IEL Ceará promove mais um ciclo do projeto Orientação de Carreira na Escola SESI SENAI em Maracanaú
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) iniciou, nesta segunda-feira (08/09), mais um ciclo de encontros do projeto Orientação de Carreira com os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola SESI SENAI de Maracanaú. Nesta etapa, conduzida pelas psicólogas do IEL Ceará, cerca de 30 estudantes participaram do jogo Critérios para Escolhas Profissionais, uma atividade interativa que incentiva a reflexão sobre os caminhos profissionais e o amadurecimento necessário para essa decisão. Amanhã, será a vez de outra turma e paralelamente, ao longo da semana, o projeto beneficia também os alunos das Escolas SESI SENAI do Centro, Barra do Ceará, Juazeiro do Norte e Sobral.
Neste ano, o projeto Orientação de Carreira teve início no mês de junho, antes das férias escolares, com a aplicação da Escala de Maturidade para a Escolha Profissional (EMEP). Em agosto, foi realizado um segundo encontro, onde os alunos tiveram acesso a um feedback personalizado sobre o grau de maturidade em relação à escolha profissional, valorizando a subjetividade de cada jovem e reforçando o cuidado do IEL em oferecer uma orientação customizada. A proposta não é apresentar diagnósticos, mas estimular o autoconhecimento e a reflexão para que, ao final do Ensino Médio, os alunos estejam preparados para fazer escolhas mais assertivas e conscientes em relação ao futuro profissional.
A psicóloga Jacinta Carioca explicou que o terceiro encontro do projeto busca instigar reflexões sobre escolhas e os critérios que nos levam a escolher o que escolhem. Durante a atividade, os alunos refletiram sobre diferentes dimensões que influenciam a decisão em relação à escolha da profissão, como ambiente de trabalho, retorno esperado, rotina, objetos de interesse e atividades do dia a dia. A dinâmica buscou ampliar o olhar dos adolescentes sobre as possibilidades de atuação, incentivando-os a ir além de áreas já conhecidas ou pré-definidas.
“Quando a gente fala em escolhas, precisamos lembrar que estamos sempre escolhendo, desde as pequenas decisões do dia a dia até aquelas que têm um impacto muito maior em nossas vidas. A escolha profissional talvez seja a mais importante nesse momento da adolescência, porque define não apenas o que vamos fazer, mas o que queremos ser. Por isso, o jogo que aplicamos hoje ajuda os jovens a refletirem de forma objetiva quais são os critérios que usamos para escolher”, explicou.
Para a aluna Maria Eduarda Nascimento, 15 anos, o projeto tem sido de grande valia para ela e toda a turma. “Não é toda escola que oferece isso aos alunos e só de a gente poder parar para pensar sobre isso agora é fundamental para o nosso futuro. Esse projeto faz a gente pensar mais sobre nós mesmos. Às vezes a gente não se dá conta do que realmente gosta ou do que combina com a nossa forma de ser. As atividades e o feedback nos ajudam a ter mais autoconhecimento e isso é essencial para escolher uma profissão, porque não é só sobre trabalho, é sobre vida”, afirmou.
O estudante Gabriel Lima, também de 15 anos, relata que o projeto tem sido essencial para ampliar a visão sobre o mundo das profissões. “O projeto me dá mais segurança para pensar no meu futuro, porque mostra que a escolha da profissão não precisa ser algo feito de qualquer jeito. A gente passa a entender melhor as possibilidades e enxerga que existem muitos caminhos dentro do mundo do trabalho. Isso faz a gente se sentir mais preparado para decidir lá na frente”, opinou.
A coordenadora do projeto, psicóloga Alina Sales, destacou que o Orientação de Carreira trabalha, em geral, dois aspectos fundamentais: o autoconhecimento e o conhecimento da realidade profissional. O objetivo principal é facilitar a escolha profissional por meio do desenvolvimento de conhecimentos e atitudes que promovam a maturidade necessária à tomada de decisão. A ideia é que, ao final do Ensino Médio, os alunos tenham condições de fazer uma escolha mais assertiva, consciente e alinhada com os seus próprios valores e com quem eles realmente são.
“No projeto, sempre reforçamos que essa é uma construção de dentro para fora — primeiro entendemos quem somos para, depois, escolher o que queremos ser profissionalmente. Por isso, o projeto é construído ao longo de um processo que ajuda cada estudante a desenvolver a maturidade necessária para tomar decisões importantes no futuro”, ressalta.
O projeto prossegue até o mês de outubro com mais um encontro e o Congresso de Orientação de Carreira, que demarca a conclusão da iniciativa nas escolas participantes do projeto. O evento conta com uma programação diversificada, com palestras e exposições sobre habilidades comportamentais, empregabilidade, mercado de trabalho, além de rodas de conversas com histórias inspiradoras de trajetórias de carreira e de projetos de vida.
Saiba mais
Criado em 2021, o projeto Orientação de Carreira foi desenvolvido por especialistas do IEL Ceará e é pioneiro no país. A iniciativa começou a ser realizada na escola da Parangaba e ano a ano foi se expandindo, beneficiando mais alunos. Em 2023, o projeto passou a contemplar as escolas do interior, Sobral e Juazeiro do Norte, e em 2024, a unidade da Barra do Ceará, impactando 355 jovens, no total. Neste ano de 2025, a nova escola de Maracanaú também passou a ser contemplada com duas turmas.
O sucesso da iniciativa é tamanho que ela foi nacionalizada, servindo de base para a criação do programa nacional Vida e Carreira, atualmente em execução em diversas capitais brasileiras, via IEL Nacional em parceria com o Departamento Nacional do SESI, com a mentoria do IEL Ceará. No primeiro semestre, a Escola SESI SENAI da Parangaba recebeu o projeto-piloto e no segundo semestre a escola de Maracanaú também passou a integrar o projeto nacional. O Vida e Carreira integra a estratégia do IEL Nacional de fortalecer a conexão entre educação e indústria, promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos da Rede SESI.