Em reunião preparatória, COSIN alinha propostas e escolha de delegados da FIEC para Conferência Nacional do Trabalho
Presidentes de sindicatos, empresários e gestores do Sistema FIEC se reuniram, nesta sexta-feira (07/11), no segundo encontro preparatório para as etapas estadual e nacional da II Conferência Nacional do Trabalho, evento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que irá debater e propor políticas públicas de promoção de emprego e trabalho decente no país. Promovido pelo Conselho Temático de Relações Trabalhistas e Sindicais (COSIN), o momento detalhou a participação da da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) no fórum, desde a organização da bancada patronal, o alinhamento de propostas e a escolha de delegados que representarão a FIEC.
“Na primeira reunião, nós falamos um pouco com todos os sindicatos para que eles saibam sobre a conferência e sobre os assuntos que vamos precisar conduzir junto com o Ministério do Trabalho e com representantes dos trabalhadores também. Agora, estamos aprofundando um pouco mais sobre as regras e as estratégias. Vamos ter que conversar com outras federações para montar a bancada patronal que vai participar dessa discussão com o Ministério. Então, hoje é o dia de falar mais sobre as regras e definir critérios para escolher quem serão os delegados que vão representar a FIEC”, explicou o Presidente do COSIN, André Luís Pinto.
A etapa estadual da Conferência acontece nos dias 1º e 2 de dezembro deste ano. Já a etapa nacional está prevista para março de 2026.
O evento será tripartite, ou seja, contará com representantes do governo, de trabalhadores e empregadores. A banca empresarial que participará do evento no Ceará será composta por membros da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Ceará, Piauí e Maranhão (Fetrans), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio), da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC) e de sindicato da área da saúde.
Durante a etapa estadual, os delegados de cada instituição deverão formar grupos temáticos para discutir os eixos do evento: as transformações no mundo do trabalho diante das transições tecnológica, digital, ecológica e demográfica; e políticas públicas voltadas à promoção do emprego, do trabalho decente e da transição justa. A partir dos debates, serão formuladas propostas de interesse dos envolvidos.
No Ceará, André Luís Pinto afirma que as instituições estão atuando em parceria com federações da indústria de outros estados e com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para definir pautas patronais conjuntas.
“Aqui no Ceará, me parece que uma das questões que precisamos manter, como já vimos com a Reforma Trabalhista, é o acordado sobre o legislado, porque se as partes estão se entendendo de uma determinada forma, que é aquela melhor forma de se trabalhar naquele local, então isso deveria prevalecer. Então, devemos seguir nesse caminho e também ter outros debates, porque são temas específicos que devem ser discutidos de uma forma tripartite”, pontuou o Presidente do COSIN.
(85) 4009.6300