SENAI Ceará participa de missão técnica em Pernambuco voltada ao Polo Automotivo
Com o objetivo de conhecer práticas de qualificação profissional no setor automotivo, Felipe Frutuoso, especialista em Mobilidade do SENAI Ceará, participou de uma missão técnica em Pernambuco entre os dias 22 e 24 de setembro. A ação, que também contou com técnicos da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), faz parte de um conjunto de iniciativas voltadas ao desenvolvimento do Polo Automotivo do Ceará.
Durante a missão, a equipe visitou o Porto Digital, em Recife, para conhecer iniciativas relacionadas à planta automotiva da Stellantis no estado. O grupo também esteve no SENAI Santo Amaro, onde acompanhou a experiência de formação de mão de obra para atender às demandas da indústria automotiva.
A programação incluiu ainda uma visita ao SENAI Goiana, município que abriga a planta da Stellantis há dez anos. Segundo Felipe Frutuoso, o modelo pode inspirar a atuação no Ceará. “No Pernambuco, o SENAI construiu uma unidade próxima à Stellantis para oferecer treinamento à fabricante e aos fornecedores. No Ceará, a unidade SESI SENAI de Horizonte poderá desempenhar papel semelhante”, afirma.
Frutuoso, que representou o Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda, destacou que a missão foi “uma oportunidade de troca de experiências com os colegas pernambucanos do Sistema”.
Polo Automotivo do Ceará
Com investimento inicial de R$ 400 milhões, o Polo Automotivo do Ceará terá como empresa parceira a Planta Automotiva do Ceará (PACE), da Comexport, maior empresa de comércio exterior e supply chain do Brasil.
O empreendimento deve gerar até 9 mil empregos e será a primeira planta multimarcas do setor no Brasil, modelo já praticado em países como México, Uruguai, África do Sul, Tailândia e Holanda. Neste mês de setembro, a General Motors (GM) anunciou a primeira parceria com a PACE. O Chevrolet Spark EUV será o primeiro veículo produzido no Ceará.