Sindroupas discute demandas de empresários da moda de Aracoiaba em ação do Programa Moda Avante
O Sindicato da Indústria de Confecção de Roupas de Homem e Vestuário (Sindroupas), por meio do programa Moda Avante, em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) e com a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), realizou, nesta terça-feira (16/09), mais uma reunião com empresários do setor de confecção para ouvir demandas e construir soluções com a meta de fortalecer o polo produtivo local.
Durante o encontro, no município de Aracoiaba, foram debatidas questões como a necessidade de incentivos fiscais e estruturais para aproximar o Ceará de benefícios já existentes em estados vizinhos, como o Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial (PROEDI) do Rio Grande do Norte.
Os empresários também pontuaram a demanda por qualificação de mão de obra para o setor, destacando a carência de programas contínuos de capacitação em costura, mecânica e gestão, em articulação com o SENAI Ceará e o IEL Ceará.
Outros temas abordados foram a importância de implantar condomínios de confecção e galpões adequados para formalizar e organizar oficinas, assim como de fortalecer o diálogo com bancos, para viabilizar a modernização e ampliação de empresas do setor.
Moda Avante
O Programa Moda Avante é uma iniciativa conjunta do IEL Ceará, Sindroupas, Sindicato das Indústrias de Confecção de Roupas no Ceará (Sindconfecções), Sebrae-CE e Adece com o objetivo de impulsionar a moda cearense por meio da inovação e da sustentabilidade. A ação visa preparar empresas do setor para um mercado mais competitivo, promovendo qualificação, troca de experiências e desenvolvimento de soluções estratégicas.
Desde o lançamento, em 2024, até agora, o projeto já atuou junto a empresários das cidades de Barreira, Ocara, Acarape e Aracoiaba — o chamado Cinturão do Jeans.
Segundo Paulo Rabelo, Presidente do Sindroupas, os sindicatos selecionaram municípios com forte participação na cadeia produtiva de moda local para participar da iniciativa. O próximo passo deve ser a elaboração de projetos de desenvolvimento específicos para cada empresa e cada polo.
“O Programa Moda Avante está entrando nos municípios tendo como base as oficinas de costura, para depois desenvolver o município e o Cinturão do Jeans. Tanto as oficinas e as empresas terão projetos individuais de gestão da inovação, quanto os municípios terão projetos voltados para o setor de moda, orquestrados junto com a FIEC, a Adece e o Sindroupas. Nosso objetivo é levar inovação, aumentar a produtividade do setor, melhorar a qualidade das oficinas de costura e resolver a questão da mão de obra, com treinamentos, acesso a crédito e contato com grandes players. É um projeto muito robusto que já está em andamento”, afirma Rabelo.