telefone(85) 4009.6300

Anuário do Ceará 2025-2026 celebra os 75 anos da FIEC em edição especial

26/08/2025 - 22h08

A nova edição do Anuário do Ceará 2025-2026 foi lançada nesta segunda-feira (25/08), no Buffet La Maison Dunas, em Fortaleza, reunindo autoridades políticas, empresários, gestores e representantes de diversos setores da sociedade. A publicação, considerada a mais antiga em circulação no Estado, neste ano dedica um capítulo especial à celebração dos 75 anos da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), marco histórico comemorado em 2025.

“Recebemos essa homenagem com gratidão e humildade. Nos orgulha saber que a indústria cearense é hoje referência nacional em diversos segmentos, da produção de aço e alimentos à exportação de castanha, carnaúba, pescados e água de coco. São milhares de homens e mulheres que transformam matéria-prima em riqueza e impulsionam o desenvolvimento social e econômico do nosso Estado”, afirmou em seu discurso o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante.

Durante a cerimônia, o governador Elmano de Freitas destacou a relevância da Federação das Indústrias para a economia do Ceará e parabenizou a entidade pelos 75 anos de atuação. “A Federação das Indústrias do Estado do Ceará é responsável por quase 400 mil empregos e pela transformação da nossa economia, impulsionando o crescimento estadual a um ritmo notável, quase o dobro da média nacional. Essa conquista é, em grande parte, fruto do trabalho dos empreendedores industriais cearenses”, afirmou.

A trajetória da FIEC no Anuário

Com 680 páginas distribuídas em 14 capítulos, a obra reúne estatísticas, gráficos, análises e conteúdos de referência sobre o cenário cearense. No capítulo voltado à FIEC, são apresentadas a trajetória da instituição, suas principais frentes de atuação, setores atendidos, desafios e conquistas ao longo de mais de sete décadas.

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, também ressaltou o papel da FIEC em grandes movimentos de modernização da economia cearense. "A Federação foi protagonista na industrialização, no estímulo à inovação e na criação de condições para que o Ceará se tornasse referência em setores estratégicos como energias renováveis, calçados, confecções, alimentos e bebidas. Esses 75 anos representam não apenas a história empresarial, mas a trajetória de milhares de trabalhadores e empreendedores que ajudaram a transformar o nosso Estado em um território competitivo e de oportunidades”.

O conteúdo é ilustrado por fotos, gráficos e narrativas que reforçam a relevância da Federação para o desenvolvimento econômico e social do Ceará.

Legado do Anuário

Promovido pelo O POVO e realizado pela Fundação Demócrito Rocha, o Anuário do Ceará mantém sua tradição centenária como fonte de informação para gestores públicos e privados.

A presidente institucional e publisher do Grupo de Comunicação O POVO, Luciana Dummar, enalteceu que a publicação se trata de um registro da memória e análise do Ceará em múltiplas dimensões. “O Anuário se consolida como uma referência ao reunir as informações mais relevantes sobre o nosso Estado. Da política à economia, da cultura à ciência, da educação à geografia, cumprimos o compromisso de registrar a história e projetá-la no cenário nacional e internacional”.

Conteúdos de destaque

Entre os destaques da edição, estão o Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM), elaborado pelo Ipece, e o Guia Universitário, que reúne dados atualizados sobre instituições de ensino superior no Ceará. Outra novidade é o capítulo inédito dedicado ao Cariri, região que inspira também o projeto gráfico da obra.

O editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO e editor do Anuário do Ceará, Jocélio Leal, destacou a atualização permanente da publicação. “O Anuário é uma obra com mais de 150 anos de tradição, mas não está ancorado no passado. Ele busca dados atualizados, fontes confiáveis e análises consistentes para ser sempre uma fonte primária de informação. Com seus 14 capítulos, que reúnem conteúdos como o Índice Comparativo de Gestão Municipal do Ipece, o Guia Universitário, o Guia dos Municípios e o Guia Judiciário, o livro se apresenta como uma obra sólida e indispensável para compreender o Ceará em sua totalidade”.

Outro atrativo é a pesquisa Datafolha Top of Mind, que revela as marcas mais lembradas pelos consumidores cearenses em 25 categorias de produtos e serviços, incluindo a “Top do Top”, a mais citada entre todos os segmentos.

Presença de autoridades

Estiveram também presentes na solenidade de lançamento do Anuário do Ceará 2025-2026 o secretário de Estado Chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Romeu Aldigueri; o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Léo Couto; o presidente do Banco do Nordeste do Brasil, Paulo Câmara; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Assis Cavalcante; o Procurador-Geral de Justiça e chefe do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Haley de Carvalho Filho; o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Rholden Botelho de Queiroz; o vice-presidente da FIEC, André Montenegro; o diretor regional do SENAI Ceará e superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda; entre outros políticos e autoridades institucionais do Estado.

Todo o conteúdo da versão impressa está disponível no site www.anuariodoceara.com.br.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright