telefone(85) 4009.6300

Selo ESG-FIEC chega à 10ª edição reconhecendo empresas Nova Eólica Buriti, Mineradora Água Límpida, Love Secret Lingerie e B&Q Energia por práticas sustentáveis

10/09/2025 - 15h09

Em cerimônia realizada nesta terça-feira (09/09) na Casa da Indústria, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) promoveu a 10ª edição da entrega do Selo ESG, reconhecendo as práticas sustentáveis adotadas por mais quatro empresas cearenses: Nova Eólica Buriti, Mineradora Água Límpida, Love Secret Lingerie e B&Q Energia. Com as novas agraciadas, chega a 30 o número de indústrias chanceladas pela instituição, juntamente ao Bureau Veritas, um dos principais organismos certificadores do mundo.

O selo foi entregue pelo Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, a Guido Lemos, CEO da Nova Eólica Buriti; Camila Fragoso Aguiar, Sócia Administradora da Mineradora Água Límpida e Presidente do Sindicato das Indústrias de Águas Minerais, Cerveja e Bebidas em Geral no Estado do Ceará (Sindbebidas); Juliano Pereira, Diretor da Love Secret Lingerie; e Luis Carlos Queiroz, CEO da B&Q Energia e Presidente do Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia). O evento contou com a presença da Secretária de Meio Ambiente do Ceará, Vilma Freire;  do Vice-presidente da FIEC, André Montenegro; do Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves; do Diretor Financeiro da FIEC, Edgar Gadelha; da Gestora do Núcleo ESG da FIEC, Alcileia Farias; além de membros da Diretoria da Federação, empresários, presidentes de sindicato e gestores do Sistema FIEC.

“Estamos muito felizes em fazer mais uma entrega do Selo ESG. Iniciamos em 2022 e, em apenas três anos, já estamos com 70 empresas cadastradas no sistema, 30 certificadas e nove com o selo triplo A, ou seja, a maior classificação. Hoje, estamos vendo que a nossa indústria é preocupada com o meio ambiente, a governança e, principalmente, com o social”, afirmou Ricardo Cavalcante, parabenizando as agraciadas nesta edição.

Representante do setor de energias renováveis, a Nova Eólica Buriti atua na geração de energia eólica, contribuindo com a redução de emissões de carbono e fortalecendo o processo de transição energética em todo o país. Guido Lemos, CEO da empresa, destaca que o Selo ESG-FIEC valida o trabalho realizado não apenas na área ambiental, mas também junto à comunidade, a colaboradores e a parceiros.

“A busca pela certificação é uma forma de colocar no papel o que já vínhamos fazendo no dia a dia, divulgando essas ações internamente e externamente. Uma geradora eólica já nasce com um terço do caminho andado, e a parte social é uma obrigação da empresa. Nós usamos recursos da comunidade, então nada mais natural do que devolver isso de alguma forma. E na área de governança, procuramos ser um parceiro íntegro com nossos stakeholders e sempre olhar para dentro, para a nossa gente, com benefícios, remunerações atraentes e desenvolvimento pessoal dos colaboradores”, diz Lemos.

A sustentabilidade também é um dos compromissos da Mineradora Água Límpida, que tem iniciativas como reuso de água nos processos industriais, utilização de energia solar na produção e ações de preservação ambiental no entorno da empresa. “Nosso segmento já vem de um cuidado com a preservação, visto que nós extraímos água mineral natural. Então, o selo chega como complemento de ações que já precisamos fazer para perpetuar nossas fontes, e traz mais conhecimento e engajamento dentro da empresa em si”, ressalta Camila Aguiar.

Em fala de agradecimento na entrega do selo, Juliano Pereira, Diretor da Love Secret Lingerie, reiterou que a empresa é a primeira e única indústria de confecções cearense com a certificação, reforçando que o reconhecimento consolida a reputação positiva da empresa junto aos clientes em nível nacional e internacional. “Acreditamos que esse é um caminho sem volta e que todos precisam trabalhar para que as práticas sustentáveis se fortaleçam cada vez mais em suas organizações. O setor de confecções ainda enfrenta um nível de informalidade grande no país, então a certificação nos dá um diferencial frente a essa concorrência desleal”, afirma. 

CEO da B&Q Energia, Luis Carlos Queiroz, enalteceu a conquista da empresa, agraciada com o selo triplo A de excelência e detentora da marca de 90% dos indicadores alcançados no pilar Governança. Queiroz atribui o desempenho à cultura da indústria, voltada para pessoas, gestão e resultado. “O Selo ESG nada mais é do que a certeza de que estamos no caminho certo. Estamos muito felizes de comemorar 38 anos com essa certificação tão importante, que é uma exigência do mercado. Para nós do setor de energia, trabalhar com grandes grandes players significa necessidade de governança, cuidado social e com o meio ambiente. Agora, temos uma empresa certificadora credenciando as nossas práticas socioambientais, e o mercado está enxergando que a sustentabilidade está dentro da missão e dos valores da B&Q”.

Para a Gestora do Núcleo ESG da FIEC, Alcileia Farias, a 10ª edição da entrega do Selo ESG-FIEC representa um marco e consolida a instituição como referência nacional no debate sobre práticas sustentáveis na indústria.

“Essas 30 empresas certificadas são grande parte de um ecossistema que a Federação está construindo. Esse é o ano da COP-30 no Brasil, o ano do “Oscar da Sustentabilidade”, que acontecerá no Museu do Amanhã, entregue especialmente pelo Príncipe William a premiar empresas e projetos sustentáveis, e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará torna-se uma referência da temática, mentorando outras federações no país e prospectando uma economia de baixo carbono, um clima mais equilibrado e uma sociedade mais saudável”, destaca Alcileia.

Presenças

O evento ainda teve a participação de Vicente Aguiar, Presidente da Mineradora Água Límpida; Bruno Mota, Gerente de Governo da Superintendência do BNB; Fátima Facundo, Diretora da FIEC; Pedro Alfredo, Conselheiro Fiscal da FIEC; Edgard Junior, Presidente do Sindsorvetes; Milene Pereira, Presidente do Sindcafé; Daniel Gomes, Presidente do Sindconfecções; Isaac Bley, Presidente do Sindialimentos; Aluísio Ramalho, Presidente do Sindredes; Virgílio Araripe, Diretor de Relações Institucionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); Cláudio Targino, Vice-presidente do Sindbebidas; Paulo André Holanda, Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará; Dana Nunes, Superintendente do IEL Ceará; Sérgio Lopes, Superintendente de Relações Institucionais da FIEC; e Karina Frota, Gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEC.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright