FIEC prestigia lançamento da plataforma Ceará Habitats Digitais durante o Siará Tech Summit
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) marcou presença, nesta quinta-feira (9/10), no lançamento da plataforma Ceará Habitats Digitais, durante o Siará Tech Summit, no Centro de Eventos do Ceará. Representando o Presidente da FIEC e Presidente em Exercício da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Cavalcante, a Superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, participou do encontro que reuniu representantes dos 12 comitês regionais de inovação do estado.
“A FIEC tem atuado de forma estratégica para fortalecer a inovação em todo o estado. Participar do lançamento do Ceará Habitats é reafirmar nosso compromisso com a conexão entre indústria, academia e poder público, pois é dessa articulação que nascem as soluções que impulsionam o desenvolvimento e geram novas oportunidades para o Ceará”, ressaltou Dana Nunes.
Promovido pelo Sebrae CE e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), o evento marcou mais um passo na consolidação das redes de inovação cearenses. A nova plataforma nasce com o propósito de conectar atores locais, monitorar demandas dos territórios e otimizar recursos, estimulando a colaboração entre instituições públicas, privadas e acadêmicas.
A iniciativa integra o processo de estruturação do Comitê das Redes dos Ecossistemas de Inovação do Ceará, do qual a FIEC faz parte junto a outras 34 instituições. O comitê tem como meta alinhar estratégias e ampliar o impacto das ações voltadas ao desenvolvimento territorial, econômico e social, fortalecendo a cultura de inovação no estado.
Durante a abertura, o diretor técnico do Sebrae CE, Alci Porto Gurgel Júnior, destacou o caráter prático e integrador da nova ferramenta. “A plataforma é um instrumento que o Comitê está lançando, já é um primeiro momento do Comitê lançando uma plataforma que vai gerar um pouco da fotografia do que está acontecendo de inovação no Estado do Ceará. Ela será alimentada com todas as ações que as entidades com inovação têm a oferecer para as diversas regiões do estado”, explicou. Segundo ele, o próximo passo é integrar instituições tecnológicas e planejar ações conjuntas para 2026.
O reitor do IFCE, José Wally Mendonça Menezes, ressaltou o papel da cooperação entre diferentes atores do ecossistema de inovação. “O que está se colocando aqui é o que eu costumo dizer de unidade, de união. Todo o ecossistema de inovação do Ceará — os grandes atores e aqueles que estão iniciando — se unindo para trabalhar inovação num contexto amplo, que envolva arte, cultura, tecnologia, academia, empresas e empreendedorismo. A ideia é fazermos o que o Ceará já faz bem: unir forças”, afirmou.
Também estiveram presentes o superintendente do Sebrae CE, Joaquim Cartaxo, a coordenadora de Inovação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Márcia Noronha, que representou o secretário Domingos Filho, e o presidente da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), Joacy Alves dos Santos Junior.
O Siará Tech Summit, maior evento de inovação, tecnologia e empreendedorismo do estado, ocorre em paralelo à Feira do Empreendedor do Sebrae e segue até esta sexta-feira (10/10), reunindo startups, instituições e lideranças que impulsionam a transformação digital e o desenvolvimento sustentável do Ceará.