Assessora para Transição Energética do SENAI Ceará palestra na Intersolar 2025, em São Paulo (SP)
A edição sul-americana da maior feira sobre energia solar do mundo, a Intersolar, começou no último dia 26/08 e segue até hoje, 28. Representando o SENAI Ceará, Isabela Maciel, Assessora para Transição Energética, participou do evento como palestrante, a convite da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK).
“Eu trouxe para o evento a nossa experiência na construção do Projeto H2Uppp, da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), inclusive sobre a missão que realizamos na Alemanha, em julho, onde vimos como é feita a operação portuária com hidrogênio verde (H2V) e seus derivados, tanto do Porto de Duisburg como no Porto de Rotterdam, na Holanda”, comentou Maciel.
A missão técnica de julho foi liderada por Paulo André Holanda, Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará.
O Projeto H2Upp ganhou destaque no estande da AHK + GIZ, nesta edição da Intersolar, como explica Luiza Freire, Assistente de Internacionalização de Empresas e Desenvolvimento de Negócios da AHK Rio:
“A HK está aqui, vestindo também a camisa da GIZ, representando a nossa parceria na implementação do H2Uppp no Brasil e fortalecendo a conscientização sobre parcerias público-privadas entre o SENAI e TÜV Rheinland e também da Messer Cutting. Foi uma grande honra mostrar para o público quais são os resultados esperados e como isso vai impactar a transição energética aqui do Brasil e também para a Alemanha.”
O projeto H2Uppp
Em 2024, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará, representada pelo SENAI Ceará, assinou um contrato de projeto pioneiro com a TÜV Rheinland Akademie GmbH, com o objetivo de desenvolver uma capacitação técnica para segurança e saúde ocupacional na gestão e no manuseio de Hidrogênio Verde (H2V) e seus derivados, como amônia verde, e-metanol e transportadores orgânicos líquidos de hidrogênio (LOHC), em zonas portuárias brasileiras. O projeto integra as ações do Programa H2Uppp (Programa Internacional de Incentivo ao Hidrogênio), que tem financiamento do Ministério Federal de Assuntos Econômicos e Energia (BMWE) alemão.
O projeto, intitulado “Aprimoramento e garantia de padrões de segurança para o Hub de Hidrogênio Verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém”, é resultado de uma aplicação da TÜV Rheinland com o SENAI Ceará ao edital de Parcerias Público-Privadas do H2Uppp. Trata-se de uma parceria que utilizará o Porto do Pecém, no Ceará, como ponto de partida para capacitar trabalhadores alocados na infraestrutura portuária e em empresas envolvidas na cadeia de valor do H2V e Power-to-X (PtX), a partir de operações seguras baseadas em normas e padrões nacionais e internacionais de segurança e saúde ocupacional.
“Nós tivemos a formação online dos nossos técnicos e, agora, estamos desenvolvendo, junto com a TÜV Rheinland, um treinamento pioneiro no mundo sobre a operação portuária no manuseio de hidrogênio”, complementou Isabela.
Fotos gerais do evento: Solar Promotion International