Alunos do SESI Ceará são campeões brasileiros da Olimpíada Mundial de Robótica e vão para Singapura
Uma vitória para comemorar com muito orgulho: os alunos do SESI Ceará conquistaram o primeiro lugar em duas categorias da Olimpíada Mundial de Robótica, a World Robot Olympiad (WRO), e estão com vaga garantida na final internacional, em Singapura. A competição, realizada no último dia 30/08, reuniu mais de 120 equipes de todo o país, em Santa Catarina.
Como antecipamos, as equipes partiram de Fortaleza para Jaraguá do Sul, para participarem da etapa nacional da WRO, em duas subcategorias: Elementary e Senior, que fazem parte da categoria Future Innovators (veja mais abaixo). Os projetos dos estudantes do Ceará ganharam destaque, sendo escolhidos para representar o Brasil na Ásia, de 26 a 28 de novembro.
Para o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, “a dedicação, o talento e o espírito inovador das nossas equipes de alunos e professores são inspirações para todos nós e mostram, de forma concreta, a força da juventude cearense, quando recebe as ferramentas certas para crescer. Ao alcançarem este resultado, alunos e docentes elevam o nome do SESI Ceará e da indústria cearense a um patamar de destaque nacional”.
O Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, manifestou satisfação em ver a conquista das equipes, apoiadas pela rede de docentes.
“Quero externar a minha felicidade e minha gratidão à nossa Gerente de Educação do SESI, Ana Paula Pinho, e ao Diretor Paulo Botafogo, e, em seu nome, parabenizar os nossos alunos e professores vencedores que garantiram nossa participação, pela primeira vez, na competição mundial, em Singapura. Isso é o reflexo da gestão do nosso Presidente, Ricardo Cavalcante, e sua Diretoria, numa pauta importantíssima que é a educação, pois há investimentos, apoio e patrocínio diretos da gestão”, disse.
A equipe All Might Kids, da subcategoria Elementary, formada pelos estudantes Samuel Dutra (6º anos), Miguel Mota (6º ano) e Thales de Sousa (5º ano), da Escola SESI SENAI Parangaba, apresentou um robô desenvolvido para apoiar a vida no espaço, explorando soluções tecnológicas que poderiam ser aplicadas em ambientes espaciais, reforçando a criatividade e a aplicação prática da robótica.
Já a equipe All Might, da subcategoria Senior, formada pelos estudantes do Ensino Médio: Ana Larissa Abreu (Centro), Niord Pereira e João Antônio de Macedo (Parangaba), apresentou uma inovação voltada para Inteligência Artificial aplicada à robótica, com foco em robôs que auxiliam crianças com dificuldade na oralidade, mostrando como a tecnologia pode contribuir para comunicação, aprendizado e desenvolvimento de habilidades de forma inovadora.
A excelência dos competidores
“A emoção de ver nossos alunos brilharem é imensurável. Todos participaram com muita competência, dedicação e espírito de equipe. A conquista do título de campeões coroou a trajetória da equipe All Might que, ano a ano, se aperfeiçoa e amadurece. Esse caminho vitorioso conta com o apoio e a confiança dos nossos incentivadores, o Presidente da FIEC, Dr. Ricardo Cavalcante, e nosso Superintendente, Dr. Paulo André Holanda”, comentou Ana Paula Pinho, Gerente da Unidade de Educação e Cultura do SESI Ceará (Unec) e Técnica da Equipe All Might
A All Might conta com o patrocínio oficial da ArcelorMittal Pecém e tem avançado, cada vez mais, em competições de robótica educacional.
O Diretor Escolar Paulo Botafogo afirma que as equipes cearenses demonstraram seus diferenciais desde o início da competição: “O grande diferencial das duas equipes do SESI Ceará foi a qualidade técnica dos estudantes, a propriedade com que eles defenderam seus projetos, seus robôs. A pesquisa foi muito rebuscada. Eles procuraram a Universidade Federal do Ceará, o Instituto Federal de Educação do Ceará, astrofísicos da Universidade Federal de Minas Gerais e profissionais da NASA (a agência de Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos da América)”, disse.
Saiba mais sobre a Olimpíada
A WRO é uma competição realizada pela Space Faculty, uma empresa asiática de criação de oportunidades de experimentação, aprendizado e liderança por meio do espaço, desenvolvendo pessoas e tecnologias em vários setores. Para isso, trabalha com empresas e indivíduos, baseada na metodologia STEM (ciências, tecnologias, engenharia e matemática) e “Deep Tech” (empresa baseada em avanços científicos e inovações tecnológicas com alto potencial de impacto) adaptadas para jovens estudantes, jovens e profissionais.
A competição mundial tem o objetivo de estimular o interesse de crianças e adolescentes, de 8 a 19 anos de idade, pelas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Tudo isso, para desenvolver a criatividade e as habilidades na resolução de problemas, de uma maneira divertida e envolvente através de competições de robótica. Os torneios WRO são organizados desde 2004 e, hoje, estão em mais de 100 países, ao redor do mundo.
O tema deste ano é “O Futuro dos Robôs” e abre uma reflexão que vai desde a transformação que os robôs causam nas cidades, passando por robôs impulsionando a expansão da vida pelo universo, até robôs com inteligência artificial aprimorando aspectos do nosso cotidiano.
As duas categorias da WRO são: Robo Mission e Future Innovators.
Robo Mission – As equipes constroem robôs autônomos capazes de executar tarefas em arenas com obstáculos e desafios temáticos.
Future Innovators – Semelhante a uma feira de ciências, essa categoria valoriza projetos autorais com aplicação prática de robótica e tecnologia.
As competições são subdivididas por faixas etárias: Elementary (8 a 12 anos), Júnior (11 a 15 anos) e Senior (14 a 19 anos).