Programa Moda Avante reúne lideranças para a construção coletiva de um ambiente de inovação para a moda cearense
Empresários, representantes do setor público e especialistas em inovação se reuniram na manhã desta sexta-feira (04/07), na Casa da Indústria, para participar do Workshop de Cocriação do Programa Moda Avante – Construção do Ambiente de Inovação da Moda Cearense. A iniciativa, promovida pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), em parceria com a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e o Sindroupas, marca mais um passo na consolidação de um ecossistema de inovação que atenda às reais demandas da cadeia produtiva da moda no Estado.
O encontro teve como principal objetivo mobilizar os diversos atores do setor para o desenho colaborativo do futuro ambiente de inovação Moda Avante, uma estrutura estratégica voltada para impulsionar a competitividade, a sustentabilidade e a transformação das empresas cearenses do segmento.
O especialista em inovação do IEL Ceará, Fábio Braga, abriu o workshop e destacou a importância do momento. “Esse é um movimento colaborativo, onde vamos ouvir de vocês como essa estrutura de inovação pode ser concebida para atender a cadeia da moda. A cocriação do Moda Avante e a multidisciplinaridade das áreas de conhecimento de cada um serão fundamentais para essa construção”, afirmou.
O presidente do Sindroupas, Paulo Rabelo, deu as boas vindas aos participantes e reforçou o caráter pioneiro e adaptável do projeto. “A gente vai sair daqui com a definição do ideal para o nosso ecossistema de inovação para a moda cearense. A partir de então, a gente vai fazer um desmembramento e construir um novo projeto para esse ambiente. Já temos a inspiração do Armazém da Criatividade de Caruaru, em Pernambuco. Não é porque deu certo lá que vai dar certo aqui do mesmo jeito. Cada região tem sua realidade, e estamos construindo um modelo nosso, adequado às necessidades do Ceará”, disse.
A gerente de Desenvolvimento Regional e Municipal da Adece, Darcyla de Freitas Lima, destacou a importância do evento e da parceria construída com a FIEC, por meio do IEL Ceará. Ela ressaltou a diversidade do público que participou das atividades, reunindo representantes da academia, da iniciativa privada, do setor de serviços, do design e da tecnologia. “Ontem tivemos uma verdadeira imersão na cultura da moda, com palestras e apresentações inspiradoras, como as do Rafael, do Rio de Janeiro, e da Pâmela, de Pernambuco, que trouxe contribuições brilhantes para o nosso ambiente de inovação. E hoje encerramos com esse momento de escuta e troca com o setor privado, onde percebemos que, para cada desafio, existe uma solução”, afirmou.
Darcyla também reforçou o compromisso do Governo do Estado em ouvir as demandas dos municípios e atuar de forma consciente e planejada. Segundo ela, o projeto piloto em desenvolvimento, que inicia em quatro cidades, tem como objetivo ser replicado para outras regiões e cadeias produtivas. “Estamos levando o Estado aos municípios, mas é preciso lembrar que, muitas vezes, eles já estão à frente, conhecem suas dores e realidades melhor do que qualquer consultor. Por isso, é fundamental termos esse cuidado e, acima de tudo, fortalecer as parcerias, como essa com o IEL, que vem garantindo a oferta de serviços de qualidade. Seguiremos costurando soluções e fortalecendo ideias, certos de que vamos colher bons frutos”, concluiu.
O workshop foi conduzido pelo consultor em inovação do IEL Ceará, Renato Melo, que apresentou um panorama dos principais desafios identificados junto às empresas de Barreira, Morrinhos e Aracoiaba, durante os Workshops de Mapeamento e Qualificação de Demanda do programa. Dentre as necessidades apontadas estão a qualificação de gestores e colaboradores, fortalecimento das empresas locais, agregação de valor aos produtos, estruturação de canais digitais de venda e redução de custos logísticos.
O evento contou com a participação de empresários e representantes de instituições públicas, que reconheceram a importância da iniciativa. Para Bruno Berchmans Vieira de Melo Versosa, da empresa Corpo Malhado, o evento representa uma oportunidade real de diálogo entre o setor produtivo e as instituições de apoio. “É muito positivo ver o lado empresarial e o poder público sendo ouvidos e trabalhando juntos para atender tanto necessidades pontuais quanto desafios maiores. Vejo com bons olhos esse tipo de iniciativa e toda a ferramentaria que está sendo desenvolvida para que isso aconteça. A FIEC está muito forte do lado do empresário e o empresariado precisa se sensibilizar disso”, avaliou.
Representando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Fortaleza, Renata Ladeia Torquato, destacou o impacto do projeto para a cidade e o Estado. “Estamos unindo forças em prol de um movimento que vai fortalecer não só o setor da moda, mas também outras cadeias produtivas, como o turismo. Essa conexão é o que vai dar mais expressividade para o Ceará”, afirmou.
O workshop encerra uma etapa fundamental do Programa Moda Avante, que vem se consolidando como uma estratégia estruturante para transformar a cadeia produtiva da moda no Ceará, alinhando inovação, sustentabilidade e desenvolvimento. A próxima etapa é a elaboração de um relatório técnico que orientará a implantação do ambiente de inovação Moda Avante, previsto para iniciar sua operação ainda em 2025, alinhado às diretrizes do Programa.