SESI Ceará promove Dia D de Vacinação do Trabalhador da Indústria nesta sexta-feira
O SESI Ceará promove, nesta sexta-feira (23/05), uma grande ação em defesa da saúde e do compromisso com o bem-estar coletivo no ambiente industrial: o Dia D de Vacinação do Trabalhador da Indústria. A iniciativa disponibilizará gratuitamente doses para imunização contra hepatite B, difteria e tétano, a colaboradores de fábricas localizadas na Região Metropolitana de Fortaleza, em Sobral e em Juazeiro do Norte.
Na cidade de Horizonte (RMF), o SESI Parangaba realizará a aplicação de vacinas na fábrica da Vulcabras. Já o SESI Sobral estará à frente da campanha na sede da Democrata no município. As atividades no Cariri acontecem nas dependências da Sabão Juá, com atendimentos do SESI Juazeiro do Norte aos trabalhadores da empresa.
O Dia D de Vacinação do Trabalhador é uma iniciativa do Conselho Nacional do SESI e do Departamento Nacional do SESI, em parceria com o Ministério da Saúde. O Departamento Regional do Estado do Ceará junta-se a outros 24 estados e ao Distrito Federal para levar vacinação aos colaboradores do chão de fábrica nos mais diversos cantos do Brasil, com o objetivo de sensibilizar sobre a importância do autocuidado, da ampliação do acesso à imunização, da responsabilidade com a saúde, além de reforçar o compromisso da indústria com aqueles que diariamente movem o setor produtivo.
A campanha de vacinação SESI Ceará terá duração de 30 dias, a contar a partir do Dia D. As empresas que manifestarem interesse em realizar a imunização dos colaboradores deverão procurar os consultores das unidades. As doses serão agendadas mediante disponibilidade de estoque de vacinas da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA).
Para receber a dose, os colaboradores devem apresentar a caderneta de vacinação, seja física ou no formato digital, disponível no aplicativo Meu SUS Digital. Pessoas com sintomas gripais devem aguardar a recuperação antes de se vacinar. Já gestantes e lactantes não participarão da campanha, uma vez que os imunizantes recomendados para esse grupo já estão incluídos no calendário vacinal do pré-natal e nas consultas do período puerperal.
O SESI Ceará reforça que a vacinação é uma das ferramentas mais eficazes na prevenção de doenças e na promoção da saúde coletiva. Ao se vacinar, o indivíduo protege a si mesmo e contribui para a segurança de toda a comunidade, especialmente daqueles que não podem ser imunizados por razões médicas. Quando a maior parte da população está vacinada, estabelece-se a chamada imunidade de rebanho, criando uma barreira de proteção essencial para manter a sociedade mais segura, saudável e produtiva.
A ausência de vacinação pode trazer consequências sérias, como o retorno de doenças antes controladas ou eliminadas, aumento nas internações, sobrecarga dos sistemas de saúde e perdas econômicas decorrentes do afastamento de trabalhadores e estudantes. Além disso, enfermidades preveníveis por vacinas podem gerar complicações graves, sequelas permanentes e até mortes.