Sindserrarias debate estratégias para fortalecer competitividade da indústria madeireira
O Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias, Tanoarias, Madeiras Compensadas e Laminadas no Estado do Ceará (Sindserrarias) reuniu associados na última quinta-feira (25), no NEXI da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), para discutir caminhos estratégicos que fortaleçam a competitividade da indústria madeireira.
O presidente do Sindserrarias, Absalão Miranda, destacou o papel da participação ativa dos associados no desenvolvimento de soluções conjuntas. “A união dos empresários é essencial para enfrentarmos os desafios do setor. É desse diálogo que surgem ideias capazes de aumentar nossa competitividade e consolidar a presença no mercado”, afirmou.
Um dos pontos centrais do encontro foi a apresentação da gerente de Inovação e Pesquisa do IEL Ceará, Margaret Lins, que compartilhou uma proposta voltada ao fortalecimento da imagem e à valorização do setor madeireiro. Segundo ela, “a iniciativa busca ampliar a visibilidade do segmento, reforçando sua relevância econômica e social”.
Na ocasião, os participantes também discutiram questões práticas, como a precificação das mercadorias e os impactos do alto custo do frete, fator que tem desafiado a sustentabilidade financeira das empresas. O espaço também serviu para que associados apresentassem demandas locais, sugestões e propostas para o setor.