SENAI Maracanaú), Refrigeração e Climatização (SENAI Centro), Segurança do Trabalho (SENAI Centro), Soldagem (SENAI Centro), Vestuário (SENAI Parangaba) e Mecânico (SENAI Maracanaú).


Novos técnicos, novas histórias de transformação
Entre os formandos, Mayara Freitas, do curso técnico em Eletroeletrônica, representa uma geração que enxerga na educação técnica o ponto de partida para um futuro promissor. Jovem e determinada, ela celebra a conclusão do curso com o mesmo entusiasmo com que encara os desafios do estágio que hoje realiza em uma empresa de eletrônica industrial.
“Tem sido muito legal essa oportunidade de finalizar o curso técnico e entrar no mercado com habilidades e com o selo do SENAI. O estágio tem sido uma experiência muito enriquecedora, pois estamos colocando em prática tudo o que aprendemos. Foi um curso muito proveitoso”, contou.
Com o diploma em mãos, Mayara já deu o próximo passo e iniciou uma graduação em Engenharia Mecatrônica, ampliando horizontes e consolidando o aprendizado adquirido no SENAI. Ela conta que escolheu a instituição por meio das vagas gratuitas de formação técnica — uma porta aberta para quem deseja transformar potencial em carreira.
“Vi nesse curso a chance de adquirir uma qualificação em Eletroeletrônica e ingressar no mercado de trabalho. O SENAI tem reconhecimento internacional e a formação aqui é valorizada. Isso é ainda mais relevante para nós, mulheres, que estamos conquistando espaço em um setor tradicionalmente dominado por homens. A presença feminina ainda é menor, mas a formação no SENAI gera confiança e abre portas para novas oportunidades”, destacou.
Outro exemplo de determinação vem de Belucio Viana, recém-formado em Mecatrônica, que celebra a conquista como um recomeço profissional. Em transição de carreira, ele encontrou no curso técnico a chance de alinhar paixão e propósito em um campo de múltiplas possibilidades.
“É uma grande emoção concluir o curso técnico em Mecatrônica e enxergar novas perspectivas em um mercado promissor, com oportunidades nas áreas de inovação, energia eólica e, em breve, veículos elétricos. Estou em processo de migração profissional, vindo de outra área, e escolhi a Mecatrônica por abranger diversos campos do conhecimento, como mecânica, eletrônica e eletricidade, o que amplia as possibilidades de atuação.”
Belucio já havia realizado cursos de aperfeiçoamento no SENAI e decidiu retornar pela confiança que a instituição inspira. “Optei pelo SENAI pela sua credibilidade e reconhecimento. Acredito que o certificado abrirá muitas portas e já estou em busca de novas oportunidades, com a sensação de que as coisas estão começando a mudar para melhor”, projetou.



.jpg)





.jpg)
(85) 4009.6300