telefone(85) 4009.6300

CIN apoia empresas cearenses a expandirem negócios para o exterior

15/07/2025 - 13h07

O Ceará tem histórias inspiradoras de empresas que ousaram dar o salto para o mercado internacional, e contam com o apoio do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) para transformar planejamento em resultados concretos.

Um dos exemplos de sucesso é a marca Maria Pitanga, que começou como uma pequena barraca de açaí em Fortaleza e hoje soma mais de 200 franquias no Brasil e no exterior. A marca cearense está presente em países como Portugal, Espanha e Angola, e se prepara para expandir para os Estados Unidos.

Essa trajetória de internacionalização é resultado de ousadia empreendedora, mas também de planejamento e suporte especializado. O CIN participou de várias etapas do processo, oferecendo inteligência de mercado, capacitações, consultorias, conexões com projetos e feiras internacionais.

Karina Frota, presidente do Conselho de Relações Internacionais da FIEC e gerente do CIN destaca a importância de o empresário ter apoio para entender cada etapa do processo de exportação.

“A internacionalização vai muito além de vender para outro país. Envolve adequar o produto, estudar o mercado-alvo, entender a logística, precificação e exigências regulatórias. No CIN, nós trabalhamos para oferecer esse suporte completo e ajudar empresas cearenses a estarem preparadas para competir lá fora de forma sustentável”, explica Karina.

O CIN atua em parceria com a ApexBrasil para oferecer programas de capacitação e ações de promoção comercial. “As empresas cearenses, especialmente as micro e pequenas, têm procurado cada vez mais o nosso apoio. No nosso último projeto em conjunto com a ApexBrasil, as 100 vagas disponibilizadas foram preenchidas rapidamente e ainda formou-se uma lista de espera, o que mostra o grande interesse e o potencial das empresas locais para expandir suas vendas ao mercado externo”, destaca Karina.

Para empresas dos setores de alimentos, bebidas, moda, calçados, cerâmica, rochas ornamentais, entre outros, o CIN oferece consultoria para estudo de mercados, adaptação de produtos, planejamento logístico e acesso a rodadas de negócios e feiras internacionais.

Karina Frota reforça o convite: “O mercado externo é desafiador, mas também cheio de oportunidades. Nosso papel no CIN é ajudar as empresas cearenses a chegarem mais preparadas, ampliando seus horizontes e consolidando o Ceará como um estado exportador cada vez mais relevante.”

Empresas interessadas em iniciar ou fortalecer seu processo de exportação podem entrar em contato com o Centro Internacional de Negócios da FIEC e conhecer os programas disponíveis.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright