Seminários SIMEC e SSA buscam impulsionar setores eletromecânico e de autopeças no Ceará
O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico no Estado do Ceará (SIMEC) e o Sistema Sincopeças Assopeças e Assomotos (SSA) promoveram, nesta terça e quarta-feira (02 e 03/09), os "Seminários Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável da Indústria e dos Serviços no Setor Eletromecânico do Ceará". Os encontros foram realizados na cobertura da Casa da Indústria, com a abertura feita pelos presidentes do César (SIMEC) e Raniere Leitão (SSA).
A iniciativa faz parte de um ciclo de três encontros, que será concluído em 22 de outubro, também na Casa da Indústria, com o "Seminário Implementação do Polo de Autopeças no Estado do Ceará". O objetivo é impulsionar o desenvolvimento do setor metalmecânico e de autopeças no estado, identificando oportunidades de negócios, parcerias e fontes de inovação.
Segundo o presidente do SIMEC, César Barros, a proposta é preparar a indústria para a chegada de um polo automobilístico no município de Horizonte. “Pensamos em um seminário que pudesse ver as necessidades do nosso estado, no nosso parque industrial, com a implantação de um futuro pólo automobilístico”. Barros destacou que a falta de mão de obra qualificada é um dos principais desafios a serem superados. “Hoje a gente tem um grande problema que aflige a todos, que é o problema da mão de obra”, disse. Para enfrentar essa questão, o SIMEC pretende ampliar a cooperação com a FIEC, o SENAI e instituições acadêmicas.
Na segunda etapa, marcada para 22 de outubro, o foco será a criação de um polo de autopeças. “A maioria das peças são compradas e feitas fora do estado. E por que não fazer aqui no Ceará?”, questionou Barros. Ele explicou que a primeira ação será o mapeamento das necessidades do setor. “A gente vai começar a visitar as empresas de autopeças, os representantes, as distribuidoras para saber quais são as demandas que eles têm, o que é que a gente pode atender”, detalhou.
Os encontros dos dias 2 e 3/09 reuniram representantes da indústria, do setor público e de instituições de ensino e pesquisa, entre eles Fernando Castro Alves, diretor do SIMEC; Brígida Mióla, secretária executiva de Indústria da SDE Ceará; José Wally Mendonça Menezes, reitor do IFCE; Guilherme Muchale, gerente do Observatório da Indústria da FIEC; e Carlos Eduardo Salles, Business Partner da GreenYellow. Os seminários contam com o apoio institucional do Sistema FIEC, SESI, SENAI e IEL Ceará, organização da Lótus Promoções, comunicação da OCTA e patrocínio do Banco do Nordeste.