IEL Ceará inicia programa Indústria Delas na empresa Le Salis
O Programa Indústria Delas do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), solução voltada ao fortalecimento do protagonismo feminino no setor produtivo, segue ganhando espaço no mercado cearense. No último dia 05/07, o IEL Ceará iniciou uma edição do programa personalizada para a empresa de moda Le Salis, com um treinamento da psicóloga e consultora Flávia Ibiapina. O encontro, realizado na Casa da Indústria, contou com a participação de nove líderes da empresa e focou em temáticas relacionadas ao autoconhecimento, potência feminina e gestão humanizada.
Para a Le Salis, o IEL Ceará elaborou uma trilha formativa que vai até o fim do ano com encontros quinzenais e temáticas cuidadosamente escolhidas. O objetivo é transformar a percepção que cada mulher tem sobre si, sobre o outro e sobre o ambiente em que atua, promovendo uma liderança mais empática, segura e estratégica. Para isso, serão trabalhadas competências voltadas à autogestão, gestão de pessoas, gestão da rotina, comunicação assertiva e cultura organizacional, formando lideranças femininas conscientes e preparadas para os desafios do presente e do futuro.
De acordo com a psicóloga e especialista da área de Educação e Carreiras do IEL Ceará, Sandra Guimarães, as temáticas abrangem aspectos essenciais para o fortalecimento da liderança feminina e são organizadas em módulos. Toda a jornada é construída a partir da identificação do perfil e das diferentes dores e necessidades das colaboradoras da empresa, garantindo maior efetividade nos resultados.
“Fazemos uma entrevista inicial com a empresa para entender as reais demandas de desenvolvimento das participantes e estruturar o programa de acordo com esses aspectos. Realizamos também reuniões de equalização para manter um acompanhamento contínuo de forma que o processo formativo esteja sempre alinhado aos objetivos estratégicos da organização. Estamos empenhadas em avançar cada vez mais com essa solução no mercado, contribuindo para que as mulheres ocupem espaços de liderança com mais segurança, propósito e autonomia”, afirma Sandra.
Com uma equipe majoritariamente composta por mulheres e um núcleo de gestão inteiramente feminino, a Le Salis viu no programa uma oportunidade de fortalecer a atuação de suas líderes e promover um ambiente corporativo ainda mais inspirador. De acordo com a coordenadora de Gente & Gestão da empresa, Priscila Magalhães, a proposta do IEL foi ao encontro das metas organizacionais e da cultura de valorização das mulheres na empresa.
“O programa conversa diretamente com os nossos valores e com o momento atual da empresa. Iniciamos o segundo semestre com foco em fortalecer a liderança interna e desenvolver nossas gestoras com mais estratégia”, destacou. Segundo ela, o programa teve uma receptividade muito positiva por parte das participantes. “Fomos acolhidas com muito carinho, atenção aos detalhes e um cuidado perceptível em cada parte do encontro. Um dos principais diferenciais do programa é justamente essa abordagem que equilibra desenvolvimento técnico com aspectos humanos e emocionais, essenciais para a construção de uma liderança mais empática e consistente”, pontuou.
Segundo Priscila Magalhães, a expectativa da empresa é que os resultados do programa sejam percebidos tanto no curto quanto no longo prazo. “Esperamos ver nossas líderes mais seguras, com mais autonomia e clareza para tomar decisões. Também acreditamos que a formação trará melhorias visíveis na comunicação e no clima organizacional. A longo prazo, nossa expectativa é que o programa fortaleça a cultura de liderança feminina, criando uma base sólida para o desenvolvimento contínuo de novas líderes, além de promover um ambiente ainda mais inclusivo, inspirador e inovador”, afirmou.
Na opinião dela, o IEL Ceará tem surpreendido nas entregas do programa. “O IEL nos entregou, desde o início, uma experiência impecável, com profissionalismo e sensibilidade em cada detalhe. Ainda não havíamos tido contato anterior com outras soluções do IEL, mas essa experiência inicial já nos inspira a considerar novas parcerias futuras”, avaliou.
Uma das participantes do programa, Rayanne Alves é coordenadora de marketing da Le Salis e ressalta que ficou claro, desde o primeiro momento, o cuidado em criar um ambiente seguro e inspirador para facilitar a troca genuína entre as participantes.
“O primeiro encontro foi um convite ao autoconhecimento. Flávia soube provocar reflexões profundas com leveza. Saí de lá reconhecendo minhas forças e vulnerabilidades com honestidade. É essencial ter consciência sobre isso quando lideramos pessoas”, comentou. Ela afirmou estar animada para as próximas etapas. “Quero mergulhar ainda mais nas trocas com as mulheres incríveis que dividem o desafio de liderar na Le Salis junto comigo. Além disso, quero me tornar uma líder evoluída e sair do programa ainda mais fechada com minha rede de apoio”, finalizou.
Saiba mais
Lançado em 2025, o Programa Indústria Delas é uma iniciativa do IEL Ceará com o objetivo de impulsionar o protagonismo feminino no universo corporativo, especialmente em cargos de liderança. Com metodologias ativas de aprendizagem, o programa desenvolve habilidades, competências e novas perspectivas para mulheres em posições estratégicas nas empresas, focando em desafios e oportunidades que lhes são particulares no ambiente profissional. Para isso, oferece diversas modalidades de capacitação, incluindo palestras, cursos, workshops, formações mais aprofundadas com trilha personalizada de treinamentos, mentorias executivas – individuais ou coletivas – e ações imersivas.
A ideia é construir uma jornada em que as mulheres se fortaleçam e adquiram novas ferramentas para a gestão de si mesmas, possibilitando que cada participante reconheça suas potências e encontre caminhos estratégicos para alcançar novos resultados na carreira, por meio de uma liderança mais humana e sustentável. O programa é fundamentado em conceitos de gestão estratégica de pessoas, psicologia cognitiva e psicologia positiva, liderança consciente, filosofia e literatura de fortalecimento do feminino.