Com Ministro Luiz Fux e Ricardo Cavalcante, FIEC sedia sexta edição do Fórum O Otimista em Fortaleza
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu, nesta segunda-feira (25/08), a sexta edição do Fórum O Otimista Brasil em Fortaleza, evento promovido pelo Grupo Otimista de Comunicação que reúne lideranças políticas, empresariais e acadêmicas para discutir o desenvolvimento do país. Neste ano, a abertura das atividades teve a participação do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, do Presidente da FIEC , Ricardo Cavalcante, do Presidente do Grupo Otimista de Comunicação, Adriano Nogueira; e do Deputado Federal Danilo Forte, que iniciaram os debates envolvendo temas como economia, indústria, inteligência artificial e sustentabilidade.
Em fala de boas-vindas aos convidados, Ricardo Cavalcante destacou que, a cada edição, o fórum O Otimista se consolida como espaço de diálogo qualificado, respeitoso e plural, favorecendo a construção colaborativa de soluções para os desafios nacionais.
“Os temas desta edição estão em sintonia com a agenda da FIEC, quando refletem preocupações centrais para o desenvolvimento do Ceará, do Nordeste e do Brasil. Os desafios da indústria e do comércio diante dos novos cenários internacionais; o impacto da inteligência artificial na educação; as estratégias para consolidar o turismo do Nordeste como destino mundial; o papel das empresas sustentáveis e do empreendedorismo de impacto; e os efeitos da política internacional na economia brasileira, são temas que merecem toda a nossa atenção”, ressaltou Cavalcante.
Presidente do Grupo Otimista de Comunicação, Adriano Nogueira agradeceu a parceria da FIEC no evento e falou sobre a relevância do momento para “discutir, sugerir, apontar e criar soluções”.
“O Grupo Otimista nasceu na véspera de uma pandemia, na véspera de uma crise de segurança, para tentar transmitir o lado positivo da notícia. Isso, todos os dias, é uma missão que, se você está sendo otimista, você consegue entregar. E aqui estamos realizando o fórum mais uma vez, com muita gratidão a todos que acreditam em nós”, pontuou Nogueira.
Com o tema “Justiça e Otimismo”, Luiz Fux ressaltou o papel do poder Judiciário na pacificação social, reforçando a necessidade de não apenas ampliar o acesso da população à Justiça, mas também de garantir celeridade aos processos.
“A Justiça demorada é uma injustiça do sistema. Pior do que a lesão que a gente causa no cidadão, é a lesão do sistema. O sistema permite que uma pessoa, para obter a definição do seu direito, leve 30 anos, e isso não é razoável”, afirmou o Ministro do STF, acrescentando que a Corte tem adotado medidas com o objetivo de reduzir a judicialização excessiva e, dessa forma, agilizar a resposta aos que procuram o Judiciário.
Nesse sentido, Fux citou os avanços obtidos a partir do uso da tecnologia e da inteligência artificial pelos Tribunais, com a implementação de processos eletrônicos, videoconferências, balcões virtuais e outras ferramentas para aumentar a eficiência da Justiça.
“Temos que nos adaptar a isso. Se nós não acompanharmos a tecnologia e se não tivermos otimismo, que é o melhor sentimento daqueles que querem empenho ao Brasil, vamos ficar à margem de nós mesmos por muito tempo”, completou o Ministro.
Presenças
A abertura do Fórum O Otimista Brasil - Edição Fortaleza também contou com as presenças do 1º Vice-Presidente da FIEC, Carlos Prado; da Secretária Executiva da Indústria, Brígida Miola; do Presidente do Complexo Industrial do Porto do Pecém, Max Quintino; do Presidente da Enel Ceará, José Nunes; da Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - Ceará, Ivana Bezerra; do Secretário de Meio Ambiente de Caucaia, Felipe Ribeiro; do Diretor Financeiro Adjunto da FIEC, Carlos Rubens; do Diretor da FIEC, Pedro Lima; da Diretora da FIEC, Fátima Facundo; do Conselheiro Fiscal da FIEC, Pedro Alfredo; da Presidente do Sindicato das Indústrias de Torrefação e Moagem de Café no Estado do Ceará (Sindcafé), Milene Alves; do Advogado Cândido Albuquerque; do Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; e do Advogado Andrei Aguiar.