O avanço do SENAI Ceará na WorldSkills: delegação representa o estado na etapa nacional da competição
A delegação do SENAI Ceará que compete na etapa final da WorldSkills Brasil 2025 chegou a Brasília (DF) preparada para fazer história. Ao todo, são 9 competidores em 7 ocupações profissionais diferentes, disputando com outros representantes de todo o país. Os melhores serão selecionados para representar o Brasil na disputa mundial, em Xangai (China), em 2026.
Até amanhã, sábado (27/09), os jovens estudantes vão competir, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, durante o evento que é aberto ao público, com acesso gratuito. Os turnos competitivos são intensos, com espaços de concentração extrema. A cerimônia de premiação acontece no domingo (28), com a escolha dos campeões.
“Nete ano de 2025, o Ceará se tornou a maior delegação do Nordeste, em número de participantes da WorldSkills. Estamos em todas as escolas do SENAI Ceará, com 16 ocupações, competindo de igual para igual com os melhores do país. Somos a 7ª maior delegação do Brasil, com um time que amadurece a cada ciclo, do ponto de vista técnico, intelectual, de trabalho em equipe. E isso é fruto de um trabalho gigantesco que envolve competidores, treinadores, coordenadores pedagógicos, professores, gerentes, área de suprimentos, compras, marketing e comunicação”, comenta Marcos Paulo Amaral, Delegado Técnico do Ceará.
A rotina dos competidores inclui meses de treino pesado, em que são feitas simulações dos ambientes reais da prova. Muitos dedicam horas diárias de preparação, conciliando os estudos, a prática e o alicerce psicológico para encarar a pressão da disputa. Por isso, eles contam com uma equipe técnica bastante robusta que inclui, além dos treinadores, os avaliadores, psicólogos e uma estrutura de promoção da saúde, em parceria com o SESI Ceará.
“Isso tudo nos dá conforto. A gente tem atendimento psicológico, desde o início, nos preparando. Na parte técnica, temos os professores que conseguem elaborar o trabalho com a gente. Estamos andando de mãos dadas. Então, sem toda essa estrutura, não existiríamos como competidores”, comenta Virlene de Souza Oliveira, que compete na competência #31 Tecnologia da Moda.
A herança da excelência
Chegar até esta etapa da competição é fruto de uma trajetória ascendente que o Ceará tem feito ao longo dos anos. Marcos Paulo afirma que este é o melhor momento da equipe da WorldSkills no Ceará. Para reforçar ainda mais o peso de excelência da delegação, ele elenca alguns exemplos de ex-competidores e medalhistas que, atualmente, estão à frente da preparação dos jovens cearenses.
“A gente tem trazido para esse time justamente pessoas acima da média: ex-competidores, ex-treinadores e pessoas que conhecem bem a equipe e podem contribuir. Temos nosso Delegado adjunto, Anderson Montes, que foi medalhista em 2012; o chefe de equipe, Alexandre Benício, que esteve entre os melhores do Brasil; entre muitos outros”, comenta.
O Time Ceará da WorldSkills 2025 já participou de outras etapas da competição, este ano, incluindo as presenciais, em outros estados, e as online. Desta vez, em Brasília, participa, os seguintes competidores, divididos por ocupações:
#08 Desenvolvimento de Aplicativos
Gabriel Braga Sampaio de Lima (SENAI Centro)
#12 Aplicação de Revestimentos Cerâmicos
Gabriel Andrade da Silva (SENAI Centro)
#19 Controle Industrial
Iasmin de Lima Correa (SENAI Maracanaú)
#31 Tecnologia da Moda
Maria Gabrielle Vasconcelos Monteiro (SENAI Parangaba)
Vilene de Souza Oliveira (SENAI Parangaba)
#50 Arte Digital 3D para Jogos
Maria Clara dos Santos Gois (SENAI Centro)
#54 Segurança Cibernética
Felipe Vasconcelos de Menezes (SENAI Centro)
José Matheus de Oliveira Menezes (SENAI Centro)
#58 Construção Digital BIM
Karoline Costa Lima (SENAI Centro)
Sobre a etapa final da WorldSkills Brasil
A fase nacional da WorldSkills Brasil está na reta final. Em Brasília, jovens de 17 a 23 anos competem em 16 ocupações: Robótica Móvel Autônoma; Tecnologia da Moda; Desenvolvimento de Aplicativos Móveis; Sistemas de Refrigeração; Revestimentos Cerâmicos; Eletrônica; Controle Industrial; Tecnologia em Design Gráfico; Arte Digital 3D para Jogos; Segurança Cibernética; Tecnologia da Água; Manufatura Aditiva; Construção Digital – BIM; Tecnologia em Design Industrial; Tecnologia Optoeletrônica; Integração de Sistemas Robóticos. Os competidores estão representando 19 estados brasileiros.
Ao todo, 374 jovens participam da competição, em 46 ocupações. Os premiados vão integrar a delegação brasileira que disputará a etapa mundial, na China. Atualmente, a WorldSkills reúne 89 países, e o Brasil está entre os três primeiros no ranking mundial há quatro edições consecutivas. Além disso, o Brasil aumenta o número de competidores e melhora a colocação no quadro de medalhas a cada edição. Em 20 participações, o país já conquistou 130 medalhas, consolidando-se como uma referência global em educação profissional de qualidade.