Interlocutores da EJA de todo o país se reúnem em Fortaleza para encontro promovido pelo SESI Nacional
Esta terça-feira (12/08) marcou a abertura do Encontro de Interlocutores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do SESI, reunindo profissionais da rede SESI de Educação de todo o país, em Fortaleza. A programação é realizada no Museu da Indústria (SESI/FIEC), no Centro da capital, e segue até sexta-feira, 15.
Promovido pelo SESI Departamento Nacional, este é o segundo encontro de interlocutores da EJA deste ano. O primeiro foi realizado no Espírito Santo, no primeiro semestre. Neste primeiro dia, os participantes foram conduzidos a debates e atividades pelo Consultor Educacional Gustavo Moretto. Entre os assuntos em pauta, estão o currículo e a aplicação da metodologia da Nova EJA; a modalidade da EJA Profissionalizante integrada; e o compartilhamento de boas práticas entre os Departamentos Regionais do SESI, entre outros.
“Para nós, do Departamento Nacional, é extremamente importante o fortalecimento tanto da metodologia da EJA quanto nas diretrizes da Nova EJA, a EJA Profissionalizante. Vamos monitorar os resultados do papel dos interlocutores nos Departamentos Regionais, de como eles trabalham junto aos coordenadores pedagógicos das escolas e, assim, professores e o reflexo nos estudantes”, disse a Especialista em Educação do SESI Nacional, Edilene Aguiar.
O SESI Ceará recebeu destaque nacional ao implementar a primeira turma do projeto-piloto da Nova EJA, em 2017. E segue sendo referência para outros estados.
“O Ceará sempre foi parceiro do Departamento Nacional, desde o início da Nova EJA, quando implementou a primeira turma piloto da Nova EJA (anos iniciais) no país. Sempre trabalhamos em parceria e vemos o SESI Ceará se sobressaindo, recebendo reconhecimento dos Conselhos de Educação, materializando a qualidade do que está sendo feito aqui. Inclusive, este Departamento Regional tem servido de inspiração para outros, com a EJA implementada nas unidades prisionais”, complementou Aguiar.
“Nosso Departamento Regional se alegra em receber esse encontro de interlocutores da EJA, com representantes de todo Brasil. É um rico momento de formação, troca de experiências e projeção de futuros. Agradeço pelo apoio e incentivo de sempre do Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, e do nosso Superintendente, Paulo André Holanda, que fazem toda a diferença no posicionamento sempre propositivo ante os desafios de crescimento de nossa educação”, disse a Gerente da Unidade de Educação e Cultura (UNEC) do SESI Ceará, Ana Paula Pinho.
Integração e novas perspectivas
Uma atuação alinhada é o que realmente tem sido o grande saldo dos encontros. Prova disso é a participação atuante de interlocutores de todas as regiões do país. Para Fernanda Oliveira, Supervisora Pedagógica no SESI Sergipe, o encontro tem sido uma grande oportunidade de integração.
“Tem sido um momento muito enriquecedor, onde a gente consegue alinhar e aperfeiçoar as nossas práticas. Cada Departamento Regional tem sua particularidade e suas peculiaridades, e a gente consegue aprender um pouquinho com cada um, compartilhar as ações e alinhar os nossos objetivos. Estou animada para voltar e dividir com os meus colegas tudo que eu estou aprendendo aqui.”
Do SESI Santa Catarina, Karine Goulart Ribeiro, Business Leader de Educação, comenta que tudo o que é debatido nos encontros é fundamental para a evolução das práticas pedagógicas na ponta da cadeia de ensino.
“Nossa perspectiva é trazer dados e informações estratégicas para que a gente possa fazer os desdobramentos das ações e alinhamentos. Trazer essas ferramentas de gestão é de extrema importância para a gente levar isso para as nossas unidades e desdobrar essas ações com nossas equipe e, de fato, transpor isso para a prática, para os nossos estudantes”, disse. “A conclusão é o aumento da escolaridade”.
A Gerente da EJA no SESI Bahia, Gisele Freitas, pontua que o alinhamento entre os Departamentos Nacional e Regionais é um ação conjunta que relevante e fundamental para os resultados.
“Nós temos um projeto pedagógico que é nacional e essa partilha entre os departamentos regionais fortalece mais ainda nosso trabalho em rede. Esse encontro oportuniza a troca, a colaboração, a ampliação de olhar sobre o mesmo objeto - que é a EJA -, apesar dos diferentes contextos que vivemos. O SESI, ao reunir os departamentos regionais, mais uma vez, reafirma a importância que dá para a Educação de Jovens e Adultos”.
Como parte da equipe anfitriã, o interlocutor Levi Magalhães, Supervisor Educacional SESI Ceará, comenta que a atuação cearense na condução da EJA no país é referência para outros estados.
“O Ceará sempre foi destaque, para o Departamento Nacional, na entrega da EJA porque, de fato, nossa Gerente de Educação, Ana Paula Pinho, tem um olhar muito preciso para toda a educação, de modo geral, mas, principalmente, para a Educação de Jovens e Adultos. Então, muitas vezes, o SESI DN entra em contato com a gente, para sermos projeto-piloto na implementação de metodologias educacionais. Portanto, acabamos tendo destaque na entrega da EJA no Brasil”.
A programação do encontro nacional de interlocutores da EJA continua, incluindo o Simpósio de Educação de Jovens e Adultos (Simpeja), que será realizado na sede da FIEC, na quinta-feira, dia 14/08.