Sindgrafica promove workshop de técnicas de escrita de não ficção na FIEC
O Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Ceará (Sindgrafica), em parceria com o Sebrae Ceará, realizou nesta quinta-feira (21/08) o workshop gratuito "Do Rascunho à Publicação: Técnicas para Escrever". O evento, realizado no Auditório José Flávio, na sede da FIEC, foi ministrado pela jornalista e escritora Ariane Abdallah. A capacitação, voltada para profissionais, estudantes e entusiastas da escrita, incluiu temas como a sensibilização da audiência, o contexto do mercado editorial e o uso de ferramentas práticas para desenvolver e finalizar um livro com excelência.
Fundadora do Atelier de Conteúdo e com mais de 30 livros escritos como ghostwriter, Ariane apresentou um método desenvolvido ao longo de 10 anos para ajudar aspirantes a escritores a tirarem seus projetos do papel. "Meu workshop é para jornalistas, escritores e também para pessoas que não são profissionais, mas querem colocar seu próprio livro no mundo", explicou a palestrante. "Estou ajudando com um método que desenvolvi para que as pessoas não fiquem dependendo apenas de inspiração, mas sim da disciplina, da consistência e do método", complementou.
A iniciativa de trazer Ariane Abdallah para o Ceará foi do Sindgrafica, com o objetivo de valorizar o mercado local e apresentar novas possibilidades. Para o presidente do sindicato, Luciano Bezerra, a realização do evento é um passo importante. "Acredito que, neste momento do segmento gráfico, é muito importante trazer pessoas que agreguem conhecimento ao nosso público, que inclui não só gráficos, mas também jornalistas, editores e todos os interessados", destacou.
O diretor administrativo do Sindgrafica, Fábio Brasil, ressaltou o ineditismo do workshop na região e o potencial de impulsionar a atuação de profissionais do setor. "A função de ghostwriter, apesar de não ser nova, é uma nomenclatura nova para o mercado. É uma valorização profissional para quem escreve e ajuda a escrever um livro. Optamos por trazer esse tema para cá, pois acreditamos que o mercado de São Paulo e da região Sudeste já tem um conhecimento mais amplo dessa profissão", explicou. "Este é um evento inédito na nossa região que pode despertar novos autores e, de maneira geral, impulsionar o mercado gráfico, que é o foco do nosso sindicato", completou.
A relevância do evento foi confirmada pela jornalista e professora universitária Mara Cristina, uma das participantes. Ela ressaltou a necessidade de os profissionais se atualizarem, principalmente em relação às novas tecnologias. "Temos que trabalhar com a inteligência artificial como uma aliada, não como uma inimiga. Como a professora Ariane disse na palestra, não se pode pensar que ela vai te substituir ou te engolir. É preciso saber usá-la como uma parceira de trabalho", afirmou. "Por isso, este é um curso muito importante para mim, tanto como profissional da área quanto como professora", concluiu.