Geração Tech celebra formatura da segunda turma com foco em empregabilidade e transformação social
A curiosidade que se transforma em habilidade, ressignificando linhas de códigos em caminhos para o futuro. O projeto Geração Tech, uma realização da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), do Governo do Estado, via Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), celebrou, na noite desta quarta-feira (06/08), a formatura de mais uma turma. Ao todo, 1.792 alunos foram capacitados em todo o estado, reforçando o Ceará como um polo emergente de inovação e tecnologia.
Durante a cerimônia, a gerente de Educação e Trilhas de Carreiras do IEL Ceará, Lourena Teixeira Cordeiro, destacou o impacto social e profissional do projeto. “Atualmente, profissionais de tecnologia são fundamentais em empresas e indústrias. É gratificante para o IEL contribuir nesse cenário. Estamos entregando ao estado mais de 1.700 jovens com formação de alta qualidade e responsabilidade, preparados para atuar em um setor promissor e em constante crescimento”.
Representando a Adece, o diretor de Fomento, Luis Eduardo Barros, leu o discurso do presidente Danilo Serpa, que reforçou o compromisso de conectar os formandos com o mercado. "Nossos esforços vão além da capacitação. Com o objetivo de promover conexões diretas entre os talentos formados e empresas cearenses, estamos facilitando o recrutamento de profissionais como vocês, prontos para contribuir com a transformação digital e inovação das empresas locais. E para celebrar o sucesso do Geração Tech, estamos expandindo horizontes e trabalhando para o lançamento do Geração Tech 3.0", disse.
Durante o evento, foi anunciada a próxima edição do Recruiting Day, feira de empregabilidade que acontecerá em setembro, na sede da FIEC. A iniciativa reforça o elo entre os talentos formados e o setor produtivo.
De acordo com a coordenadora acadêmica do curso, Mara Michele, mais de 4 mil pessoas se inscreveram para esta segunda edição. Desses, 2.330 foram matriculados e 1.792 concluíram o curso, sendo 1.616 na modalidade online e 176 na presencial. Além disso, 172 projetos da turma online e 12 da presencial obtiveram nota máxima e 1.307 alunos tiveram 100% de frequência.
“Apesar dos desafios e desistências, muitos alunos persistiram. Para nós, é motivo de orgulho ver a resiliência e dedicação dos estudantes. O sucesso nos projetos mostra o quanto eles se superaram”, afirmou Mara.
Histórias que inspiram
Representando os formandos da modalidade online, Maria Nazaré de Oliveira relembrou sua trajetória. "Quando começamos, muitos de nós não sabiam nem o básico, termos como HTML e JavaScript pareciam distantes. Mas com prática e muita dedicação, inclusive nos feriados, conseguimos superar as dificuldades, especialmente no desenvolvimento Front-End. Exploramos conceitos como APIs, banco de dados e Deploy. E aprendemos algo fundamental: experiência é tudo na programação", relembrou a formada.
De origem congolesa, Clive Kifumbi chegou ao Brasil com o sonho de cursar Engenharia Civil. Ao se estabelecer em Fortaleza, enfrentou os desafios de adaptação, trabalho e estudo, mas encontrou no Geração Tech um novo ponto de partida. "No projeto, consegui estabelecer uma rotina, recuperar a confiança e enxergar o meu potencial de crescimento. Passei a estudar com disciplina e, com o tempo, comecei a ver um futuro possível, algo que antes parecia distante. Isso me deu coragem para aceitar uma oportunidade de trabalho que, no começo, eu achava inatingível. Hoje, dois meses depois, estou em plena atividade, cheio de vontade de ir ainda mais longe".
Com disciplina, foco e esperança, Clive hoje enxerga um futuro promissor na área da tecnologia. "Tenho o sonho de buscar oportunidades no exterior e seguir evoluindo. A cada dia, com estudo e dedicação, esse sonho parece mais próximo", falou o formando.
Ex-aluna cria rede de apoio
Rosana Marques, ex-aluna do Geração Tech, compartilhou sua experiência e falou sobre a criação da HouseJS, comunidade independente fundada em 2024 para apoiar iniciantes na carreira em tecnologia, promovendo palestras, mentorias e networking.
“Passei por momentos difíceis e pensei em desistir, mas o apoio que recebi foi fundamental. Concluí o curso e, em dois meses, já estava trabalhando como programadora no SENAI, onde estou até hoje. Um ano depois, tive a honra de ser monitora da primeira turma do Geração Tech”.
Empregabilidade e inovação
O Geração Tech oferece trilhas formativas atualizadas com as demandas do setor tecnológico e prepara seus alunos para atuar em áreas como programação, análise de dados, design de interfaces e outras competências digitais.
A segunda edição reforça o compromisso do programa com a inclusão produtiva, geração de renda e fortalecimento da base tecnológica da indústria cearense. Os próximos passos envolvem novas turmas, parcerias estratégicas com o setor produtivo e ações voltadas à inserção dos alunos no mercado de trabalho.