SENAI Ceará participa do Brazil Windpower 2025, maior evento de energia eólica da América Latina
	
O SENAI Ceará participou do Brazil Windpower 2025, realizado entre os dias 27 e 29 de outubro, em São Paulo (SP). O evento é reconhecido como o maior da América Latina voltado à energia eólica e reuniu os principais players do setor para discutir tendências, inovações e oportunidades no cenário das energias renováveis. O tema deste ano foi “COP30 e o papel da energia eólica: acelerando a descarbonização da economia”.
O Ceará esteve presente em um estande conjunto os Departamentos Regionais da Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Piauí, reforçando a integração regional e a força do Nordeste como protagonista na transição energética brasileira.
Representaram o SENAI Ceará e seu Diretor Regional e Superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda, os colaboradores: Isabela Maciel, Assessora Técnica para Transição Energética; Dennes Landim, Gerente do SENAI Barra do Ceará; Cláudio Furtado, Instrutor Educacional especialista em Hidrogênio; e Ataliba Holanda, Coordenador Técnico do Instituto SESI SENAI de Tecnologia.
A participação teve como objetivo apresentar o potencial e as soluções da Rede SENAI nas áreas de educação e inovação, além de prospectar novas parcerias e serviços tecnológicos para o setor.
	
“O evento também celebrou a parceria nacional entre Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia que, juntos, estão passando pelo processo da Global Wind Organisation (GWO) para ofertar treinamentos com padrão de qualidade internacional. Aqui, no Ceará, vamos passar por essa certificação para ofertar o curso de reparo de pás eólicas. Isso significa que o aluno formado pelo SENAI Ceará vai poder trabalhar em qualquer país, pois seu certificado será reconhecido pela maior associação de energia eólica do mundo”, comentou Isabela Maciel.
A presença no Brazil Windpower 2025 reforçou o papel do SENAI Ceará como parceiro estratégico da indústria e do Estado na transição energética, conectando educação profissional, inovação e sustentabilidade.
Prova disto é a existência do Centro de Excelência para Transição Energética Prof. Jurandir Picanço, inaugurado em 2023 no SENAI Barra do Ceará, em Fortaleza, que conta com laboratórios de hidrogênio, energia solar e eólica, além de parcerias com empresas líderes como a Aeris Energy e a Maersk Training. A infraestrutura reafirma o papel do SENAI Ceará em fortalecer o protagonismo do Estado nas energias renováveis, contribuindo para a geração de empregos qualificados e o desenvolvimento sustentável do Nordeste e do Brasil.
A Brazil WindPower 2025 foi organizada pela Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (ABEEólica), pelo Global Wind Energy Council (GWEC) e pelo Grupo Canalenergia | Informa Markets.
	
	
                
                
(85) 4009.6300