Moda Avante mapeia oportunidades e demandas da indústria da moda de Acarape
Dando continuidade às ações do programa Moda Avante, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), o Sindroupas e a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) realizaram na última quarta-feira (27/08) o workshop de mapeamento e qualificação de demanda no município de Acarape, conhecido por sua forte vocação para a confecção. O encontro reuniu empreendedores locais, oficinas de costura, lideranças associativas, representantes da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e gestores públicos, incluindo o prefeito da cidade, Edilberto Beserra. O objetivo foi identificar desafios e mapear oportunidades que possam contribuir para a criação de uma ambiência de inovação na cadeia da moda cearense.
Acarape é o quarto município a receber o workshop. Os municípios foram escolhidos por já possuírem vocações produtivas nesses segmentos. A escuta ativa do setor produtivo do interior permitirá criar um plano de ação focado em demandas de inovação transversais, beneficiando todo o coletivo empresarial cearense. A partir de tais expertises, o Moda Avante pretende realizar ações de aprimoramento desses negócios por meio de capacitações, consultorias e articulações de parcerias que aproximem os empreendedores das oportunidades de inovação e mercado, gerando novos negócios e desenvolvimento.
O especialista em inovação do IEL Ceará, Fábio Braga, explicou que o workshop permitiu mapear as principais demandas e identificar oportunidades de inovação e desenvolvimento para o segmento. De acordo com ele, os empresários da região destacaram a necessidade e a relevância de um movimento como o Moda Avante para conectar atores locais, impulsionar a competitividade e promover a qualificação empresarial. “A participação dos atores locais foi expressiva em Acarape, o que fortaleceu o diálogo entre poder público, academia e indústria. A gestão municipal reforçou o compromisso em apoiar o setor da moda como vetor estratégico de desenvolvimento econômico e esse apoio é muito valioso. Esse movimento é a base para consolidar um ecossistema de inovação na moda cearense, que valoriza os territórios e impulsiona o crescimento sustentável”, afirmou.
O assessor de gabinete da Prefeitura de Acarape, Kerres Albuquerque, destacou a relevância da iniciativa para o fortalecimento do setor no município. “É de suma importância para as fábricas e oficinas de costura que possam contar com inovação tecnológica e acesso a novos equipamentos, garantindo mais qualidade e produtividade. Nosso grande desafio é a falta de um centro de formação de profissionais, como costureiras, algo que o Moda Avante pode ajudar a recriar, com qualificação, formação de cooperativas e até a realização de desfiles e feiras para atrair novos mercados”, afirmou.
O presidente do Sindroupas, Paulo Rabelo, ressalta que o Moda Avante é um movimento que só ganha força porque é construído de forma coletiva. “Esse projeto nasce da união de esforços entre empresários, sindicatos industriais, poder público e academia, com a forte parceria do Governo do Estado e da FIEC. É na colaboração que conseguimos enxergar os verdadeiros caminhos para fortalecer a moda cearense. Acarape tem uma vocação produtiva muito clara, e ao somarmos conhecimentos e experiências, conseguimos transformar esse potencial em negócios sustentáveis, inovadores e competitivos para todo o setor”, destacou.
A gerente de Desenvolvimento Regional e Municipal da Adece, Darcyla de Freitas Lima, reforçou que a iniciativa tem como propósito promover a interiorização da moda, valorizando territórios com tradição no setor. “O Moda Avante fortalece a cadeia produtiva e impulsiona a economia local, solidificando o Ceará como polo de referência nacional. Ao levar capacitação e suporte técnico para municípios com vocação na indústria da moda, criamos um ambiente fértil para novas oportunidades, geração de renda e valorização da produção local”, avaliou.