FIEC recebe dirigentes da FIRJAN em encontro estratégico no Observatório da Indústria
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu, na tarde desta segunda-feira (22/09), uma comitiva de dirigentes da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), em encontro realizado no Observatório da Indústria Ceará. A reunião teve como foco a integração entre as duas entidades e a apresentação de iniciativas estratégicas voltadas para o setor produtivo.
O presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, destacou a relevância da aproximação institucional. "Momentos como este reforçam a importância de estarmos unidos, trocando experiências e identificando caminhos para colaborar mutuamente. A integração entre as federações é fundamental para fortalecer a indústria brasileira e ampliar as oportunidades para nossos empresários", disse.
O Observatório da Indústria Ceará foi apresentado aos dirigentes da FIRJAN como uma das mais avançadas plataformas de inteligência estratégica voltadas ao fortalecimento do setor produtivo. Ricardo Cavalcante ressaltou a relevância do espaço como instrumento de suporte à tomada de decisões, oferecendo dados econômicos, estudos setoriais, mapeamentos e indicadores estratégicos para empresas e gestores.
"Trabalhamos com Inteligência Artificial e dados de todo o país para apoiar o desenvolvimento empresarial. Colocamos esta estrutura à disposição da FIRJAN e de todas as federações, porque acreditamos que a inovação e a troca de informações qualificadas são essenciais para impulsionar a competitividade da indústria", destacou.
Cavalcante apresentou ainda números e avanços alcançados pelo Sistema FIEC na área de automação e no desempenho do comércio exterior, tanto em nível estadual quanto nacional. Destacou também que 87% dos colaboradores já foram beneficiados pela Transformação Digital, idealizada pelo próprio presidente Ricardo, com 30% deles liderando e executando projetos estratégicos. Entre os cases de sucesso citados, estão grandes empresas do Ceará, como a M. Dias Branco.
O Vice-Presidente do Moda Rio, Ulisses Peres Betbeder, destacou a relevância do Observatório da Indústria Ceará como referência nacional em inteligência estratégica. “A FIEC é exemplo de inovação aplicada à indústria. O Observatório se destaca como uma ferramenta de inteligência competitiva, reunindo dados e análises que reduzem riscos, orientam decisões e abrem novas oportunidades para o setor produtivo. Um trabalho de vanguarda que merece reconhecimento”, reverenciou.
Programa Moda Avante
Um dos principais projetos apresentados foi o Programa Moda Avante, desenvolvido em parceria pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Sindroupas, SindConfecções e Sebrae Ceará. A iniciativa busca impulsionar a inovação, a sustentabilidade e a competitividade do setor têxtil e de confecção.
Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Confecções e Vestuário do Estado do Ceará (Sindroupas), Paulo Rabelo, o foco tem sido acompanhar grupos específicos, garantindo resultados concretos antes de ampliar o alcance da iniciativa. "Como sindicato, optamos por fazer muito para poucos, acompanhando de perto cada empresa. Quando essas transformações acontecem, elas se multiplicam e criam um movimento coletivo de inovação. A ideia é começar com grupos menores e, em pouco tempo, ampliar o alcance para dezenas de negócios", explicou.
Na ocasião, Paulo citou o exemplo do Cinturão do Jeans, formado pelas cidades de Barreira, Ocara, Acarape e Aracoiaba, que foram escolhidas para participar da iniciativa em razão da forte participação na cadeia produtiva de moda local.
O presidente do Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem em Geral no Estado do Ceará (Sinditêxtil), Leandro Pereira, reforçou o intuito de contribuição mútua para o crescimento comercial. "Tenho certeza de que podemos contribuir com a FIRJAN, assim como aprenderemos muito com a experiência de vocês, já que o Rio de Janeiro é uma referência no setor de confecção. Coloco o Sinditêxtil à disposição para colaborar no que for necessário, fortalecendo ainda mais essa parceria entre nossas federações", disse.
Após a apresentação, Addison Freitas Meneses, presidente do Sindcon e representante da FIRJAN, ressaltou a sintonia das ideias apresentadas com os desafios enfrentados pelo setor. “A proposta é extremamente relevante e vai ao encontro das necessidades dos nossos sindicatos. A questão da reciclagem é crucial, assim como as iniciativas de melhoria voltadas às nossas empresas, que representam um passo importante para fortalecer toda a cadeia produtiva”.
Addison relatou o impacto positivo da experiência no Ceará ao conhecer de perto as iniciativas apresentadas. “Fiquei profundamente impressionado com o trabalho desenvolvido pela FIEC no Observatório da Indústria, especialmente pela modernização e pela qualidade da assessoria da equipe em soluções tecnológicas, que demonstram um olhar inovador e estratégico para o futuro da indústria”, destacou.
Participações
Também participaram da reunião o gerente do Observatório da Indústria Ceará e economista-chefe da FIEC, Guilherme Muchale; a superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) e líder da Transformação Digital da FIEC, Dana Nunes; o especialista em inovação do IEL Ceará, Fábio Braga; Moésio Bastos, head do Hub de Inovação do IEL Ceará; o gerente da unidade SENAI Parangaba, Enzo Rissi; a gerente de Desenvolvimento Regional e Municipal da Adece, Darcyla de Freitas Lima; e o diretor do Sindroupas, Paulo Aragão, entre outros.
Da comitiva da FIRJAN, estiveram também presentes Adão Patrício Gomes (Sincronerj), Aidei dos Santos Lisboa (Sindicalçados), Isadora Landau Remy (Sinditêxtil), Gustavo Marques Moraes (Sindvest), Luiz Carlos Damião Soares (Sindvest Norte), Roberto Leverone (Firjan Caxias) e Rosangela Mathias da Silveira Pinto (Sindconf).