Carlos Prado, 1º Vice-presidente da FIEC, recebe a Comenda 2 de Julho na Assembleia Legislativa da Bahia
O Plenário Orlando Spinola da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA) foi palco, na quinta-feira (21/08), da sessão especial que concedeu a Comenda 2 de Julho ao empresário e 1º Vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Carlos Prado. A mais alta honraria da Casa é atribuída a personalidades que, por sua trajetória, contribuem de forma expressiva para o desenvolvimento político, econômico e social da Bahia e do Brasil. Prado, também fundador e presidente da Itaueira Agropecuária S.A., foi reconhecido por sua atuação no fortalecimento da fruticultura baiana.
A homenagem foi proposta pelo deputado Eduardo Salles (PP), que presidiu a solenidade. A sessão destacou a trajetória de Carlos Prado, cuja vida profissional começou cedo. Nascido em Marília, interior de São Paulo, formou-se em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas de Marília, em 1966. Anos antes, em 1961, ingressara por concurso no Departamento de Engenharia e Mecânica da Agricultura da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. Também por concurso, atuou como escriturário do Banco do Brasil em Assis, no interior paulista.
Carlos Prado é fundador da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), entidade que reúne os principais produtores do setor. Salles lembrou que a fruticultura emprega cerca de 16% da mão de obra agropecuária nacional. “Com sua experiência e tino empreendedor, em 1983 Carlos Prado fundou a Itaueira Agropecuária S.A., em Fortaleza, no Ceará. A capacidade gerencial permitiu à empresa expandir-se, com filiais no Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte e São Paulo”, destacou. Na Bahia, a Itaueira mantém desde 2004 uma unidade no município de Ribeira do Amparo, dedicada ao cultivo de melão e melancia em uma área de 1.558 hectares, que gera 1.068 empregos. Já em Curaçá, a empresa produz uvas diferenciadas de alta qualidade.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e vice-presidente executivo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Cavalcante, esteve presente e ressaltou “a honra, a alegria e a emoção de testemunhar a homenagem ao amigo e líder Carlos Prado”. Para Cavalcante, a trajetória do empresário “traduz coragem, liberdade e compromisso com o desenvolvimento, valores que remetem aos heróis da independência baiana”.
Em discurso emocionado, Carlos Prado agradeceu a presença de amigos, familiares, colaboradores, fornecedores e autoridades. “É uma honra imensa ser homenageado pela ALBA, por iniciativa do amigo deputado Eduardo Salles. Dedico esta homenagem à minha família, meu maior patrimônio. Minha companheira Rosalita, amor que já dura 66 anos, é o alicerce de tudo o que alcancei. Nos bons e maus momentos, é a família a razão de existir. Muito obrigado a todos”, afirmou.
A cerimônia reuniu lideranças empresariais e políticas, entre elas: Carlos Henrique Passos, presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB); Tom Prado, CEO da Itaueira Agropecuária S.A.; Beto Studart, ex-presidente da FIEC; Amílcar Silveira, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC); Fernando Cirino Gurgel, ex-presidente da FIEC e conselheiro fiscal da CNI; Tatiane Brito, prefeita de Ribeira do Amparo (BA); Rita Grangeiro, coordenadora do Grupo do Agro do Ceará; Edgar Gadelha, diretor financeiro da FIEC, presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC) e do Sindicato das Indústrias Refinadoras de Cera de Carnaúba no Estado do Ceará (SINDCARNAÚBA); Chico Esteves, diretor administrativo da FIEC; Carlos Rubens Alencar, diretor financeiro adjunto da FIEC e presidente do Sindicato das Indústrias de Mármores e Granitos do Estado do Ceará (SIMAGRAN); Reginaldo Braga Lobo, diretor do SEBRAE Ceará; André Montenegro, vice-presidente da FIEC; Sérgio Lopes, superintendente de Relações Institucionais da FIEC; José Antunes Mota, Sindicato da Indústria de Lacticínios e Produtos Derivados no Estado do Ceará (Sindlacticinios) e do Empresário Carlos Matos.