telefone(85) 4009.6300

FIEC apresenta dados econômicos e ações da indústria cearense a representantes do LIDE Mulher

10/09/2025 - 16h09

Nesta quarta-feira (10/09), a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu a visita de representantes do LIDE Mulher, segmento do  Grupo de Líderes Empresariais de Pernambuco (LIDE Pernambuco) voltado ao fortalecimento da liderança feminina. A comitiva participou de um almoço com o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, e conheceu a estrutura e os serviços do Observatório da Indústria Ceará, núcleo de inteligência responsável por estudos estratégicos para o setor produtivo. Na ocasião, Cavalcante apresentou um panorama da economia do Ceará, trazendo indicadores sobre o desempenho econômico estadual, e também sobre os avanços da Federação em áreas como transformação digital, energias renováveis, inteligência artificial e qualificação profissional.

A programação institucional realizada na Casa da Indústria contou com a presença da presidente do LIDE Mulher, Roberta Borges Laurindo, que liderou a comitiva formada por 34 empresárias e executivas de diversos segmentos. A visita teve o intuito de reforçar o compromisso da entidade em estreitar relações com o setor industrial e promover o protagonismo feminino no ambiente empresarial. Também participaram da agenda a superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, a Líder do Grupo Mulheres do Brasil em Fortaleza, Anette Reeves de Castro, e o gerente do Observatório da Indústria Ceará, Guilherme Muchale.

Na recepção ao grupo pernambucano para o almoço e a visita ao Observatório da Indústria Ceará, Ricardo Cavalcante enfatizou o protagonismo feminino no setor produtivo cearense. Em sua fala, ressaltou tanto o papel estratégico do Observatório para o desenvolvimento nacional quanto o compromisso da entidade com a equidade de gênero dentro da própria instituição. "É com alegria que recebo todas vocês. Na FIEC, temos a satisfação de apresentá-las às nossas ações no Observatório da Indústria Ceará e de mostrar como nossa equipe tem contribuído também em nível nacional. A Federação se assemelha a esta sala: 52% de nossos colaboradores são mulheres, número que se repete nos cargos de chefia. Somos um reflexo de vocês. Aqui são as mulheres que verdadeiramente conduzem", afirmou.

Em nome da comitiva, a presidente do LIDE Mulher Pernambuco, Roberta Borges Laurindo, agradeceu a acolhida e ressaltou a relevância da programação para a aproximação entre os dois estados. “Gostaria de agradecer, Ricardo, a imensa oportunidade de receber este grupo. Somos 34 empresárias e executivas que fazem a diferença em Pernambuco. Somos mulheres líderes que fundaram seus negócios, sócias de empresas ou integrantes de conselhos de instituições, representando nosso estado e fortalecendo os laços com o Ceará, que tanto admiramos por seus resultados e pela qualidade de seu empresariado. É uma honra. Muito obrigada".

Durante a apresentação sobre os dados econômicos cearenses, Ricardo Cavalcante destacou o crescimento robusto do setor industrial cearense. Entre 2018 e 2024, o emprego formal na indústria cresceu 24,5%, totalizando 369,5 mil vagas em 2024 — o maior patamar da última década. Já o número de empresas industriais aumentou 37,6%, alcançando 18.595 estabelecimentos formais no mesmo ano. O PIB da indústria cearense cresceu 22% entre 2018 e 2025, superando o PIB estadual, de 19,7%.

O presidente detalhou ainda os resultados da Transformação Digital do Sistema FIEC, que já conta com 27 Robôs de Automação de Processos (RPAs) em operação, atingindo 65% de automação em fluxos internos. O processo inclui também o uso de inteligência artificial para otimização de fluxos, análises estratégicas e automação comercial. Desde o início da iniciativa, foram concluídos 68 projetos, com mais de R$ 22 milhões em investimentos, além de outros 30 em execução, que somam mais R$ 11 milhões.

Outros avanços ressaltados foram a Certificação ESG-FIEC, que já contemplou 30 empresas; o Programa de Educação Executiva Internacional, com imersões em centros de inovação; e a ampliação das ações educacionais. O SESI atende mais de 32 mil alunos em 14 municípios, enquanto o SENAI formou 363 mil estudantes nos últimos cinco anos, contando hoje com 330 laboratórios ativos. Também foi destacada a parceria entre SENAI Ceará e ITA para a criação de um Instituto de Ciência e Tecnologia dedicado à Engenharia de Energia e Sistemas.

A líder da comitiva do LIDE Mulher destacou a relevância das informações apresentadas pelo presidente Ricardo Cavalcante e afirmou que a visita proporcionou aprendizados significativos para o grupo. "Foi um evento notável, que evidencia a modernidade da indústria e da FIEC, ao utilizarem inteligência artificial para gerar informações estratégicas aos empresários. Saímos da Casa da Indústria com insights valiosos e com grande satisfação pelo que foi compartilhado, pois é verdadeiramente inspirador".

Para a empresária Maria Carolina Valente, a agenda da LIDE Mulher no Ceará trouxe aprendizados valiosos, principalmente ao falar de temas indispensáveis para o futuro do setor industrial, como os investimentos em inovação, inteligência artificial e energia limpa.

“Eu achei incrível, nem imaginava que havia tanta coisa. É realmente impressionante o que a FIEC tem feito em diversas frentes. O Ricardo Cavalcante é uma pessoa visionária, com a capacidade de enxergar além do que muitos conseguem. Ele nos mostra a realidade do Brasil, que é desafiadora, mas, ao mesmo tempo, aponta para um futuro brilhante a ser construído aqui no Nordeste, especialmente”, afirmou.

Sobre o LIDE

O LIDE Pernambuco é um dos braços do Grupo de Líderes Empresariais (LIDE), organização fundada em 2011 no Recife e vinculada ao LIDE Global, criado em São Paulo em 2003. Reúne líderes empresariais, gestores públicos e executivos de destaque, congregando mais de 300 lideranças filiadas em 135 organizações. Atualmente, é a segunda maior unidade do sistema no mundo, atuando como ecossistema de negócios e representação empresarial multissetorial.

Entre as verticais que compõem o LIDE Pernambuco está o LIDE Mulher, segmento criado em São Paulo em 2006 e instalado no Recife em 2015. A iniciativa reúne hoje 70 lideranças femininas seniores, com atuação em diferentes áreas da economia, e é presidida pela economista Roberta Borges Laurindo, tendo Erika Rocha como presidente do Conselho de Gestão. O LIDE Mulher se destaca pela promoção de atividades voltadas ao fortalecimento da presença feminina em ambientes de liderança, oferecendo oportunidades de relacionamento, geração de negócios e desenvolvimento profissional.

Integraram a comitiva de Pernambuco na FIEC: Ana Paula Tavares de Oliveira (Medical), Camila Oliveira de Patribú Queiroz (Cavalcanti Advocacia), Carla Maria Vieira da Cunha da Fonte (DA/DPA Comunicação), Daniela de Moura Simões Tavares de Melo (Solute), Danielle Pinto de Carvalho Alvim (Tupan Home Center), Denise Pinto de Carvalho Nunes (Tupan Home Center), Elizabeth de Carvalho Nunes (Tupan Home Center), Fabiana Nunes Costa (Nunes Costa Advocacia), Flávia Carolina de Souza Reis (FLH Advogados), Gabriela de Almeida Figueiras (Queiroz Cavalcanti Advocacia), Gisela Machado Guimarães Maranhão (UBS), Guilhermina Bezerra Gomes da Silva (Masterboi), Jacqueline Simões Choairy (Kallas Mídia OOH), Jerdane Mauriz Nunes de Santana (Rodo S Transportes), Kathia Vieira Beltrão de Souza Pontes (Pontestur), Luciana Larissa de Lima Ferreira (Avil Tecidos e Aviamentos), Manuela Coutinho Domingues Marinho (Marca Engenharia), Maria Carolina Bandeira Sales Valente (Colpegio Cognitivo), Maria Carolina Coelho de Melo (Clínica Carolina Coelho Dermatologia Estética), Maria Isabel Freire Pereira do Nascimento (Real Persianas), Maria Madalena Pessoa Caldas (médica especialista em reprodução assistida), Monique Leite Lima Parente Cabral (Agência Sou Leão do Norte), Raisa Bastos Bernardo Amorim (Lojas Tropical), Renata Albuquerque Lisbôa (Frango Formoso), Renata Christiane Torres Afonso Filizzola (Prisma Empreendimentos), Renata Ribeiro de Gusmão (Blackninja Comunicação), Roberta Sá Leitão Caribé (Caribé Advogados), Rosielma Jacédina Andrade Eduardo (Speedmais), Silvana de Albuquerque Queiroz (Grupo KarneKeijo) e Taciana Stanislau Afonso Bradley (Alves Mello Pimentel Advocacia).

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright