telefone(85) 4009.6300

Conselho Regional do IEL Ceará destaca resultados e projeta novos desafios para 2026

05/11/2025 - 17h11

O Conselho Regional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) se reuniu nesta quarta-feira (05/11), no auditório Luiz Esteves, na Casa da Indústria, para avaliar os avanços registrados ao longo de 2025 e projetar novas metas para o próximo ciclo de atuação. A apresentação mostrou uma instituição que ampliou programas, fortaleceu parcerias e elevou sua presença no ecossistema de inovação e desenvolvimento profissional do estado.

Ao comentar os resultados, o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e Diretor Institucional do IEL Nacional, Ricardo Cavalcante, reforçou como a atuação do Instituto tem se destacado no país. “O IEL Ceará vem se consolidando no cenário nacional pela capacidade de execução, pela criatividade e pelo desenvolvimento de projetos que acompanham as transformações do mercado. Tenho orgulho do trabalho que temos desempenhado, lembrando que cada operação segue um rigor de controle e transparência que garante confiança, coerência e eficiência na entrega para quem busca os serviços do Sistema Indústria”.

Na ocasião, destacou iniciativas que aproximam empresários de novos mercados e tendências globais. “Levar líderes empresariais para outros países tem ampliado repertórios, estimulado novas ideias e fortalecido a competitividade das empresas cearenses”, afirmou.

A reunião também destacou o papel da gestão do IEL na consolidação de resultados de grande impacto. A superintendente do Instituto, Dana Nunes, reforçou que os avanços são sustentados por uma cultura de alinhamento e colaboração. “É de extrema importância reconhecer o esforço e a dedicação de todos, prezando por um ambiente coletivo. Os desafios se tornam menores quando existe confiança e apoio das diretorias, o que faz toda a diferença no dia a dia. A transparência e a credibilidade são pilares que tornaram o IEL Ceará uma referência para empresas que buscam inovação e competitividade”, destacou.

Resultados que refletem impacto

A apresentação dos resultados mostrou que o IEL Ceará diversificou ações e ampliou sua presença em áreas estratégicas. Entre os pontos destacados estiveram a expansão internacional por meio do programa de educação executiva em Hong Kong, o impacto do Programa de Desenvolvimento de Líderes, o início da iniciativa Indústria Delas, o lançamento de novos cursos com foco em Inteligência Artificial, além do fortalecimento de programas como Geração Tech.

Projetos de inovação também ganharam destaque, com atendimento a milhares de empresas por meio de consultorias, estudos de mercado e iniciativas como o Indústria Inovadora 360. O Programa Moda Avante também contribuiu para o aumento de produtividade no setor da moda, enquanto rodadas de negócios e eventos de recrutamento conectaram talentos e empresas de forma mais eficiente.

Reconhecimento ao trabalho

O Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda, enalteceu os resultados apresentados durante o encontro. “Como gestor, sou consciente dos muitos desafios existentes, mas os fatos demonstram o compromisso das equipes e a forte atuação da Superintendente Dana Nunes. O apoio institucional do Presidente Ricardo Cavalcante tem sido fundamental para a consolidação desses avanços e tenho certeza que, assim, estamos avançando para um próspero ano de 2026”.

Presenças na reunião

Marcaram presença na reunião o diretor administrativo da FIEC, Chico Esteves; a Gerente de Planejamento da FIEC, Débora Capistrano; a Gerente da Unidade de Educação do SENAI Ceará (UNED), Sônia Parente; a Gerente de Inovação e Pesquisa do IEL Ceará, Margaret Lins; a Gerente de Educação Executiva e Trilhas de Carreiras do IEL Ceará, Lourena Cordeiro; a Gerente de Estratégia e Negócios do IEL Ceará, Jamille Alencar; o representante do Banco do Nordeste, Francisco das Chagas Bezerra Filho; a Coordenadora de Empreendedorismo e Inovação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Conceição Oliveira; a Pró-reitora de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Cristiane Braga; entre outros.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright