Sistema FIEC recebe comitiva da FIEMT, Governo do Mato Grosso e ZPE Cáceres na Casa da Indústria para benchmarking em inovação, inteligência de dados e desenvolvimento industrial
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu, nesta segunda-feira (07/07), uma comitiva formada por representantes da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT), do Governo do Mato Grosso e da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres-MT. A visita teve caráter técnico e institucional, com foco em benchmarking sobre projetos, serviços e práticas inovadoras do Sistema FIEC.
Recepcionados pelo presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, os visitantes conheceram o Observatório da Indústria Ceará e foram apresentados às principais soluções oferecidas pelas casas que integram o Sistema FIEC: SESI, SENAI, IEL e o próprio Observatório.
A delegação cumpre uma missão técnica com o objetivo de fortalecer o plano estratégico da ZPE de Cáceres-MT, por meio da troca de experiências e da absorção de boas práticas em gestão industrial, inovação, dados e desenvolvimento de hubs logísticos.
A comitiva foi composta por Silvio Rangel, presidente da FIEMT; Heloizo Motta, vice-presidente da FIEMT; Fernanda Campos, superintendente da FIEMT e do IEL Mato Grosso; César Miranda, secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Mato Grosso; e Anderson Lombardi, secretário adjunto de Indústria e Comércio. Também participaram Aécio Rodrigues, presidente da AZPEC e da MT Gás, e Guilherme Oliveira Carvalho, diretor administrativo-financeiro da ZPE Cáceres.
Pelo Sistema FIEC, estiveram presentes o economista-chefe e gerente do Observatório da Indústria, Guilherme Muchale, e a superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes.
Colaboração federativa e inteligência para o desenvolvimento
Na abertura do encontro, Ricardo Cavalcante ressaltou a importância da cooperação entre federações e o papel estratégico da FIEC no fortalecimento da indústria cearense. "É uma alegria recebê-los aqui. De mãos dadas, podemos sempre compreender onde podemos avançar. Para isso, é fundamental termos a capacidade de analisar estrategicamente a utilização dos recursos. Aqui na FIEC, contamos com o SESI Ceará, que atua na segurança e saúde do trabalhador; com o SENAI Ceará, responsável pela qualificação profissional; com o IEL Ceará, que promove a interligação entre empresas e universidades; e com o Observatório da Indústria, onde trabalhamos, há mais de cinco anos, a inteligência de mercado junto às empresas, criando soluções que impulsionam o desenvolvimento", afirmou.
Hidrogênio verde e infraestrutura como diferencial competitivo
Durante a visita, o presidente apresentou o mapeamento de oportunidades da cadeia de valor do hidrogênio verde no Ceará, destacando os investimentos e parcerias que impulsionam o hub de H2V no estado. Ricardo Cavalcante também evidenciou como a FIEC acompanha a infraestrutura logística do Ceará — incluindo dados sobre movimentações de cargas, portos, rodovias, aeroportos e obras estruturantes —, utilizando essas informações para apoiar decisões estratégicas. O Presidente da FIEC ainda destacou as oportunidades advindas com implantações de Datas Centers no Ceará.
Outro eixo de análise destacado foi o setor educacional. A Federação acompanha indicadores e tendências da educação para identificar lacunas e oportunidades na formação do “profissional do futuro”, alinhado às necessidades da indústria.
Tecnologia e experiência imersiva
Um dos destaques da agenda foi a experiência imersiva proporcionada por um vídeo 360º, assistido por meio de óculos de realidade virtual. A produção apresentou o Complexo do Pecém, os parques eólicos e solares do estado, os laboratórios do SENAI Ceará, a estrutura do Sistema FIEC e as belezas naturais do Ceará.
Por fim, Ricardo Cavalcante apresentou o portfólio de soluções em transformação digital e mudança organizacional do Sistema FIEC, reforçando os resultados positivos conquistados com essa agenda.
Reconhecimento da FIEMT e do Governo do MT
O presidente da FIEMT, Silvio Rangel, elogiou a estrutura e os serviços do Sistema FIEC, em especial o trabalho técnico do Observatório da Indústria. "Temos muitas informações, mas, às vezes, faltam planejamento e estratégia. Por isso, a inteligência de dados é tão importante. O Observatório da Indústria, da FIEC, demonstra um grande potencial na execução desse tipo de trabalho. Buscamos parcerias com quem está à frente, para encurtar o caminho do desenvolvimento industrial. Nosso objetivo é consolidar a ZPE de forma estratégica, com foco em governança, atração de investimentos e uso inteligente dos dados para apoiar todo o setor produtivo."
Já o secretário César Miranda reforçou o valor estratégico da missão. "Estamos vivenciando uma imersão fantástica, graças a essa grande parceria entre a Federação das Indústrias do Estado do Ceará e a FIEMT. A FIEC desenvolve um trabalho exemplar na área de inteligência de dados, orientando tanto o desenvolvimento do estado quanto as indústrias já instaladas e aquelas que estão chegando ao Ceará. Teremos ainda a oportunidade de conhecer a ZPE do Pecém, a mais estruturada do Brasil, e aproveitar esse conhecimento para impulsionar o desenvolvimento do Mato Grosso e da nossa Zona de Processamento de Exportação."
Agenda no Pecém e transição energética
A programação da comitiva inclui, na manhã desta terça-feira (08/07), um tour guiado pelo Complexo do Pecém, com reuniões com empresas e autoridades na ZPE Ceará. Também está prevista uma visita ao Centro de Transição Energética Professor Jurandir Picanço, no SENAI Barra do Ceará.