IEL Ceará apresenta artigo científico em congresso internacional de gestão da inovação no Chile
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) está participando em Santiago, no Chile, do XXI Congresso Latino-Iberoamericano da Gestão da Tecnologia (ALTEC), um dos eventos acadêmicos mais relevantes da América Latina na área. Nesta quinta-feira (02/10), a gerente de Estratégia e Negócios do IEL Ceará, Jamille Alencar, o head do Hub de Inovação, Moésio Bastos, e o técnico administrativo da área de Inovação e Pesquisa, Arthur Pinheiro Lima, apresentaram, no evento, a pesquisa que resultou no artigo científico intitulado “Ecossistemas locais de conhecimento e de negócios/inovação e as capacidades absortivas de indústrias de regiões de economia emergente”. O estudo é fruto da atuação do IEL Ceará como Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) e integra o projeto Indústria 360°, desenvolvido em parceria com o Sebrae.
Para a gerente de Estratégia e Negócios do IEL Ceará, a participação no Congresso ALTEC é uma oportunidade de fortalecer o ICT e reforçar o papel do IEL Ceará enquanto elo integrador entre ciência e indústria em prol do desenvolvimento industrial sustentável.
“Participar de um congresso internacional de Gestão da Inovação representando nosso IEL Ceará, nosso estado e nosso país nos permite a integração de conhecimentos avançados e a troca de experiências com especialistas globais, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de soluções inovadoras e o fortalecimento da nossa posição de mercado”, afirmou.
Na opinião do head do Hub de Inovação do IEL Ceará, Moésio Bastos, o congresso tem representado uma verdadeira imersão no mundo da inovação. “Estou tendo o privilégio de estar lado a lado com referências que admiro e utilizo nos meus estudos, como Jorge Katz. Ao mesmo tempo, é incrível poder compartilhar nossa pesquisa e ver o impacto que ela causa, gerando inquietações relevantes nos ouvintes”, disse. Segundo ele, a participação do time IEL no evento reforça o compromisso da instituição com a inovação e a excelência. “Sou especialmente grato à superintendente Dana Nunes e à gerente Margaret Lins pelo apoio inestimável ao nosso desenvolvimento acadêmico e à produção de conhecimento. Ressalto a importância do grupo de pesquisa do qual faço parte, Tecnovalab, capitaneado pelo nosso orientador Samuel, o qual tem apoiado a estruturação do nosso ICT”, destacou.
O artigo, de autoria de Fernando Fanezi Niemeyer, Moésio da Costa Bastos, Jamille Alencar Pio e Arthur Pinheiro Lima, foi desenvolvido sob orientação do professor Samuel Façanha Câmara, do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A pesquisa analisa como as conexões das indústrias com universidades, centros de pesquisa e demais atores do ecossistema de inovação influenciam a capacidade de absorver conhecimento e transformá-lo em resultados para o mercado, a chamada Capacidade Absortiva (ACAP).
Promovido pela Associação Latino-Iberoamericana de Gestão da Inovação Tecnológica (ALTEC), o evento é considerado uma das principais plataformas de discussão sobre ciência, tecnologia e inovação na região.
O ALTEC é realizado a cada dois anos e reúne pesquisadores, especialistas e profissionais de diversas áreas para debater as últimas tendências e práticas em gestão da inovação tecnológica. O congresso promove a troca de conhecimentos e experiências entre os principais atores do ecossistema ibero-americano de ciência e tecnologia, estimulando a cooperação regional e a formulação de políticas e projetos conjuntos.
Com edições anteriores realizadas em países como Argentina, Brasil, México, Portugal, Espanha e o próprio Chile, o congresso consolidou-se como espaço de excelência para a disseminação de pesquisas, iniciativas e modelos de gestão inovadora aplicados à realidade latino-iberoamericana.