telefone(85) 4009.6300

Ricardo Cavalcante prestigia abertura da Feira do Empreendedor e do Siará Tech Summit 2025

10/10/2025 - 21h10

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e Presidente em exercício da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Cavalcante, participou, nesta quarta-feira (08/10), da abertura da Feira do Empreendedor e do Siará Tech Summit 2025. Promovidos pelo Sebrae Ceará, os eventos acontecem de 8 a 10 de outubro, ocupando integralmente os 27 mil metros quadrados do Centro de Eventos do Ceará e com expectativa de reunir mais de 60 mil visitantes em uma programação que celebra o conhecimento, a tecnologia e o poder transformador das ideias.

Ricardo Cavalcante ressaltou o papel do estado como protagonista de um novo ciclo de desenvolvimento. “Estamos vivendo um momento em que a indústria, o comércio e o empreendedorismo caminham juntos. Essa feira é um símbolo da capacidade do Ceará de pensar o futuro e investir nas pessoas. O Sistema FIEC tem orgulho de participar desse movimento, levando inovação, capacitação e oportunidades para quem quer transformar ideias em negócios. É um movimento que prepara o jovem e inspira novas mentalidades, abrindo caminhos para a indústria 4.0 e para um futuro mais sustentável”, afirmou.

Durante o evento, o Diretor Superintendente do Sebrae Ceará, Joaquim Cartaxo, enfatizou que o ambiente inspira ideias e fomenta o surgimento de novos negócios. “Muitas vezes a pessoa chega sem uma ideia definida, assiste a uma palestra e tem um insight, ou conversa com outro empreendedor e dali nasce um negócio. Hoje, mais de 80% dos empregos gerados no estado são fruto dos pequenos negócios. E isso é resultado de uma estratégia de desenvolvimento territorial do Sebrae, que atua em todas as regiões do Ceará com ações integradas e sustentáveis”, explicou.

Com 28 palcos temáticos e 500 horas de capacitação, o evento promove uma imersão completa no universo do empreendedorismo, tecnologia e inovação.

Na Feira do Empreendedor, o público encontra soluções para gestão, acesso a crédito, formalização e capacitação, além de espaços temáticos voltados à sustentabilidade, gastronomia, agronegócio, economia criativa e mercado internacional.

Já o Siará Tech Summit mergulha no universo das startups, da inteligência artificial e das tecnologias emergentes, com painéis, hackathons e showcases de inovação que promovem a integração entre criatividade e tecnologia.

Ceará como referência

Representando o governador Elmano de Freitas, o Secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Domingos Filho, destacou o bom momento econômico do estado e o protagonismo cearense em inovação e energias renováveis. “O Ceará lidera o Nordeste em níveis de tecnologia e ocupa posição de destaque em todo o país. Somos referência em energias renováveis e pioneiros no hidrogênio verde no Brasil. Esse resultado é fruto da união entre governo, instituições e sociedade civil. Cada feira, cada iniciativa, precisa ser maior e melhor do que a anterior. É essa competitividade saudável que faz a gente crescer de forma ousada e equilibrada”, afirmou.

Empreendedorismo e transformação social

O Secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Inácio Arruda, reforçou o papel do empreendedorismo na transformação social e econômica do país. “O pequeno empreendedor está em todos os lugares, muitas vezes nas condições mais desafiadoras, mas é ele quem move a economia. Esses empreendedores resistem, inovam e transformam suas comunidades. O Sebrae tem sido essencial nesse processo, oferecendo conhecimento e oportunidades para que micro e pequenos negócios cresçam e gerem emprego e renda. O empreendedorismo não retira empregos, ele cria mais oportunidades e desenvolvimento. Quando colocamos a ciência e a tecnologia nas mãos do povo, nós transformamos realidades e melhoramos a qualidade de vida”, afirmou.

Força do sistema produtivo cearense

O presidente do  Conselho Deliberativo do Sebrae Ceará e da Federação das Associações do Comércio, Indústria, Serviços e Agropecuária do Ceará (FACIC), Cid Alves, reforçou a importância do trabalho coletivo entre as instituições que compõem o sistema produtivo. “A indústria cearense representa 24% de todas as carteiras assinadas do estado e mais de 70% delas estão nas micro e pequenas empresas. São essas pessoas que fazem a diferença, que começaram pequenas e hoje sustentam grandes negócios. Vivemos um momento em que precisamos compreender e estudar as mudanças que vêm com a transição energética e a transição digital”, destacou.

Em sua fala, o Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, destacou o papel estratégico da parceria entre as instituições que lideram o desenvolvimento econômico cearense. “Feiras como esta mostram o quanto o Ceará se tornou um exemplo para o Brasil. O Sebrae do Ceará é uma referência nacional, e o segredo do nosso sucesso é a união. Trabalhamos juntos, o comércio, a indústria e a agropecuária, para transformar o estado e fazer dele um espaço de crescimento e inovação”, afirmou.

Na mesma linha, o Presidente da Associação Brasileira dos Sebrae Estaduais (Abase), Anacleto Ângelo Ortigara, ressaltou o impacto social e econômico das ações do Sebrae em todo o país. “As transformações que acontecem aqui no Ceará servem de exemplo para todo o Brasil. É por meio da educação empreendedora e da inovação que preparamos o país para os próximos dez anos, marcados pela transição digital e energética”, pontuou.

Programação

Entre os palestrantes que movimentam a programação da Feira do Empreendedor estão nomes como Luis Justo, CEO da Rock World (Rock in Rio e The Town), eleito pela Bloomberg como uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina; Martha Gabriel, referência global em inovação; João Branco, Top 10 CMO do Brasil pela Forbes; Giuliana Morrone, jornalista e especialista em ESG; Nega Lora, símbolo de empoderamento feminino; Nath Finanças, referência em educação financeira; e Raí, ex-jogador e líder em projetos sociais.

No Siará Tech Summit, a imersão em tecnologia e negócios fica por conta de especialistas como Allan Costa, cofundador da AAA Inovação; Dado Schneider, referência em cultura organizacional; Daniela Klaiman, futurista e CEO da FutureFuture; Flávio Muniz, especialista em marketing digital; e Lala Deheinzelin, pioneira em novas economias e sustentabilidade.

Autoridades presentes

Marcaram presença na solenidade a Presidente da Federação das Micro e Pequenas Empresas do Comércio e Serviço do Estado do Ceará-FEMICRO, Dalvani Mota; o Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Wally Menezes; a Primeira-Dama do Estado do Ceará, Lia Freitas; o Secretário de Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck; o Secretário Executivo do Trabalho e Empreendedorismo do Ceará, Renan Ridley; a Secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, Sandra Monteiro; o Assessor Especial de Assuntos Institucionais, Walter Cavalcante; a Superintendente do Banco do Nordeste no Ceará, Eliane Brasil; o Secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, Antônio José Mota; o Presidente e vice-presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Joacy Júnior; o Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Vereador Léo Couto; entre outras autoridades. Também representando a FIEC, estiveram o Diretor Financeiro, Edgar Gadelha; e a Superintendente do Instituto Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), Dana Nunes.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright