Com participação do Sindlacticinios, município de Jaguaribe recebe a EXPOJAGUAR 2025, principal evento do setor agropecuário da região
O Sindicato da Indústria de Lacticínios e Produtos Derivados no Estado do Ceará (Sindlacticinios), presidido pelo empresário e Diretor da Federação das Indústrias do estado do Ceará (FIEC), José Antunes Mota, participa, até o próximo sábado (12/07), da Exposição Agropecuária e Industrial de Jaguaribe (EXPOJAGUAR 2025), principal evento do setor na região, voltado para empresários e profissionais das cadeias produtivas agropecuárias. Na abertura da programação, o Sindicato foi representado por Carlos Yago Araújo Campelo Rodrigues, Sócio-administrador da empresa Vale do Sertão em Jaguaribe.
Em sua 61ª edição, a EXPOJAGUAR conta com exposições de animais, concurso leiteiro, palestras, cursos, feira de mulheres empreendedoras, mostra de equipamentos e insumos agropecuários, entre outras atividades técnicas e atrações culturais.
O evento é promovido pela Prefeitura de Jaguaribe e sindicatos e associações locais, como o Sindicato dos Produtores Rurais do Município de Jaguaribe (SINRURAL) e Associação dos Produtores de Leite e Derivados de Jaguaribe (QUEIJARIBE), com patrocínio do Sebrae, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e de empresários locais.
Produção é destaque no Ceará
A produção de leite e queijo é um dos pontos fortes da economia cearense. Segundo José Antunes Mota, cerca de 2 milhões de litros de leite são produzidos por dia no Ceará, sendo 1,3 milhão oriundo de laticínios registrados junto às autoridades do setor, revelando a necessidade de maior fiscalização e de orientação para as empresas se certificarem, afirma o Presidente do Sindlacticinios.
Em Jaguaribe, a produção diária chega a 230 mil litros de leite, tornando o município a terceira maior bacia leiteira do Estado. Deste total, 90% é utilizado na fabricação de queijos. Os dados são da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SAMAP) de Jaguaribe, do SINRURAL e de produtores da região.
“Nossos maiores associados são dessa região. É a região do leite. Milhã, por exemplo, é a maior produtora do Estado do Ceará, tem melhoramento genético, tem tudo. É muito interessante, é uma exposição que vale a pena participar. E como o sindicato não para, estamos lá”, destaca José Antunes Mota, Presidente do Sindlacticinios.
Maior queijo coalho artesanal do mundo
Uma das atrações da EXPOJAGUAR 2025 será o 16º Festival do Queijo Coalho, no dia 12, no qual será produzido, pela segunda vez, o maior queijo coalho artesanal do mundo. “São 25 mil litros de leite para produzir entre 2,5 e 2,7 mil quilos de queijo. Então, é uma festa muito bonita, regional, sertaneja. Tudo que é de bom no sertão está na EXPOJAGUAR”, acrescentou Mota.