SENAI Ceará é um dos finalistas em prêmio do Ministério da Educação sobre economia verde
Boa notícia para o SENAI Ceará que agora está entre os três finalistas do concurso de “Educação Profissional para a Economia Verde”, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), em parceria com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e o Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha.
O projeto finalista é intitulado “Gente de Casa: Qualificação profissional para a Economia Verde em Icó-CE”, que tem foco na capacitação profissional para a transição à economia verde, focada em energias renováveis, especificamente no setor de energia solar. Por meio da parceria entre o SENAI Ceará e a Qair Brasil, o projeto ofereceu cursos de Eletricista Instalador Residencial e Montador de Sistemas Fotovoltaicos para 60 alunos de comunidades ao redor do Parque Solar Fotovoltaico Bom Jardim, em Icó, no interior do estado.
“Esse projeto com a Qair Brasil foi construído a várias mãos, para que pudesse ser assertivo, do ponto de vista de desenvolvimento regional para o município de Icó, bem como atender às necessidades do parque solar que está em fase de implantação. Os resultados exitosos verificados reforçam a missão do SENAI Ceará em transformar vidas através da educação, bem como contribuir com o desenvolvimento regional do estado”, comenta o Gerente do SENAI Cariri, Maurício Barreira.
“Estamos orgulhosos desse resultado! Esse projeto é um exemplo concreto de como a transição energética traz oportunidades para as comunidades. Esse edital reconhece a importância do trabalho do SENAI Ceará, em conjunto com empresas como a Qair, que valorizam o desenvolvimento socioeconômico para trazer oportunidades para nossos alunos. Agradeço à GIZ e ao MEC, por divulgarem os nossos projetos no âmbito nacional, e ao nosso Diretor Regional, Paulo André Holanda, que tanto nos impulsiona a pensar em soluções inovadoras e que tragam oportunidades para os nossos estudantes”, disse a Assessora Técnica para Transição Energética do SENAI Ceará, Isabela Maciel.
O Diretor de Operações da Qair, Gustavo Silva, afirma que os investimentos no presente têm efeito direto no futuro das comunidades atendidas na região de execução do projeto. “Acreditamos que a transição energética só é possível quando caminhamos juntos com as comunidades. Esse projeto mostra que investir em capacitação local significa não apenas gerar emprego imediato, mas também criar condições para que o desenvolvimento seja duradouro, inclusivo e sustentável. Para a Qair, é motivo de orgulho ver pessoas preparadas para atuar em um setor estratégico como o de energias renováveis e, ao mesmo tempo, contribuir para transformar a realidade social e econômica do interior do Ceará”.
Com uma capacidade instalada de 189 MW, o parque solar gerou 1.949 empregos diretos, sendo 45% ocupados por trabalhadores locais. Entre os 49 formados nos cursos ofertados pela parceria, 34 alunos já atuam no projeto, com 19 contratados na montagem de placas solares e 7 como auxiliares de eletricista. Destaca-se também a inclusão de 4 mulheres, com 2 delas integrando uma equipe exclusivamente feminina de pré-montagem.
O concurso “Educação Profissional para a Economia Verde” é um edital para premiar instituições de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) que desenvolvem projetos educacionais focados na transição para a economia verde, em parceria com empresas públicas ou privadas. O objetivo é premiar iniciativas inovadoras que fortaleçam a formação profissional com competências voltadas a esta pauta.
O modelo educacional do projeto finalista do SENAI Ceará + Qair Brasil combina qualificação técnica, aprendizado prático e empregabilidade imediata, com mais de 50% dos formandos absorvidos pela Qair Brasil. O projeto também teve impacto social, econômico e ambiental, contribuindo para a transição energética, promovendo mobilidade social e fortalecendo a economia local, ao mesmo tempo que apoia a implantação de um parque solar de grande porte.
O resultado com o grande vencedor do prêmio será anunciado em outubro. O primeiro colocado será contemplado com uma viagem técnica totalmente custeada pelos recursos do edital, levando os dois representantes da instituição de EPT a participar de um evento na área de sustentabilidade ambiental, realizado em qualquer país da América Latina, durante o primeiro semestre de 2026.
O segundo e o terceiro colocados serão premiados com uma viagem nacional para 2 (dois) representantes da instituição de EPT (professores e responsáveis por unidade de ensino), para curso ou evento relacionado à EPT para a sustentabilidade ambiental, no ano de 2026.