Com apoio da FIEC, XI Seminário Conenx & Inovacon Experience debate construção 4.0 e inovações digitais
	
O Auditório Waldyr Diogo, na Casa da Indústria, sediou nesta quarta-feira (22/10) a abertura do XI Seminário Internacional sobre Construção Enxuta – Conenx & Inovacon Experience. O evento reuniu líderes, especialistas e acadêmicos para debater os avanços da 4ª Revolução Industrial aplicados à construção civil. Organizado pelo Instituto de Inovação da Indústria da Construção Civil (Inovacon) e pelo Grupo de Pesquisa e Assessoria em Gerenciamento na Construção Civil (GERCON), o seminário contou com apoio institucional da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Universidade Federal do Ceará (UFC), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (CREA-CE), MUTUA, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).
A solenidade de abertura contou com a participação de Carlos Prado, Presidente em Exercício da FIEC, que enfatizou a importância da iniciativa. “Esta Casa da Indústria é, por essência, o principal palco da inovação e do desenvolvimento industrial no Ceará, e a indústria da construção civil é um dos pilares da nossa economia. Tem na inovação a chave para a sua competitividade e sustentabilidade”, afirmou.
Ao mesmo tempo, Prado reforçou o impacto do conhecimento compartilhado durante o seminário: “O conhecimento e as práticas que serão compartilhadas durante esse evento são combustível para transformar nossos canteiros de obras em ambientes mais produtivos, seguros e digitais”.
Por fim, ele destacou a parceria entre a academia e o setor produtivo. “A construção enxuta e a inovação florescem na interconexão. Este evento é a prova viva da união entre a pesquisa de ponta e a aplicação prática, gerando soluções reais para os desafios do nosso mercado”, pontuou, acrescentando que o seminário atua como catalisador para a implantação de uma cultura de inovação e excelência nas empresas.
Além de Carlos Prado, Jorge Dantas, Presidente do Inovacon, e Barros Neto, Professor da UFC, Conselheiro Técnico do Inovacon e Coordenador do Conenx, também saudaram os participantes. Em suas palavras, Dantas aproveitou para registrar o apoio da FIEC: “De forma especial, registro nosso reconhecimento à FIEC, casa que nos acolhe, na pessoa do seu presidente, Ricardo Cavalcante, do Presidente em Exercício, Carlos Prado, e do vice-presidente André Montenegro, pelo apoio contínuo à inovação e à integração entre indústria e conhecimento”.
Já o Professor Barros Neto reforçou a importância do engajamento da FIEC na organização do seminário: “A FIEC sempre foi uma parceira de primeira hora, desde que a gente começou a trabalhar nesse processo. Obrigado a todos por acreditar aqui no nosso projeto. Espero que vocês gostem. Nós trabalhamos muito para montar esse evento, para que a gente traga para vocês bastante conhecimento e vocês saiam satisfeitos no final”.
Painéis destacam tecnologias digitais e produtividade
A programação técnica iniciou com o painel “Tecnologias digitais e a produtividade nos canteiros”. Lúcio Soibelman, da University of Southern California, abordou a indústria da arquitetura, engenharia e construção e a 4ª Revolução Industrial. Em seguida, Dayana Costa, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), apresentou o uso de drones como apoio à implantação da Construção 4.0. A sessão incluiu mesa redonda e interação com o público.
Na sequência, o segundo painel tratou do “Impacto da Construção 4.0 nas empresas de construção civil”. Bruno Trasse, da Alvarez & Marsal Infra, discutiu a aplicação de BIM (sigla em inglês para Modelagem da Informação da Construção) e inteligência artificial no planejamento e gestão de obras, enquanto André Medina, da Andrade Gutierrez, detalhou o papel das startups e da inovação aberta na transformação digital da empresa.
O primeiro dia do seminário foi encerrado com o coquetel de lançamento do livro "Desafio da Jornada Lean Construction: Caminhos para Excelência". A programação segue nesta quinta-feira (23/10), a partir das 14h, com debates estratégicos sobre o futuro da construção civil no Brasil.
	



.jpg)
                
                
(85) 4009.6300