Palestra na FIEC orienta empresários sobre oportunidades de crédito da Nova Indústria Brasil
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) e do Núcleo de Convênios e Parcerias (NUCOP), em parceria com o Sebrae e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizou nesta terça-feira (04/11), na Casa da Indústria, a palestra “Crédito para Micro e Pequena Empresa na Nova Indústria Brasil”. O encontro reuniu 13 empresas de micro e pequeno portes de segmentos diversos, como calçados, gráfico, móveis e confecções. Durante o evento, foram apresentados instrumentos de crédito capazes de impulsionar o crescimento e a modernização dos pequenos negócios industriais.
A palestra foi ministrada por Maria Aparecida Bogado, economista e consultora da CNI com mais de 30 anos de experiência no Sistema Financeiro Nacional. Especialista em crédito, finanças e políticas públicas voltadas às micro e pequenas empresas, Maria Aparecida apresentou uma análise detalhada das oportunidades de financiamento disponíveis dentro da Nova Indústria Brasil, política que orienta o processo de neoindustrialização do país.
Durante a palestra, a especialista explicou as principais linhas de crédito e instrumentos financeiros atualmente disponíveis para as MPEs, com destaque para programas do BNDES e da Finep, voltados à inovação, digitalização e modernização produtiva. Maria Aparecida também apresentou orientações práticas sobre como as empresas podem elaborar projetos mais eficazes para acessar os recursos, reforçando a importância de manter uma boa gestão financeira, planejamento de investimentos e organização documental.
Participante do encontro, o empresário Daniel Queiroz, da empresa de moda praia Texugo, filiada ao Sindroupas e ao Sindconfecções, destacou a relevância das informações apresentadas. A partir das informações apresentadas, ele identificou, por exemplo, opções do BNDES voltadas à aquisição de máquinas e equipamentos e à digitalização dos processos produtivos, com apoio do SENAI.
“O que mais me chamou atenção foi a quantidade de linhas de crédito disponíveis para apoiar o crescimento das empresas. Para cada situação existe uma alternativa ideal, mas muitos empresários ainda desconhecem essas possibilidades e acabam recorrendo apenas aos financiamentos tradicionais dos bancos, geralmente com custos mais altos. Também não sabia que havia na FIEC um núcleo que oferece suporte para que as indústrias tenham acesso a esses recursos. Esse tipo de evento é fundamental para ampliar o conhecimento dos empresários e essas informações podem ser cruciais para que as empresas invistam de forma mais estratégica e alcancem novos patamares”, avaliou o empresário.
De acordo com Rafael Martins, coordenador do NAC, a iniciativa buscou aproximar as empresas das fontes de financiamento e contribuir para um ambiente de negócios mais competitivo. “Nosso objetivo é orientar o empresário sobre como acessar o crédito de forma estratégica, entendendo os produtos financeiros disponíveis e identificando as melhores oportunidades para cada tipo de investimento”, destacou.
A gerente do NUCOP, Cristina Moreira, o evento integra um conjunto de ações que a FIEC, por meio do NUCOP, vem promovendo para fortalecer o relacionamento das indústrias com instituições de fomento e crédito. “Temos atuado de forma transversal, conectando as empresas aos instrumentos e programas que podem apoiar seus projetos de modernização, inovação e sustentabilidade”, afirmou.
(85) 4009.6300