FIEC será sede da 4ª Caravana de Inovação Portuária e fortalece articulação entre indústria, logística e setor público
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) será palco, no próximo dia 18 de setembro, da 4ª edição da Caravana de Inovação Portuária, iniciativa do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), em parceria com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e o Hub de Inovação Brasil Export. Com programação confirmada para a Casa da Indústria, em Fortaleza, o evento reforça o papel estratégico do estado na logística nacional e amplia os debates sobre o futuro da inovação nos portos públicos brasileiros.
Depois de passar por Pernambuco, Bahia e Maranhão, a Caravana chega ao Ceará com a proposta de fomentar um ecossistema de inovação aberta, que estimule soluções tecnológicas para a operação portuária, conectando sustentabilidade, conhecimento e eficiência. A edição cearense marca ainda a chegada do projeto ao Porto do Mucuripe e ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), dois dos principais ativos logísticos do estado.
Com uma agenda composta por palestras, oficinas e troca de experiências, a iniciativa busca fortalecer conexões entre o setor produtivo, gestores públicos, pesquisadores e especialistas, promovendo uma articulação nacional em torno da modernização da infraestrutura portuária.
Inovação, sustentabilidade e transformação logística no centro do debate
Inspirada nas Caravanas Federativas do Governo Federal, a Caravana de Inovação Portuária articula redes locais e nacionais de inovação a partir de práticas concretas e experiências compartilhadas. Os temas abordados estão diretamente relacionados aos pilares ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança) e aos desafios da transformação logística no Brasil.
A programação contempla debates sobre tecnologias aplicadas à operação portuária, modernização da governança, desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, além da apresentação de programas estratégicos do MPor, como o Navegue Simples e a Política de Sustentabilidade da pasta.
Ponte entre indústria e inovação portuária
Ao sediar a Caravana, a FIEC reafirma seu compromisso com o fortalecimento da cultura de inovação na indústria e na logística, em sintonia com a agenda da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e com as diretrizes federais voltadas à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).
A escolha do Ceará como próximo destino da Caravana também evidencia a importância crescente do estado no chamado Arco Norte, corredor logístico formado por portos localizados acima do paralelo 16°S, que abrange as regiões Norte e Nordeste do Brasil. Essa rota tem ganhado relevância no escoamento de grãos, frutas, aço e outros produtos, contribuindo para diversificar a matriz logística brasileira e reduzir a sobrecarga nos portos do Sul e Sudeste.
Visitas técnicas ampliam a experiência no território cearense
Além do encontro na sede da FIEC no dia 18, a programação inclui visitas técnicas ao Porto de Fortaleza, no dia 17, e ao CIPP, no dia 19. O objetivo é proporcionar aos participantes uma visão concreta dos desafios e oportunidades presentes nos ambientes portuários e industriais do estado, fomentando o intercâmbio de ideias e soluções com base na realidade local.
Serviço:
4ª Caravana de Inovação Portuária
Quando: 18 de setembro de 2025
Horário: das 08h às 12h e das 14h às 18h
Onde: Casa da Indústria, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Auditório José Flávio Costa Lima.
Endereço: Avenida Barão de Studart, 1980, Aldeota, Fortaleza - CE
Mais informações: site Caravanas de Inovação Portuária