telefone(85) 4009.6300

SIMEC promove reunião mensal com debates sobre inovação, balanços e acordos para o setor

21/05/2025 - 11h05

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico no Estado do Ceará (SIMEC) realizou, nesta terça-feira (20/05), na Casa da Indústria, sua reunião mensal com a participação da diretoria e de associados. Conduzido pelo presidente da entidade, César Barros, o encontro teve como pautas uma palestra do IEL Ceará sobre o desenvolvimento de um ecossistema de inovação para o setor, debates sobre a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), além da apresentação de serviços e do balanço das atividades do último mês.

O presidente do SIMEC destacou a importância da parceria entre as indústrias e o IEL Ceará, que tem impulsionado o avanço de uma proposta para a criação de um Centro de Inovação e Tecnologia voltado especificamente para o setor eletrometalmecânico. “A elaboração de um ambiente de inovação tecnológica, com todo o acompanhamento da equipe do IEL, tem sido fundamental para o setor, pois vai criar uma estrutura ideal para o surgimento de parcerias entre as indústrias e a construção conjunta de projetos que resultem em novos produtos e soluções”, afirmou.

Durante a apresentação ao SIMEC, o consultor do IEL Ceará, Renato Melo, detalhou a proposta de criação do Centro de Inovação e Tecnologia. “A nossa ideia foi apresentar a possibilidade de estruturação de um ambiente voltado ao fomento tecnológico e à inovação nesse segmento. Estamos amadurecendo, em conjunto com o IEL Ceará e o Sindicato, a formação de ecossistemas de inovação, e já temos diversos projetos em andamento voltados à inovação e ao ESG nos empreendimentos associados”, explicou.

Segundo o consultor, a proposta é fruto de diálogos com a diretoria do SIMEC e visa atender às demandas específicas das empresas associadas. “Vislumbramos a oportunidade de desenvolver um ambiente propício à criação de inovações em produtos, serviços e processos, com foco em tecnologia, especialmente inteligência artificial, e também com uma vertente voltada à sustentabilidade”, destacou. “A ideia é apresentar esse panorama e, com o apoio do segmento, avançar na construção dessa solução.” A apresentação contou ainda com a participação do especialista em Inovação do IEL Ceará, Fábio Braga.

O tema da CCT 2025 foi abordado pelos advogados Jan Alesi, da Aragão Advocacia, e Neto Medeiros, que apresentaram atualizações sobre as negociações e os acordos. “O corpo jurídico do SIMEC participou da reunião para comentar o andamento das tratativas com o sindicato patronal. Em Fortaleza, o índice já foi acordado, e estamos avançando para definir outras demandas. As discussões devem seguir até junho. Esse momento é uma oportunidade importante para dialogar, organizar as informações com transparência e entender a posição dos representantes industriais”, explicou César Barros.

Ao apresentar o balanço do primeiro semestre de 2025, o dirigente do SIMEC observou um aquecimento no mercado a partir deste mês de maio. “O semestre começou de forma mais lenta, como é comum até o Carnaval, mas já percebemos um crescimento na atividade industrial em maio, que deve se manter até dezembro. Mesmo com os impactos das tarifas internacionais, acordos e cotas estão sendo negociados para mitigar os efeitos no setor local”, avaliou.

Em outro momento da programação, o Mittu Bank apresentou aos associados do Sindicato sua carteira de serviços e oportunidades, com o objetivo de estabelecer parcerias com empresas do segmento. A apresentação foi conduzida pelos gerentes de contas Micheline Vilar e Alex Carvalho, e pela gestora comercial Bárbara Almeida.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright