Com apoio da FIEC, comitiva da CNI, ABEIN e outras entidades realiza visita técnica à ZPE Ceará
Nesta terça-feira (20/05), uma comitiva de participantes do Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação esteve na Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE), no Pecém, em vista técnica articulada entre a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Diretoria da ZPE.
“A visita técnica desta comitiva fortalece o papel do Estado do Ceará como referência nacional em política industrial verde. A FIEC, sob a liderança do Presidente Ricardo Cavalcante, tem atuado fortemente na promoção de práticas industriais sustentáveis, em alinhamento com a estratégia ESG e a transição para uma economia de baixo carbono. Agradecemos à CNI, ao nosso Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda, pela articulação integrada, e à ZPE pela acolhida. A Zona de Processamento de Exportação do Ceará é exemplo de como é possível aliar o desenvolvimento econômico com a responsabilidade ambiental e a inovação”, disse o Assessor Especial da Diretoria do SESI SENAI Ceará, Felipe Rocha.
A apresentação sobre a ZPE Ceará foi feita pelo Presidente Fábio Feijó, que estava acompanhado pelo Diretor de Operações, Michel Mourão Matos; pelo Diretor de Governança, Luís Fernando Simões da Silva; e pela Assessora Executiva, Elaine Márcia Torres Pompeu.
“Foi uma grande satisfação receber, na ZPE Ceará, representantes da Confederação Nacional da Indústria e participantes do Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação. A visita técnica reforça a relevância do Complexo do Pecém como referência nacional em política industrial verde, tema que está no centro dos debates sobre o futuro da indústria brasileira. Estamos orgulhosos de mostrar, na prática, como o Ceará vem integrando sustentabilidade, inovação e competitividade industrial e a presença da comitiva é um sinal claro de que o diálogo entre setor produtivo, governo e academia está cada vez mais conectado aos desafios do desenvolvimento industrial de baixo carbono”, disse Feijó.
Para o Superintendente de Política Industrial da CNI, Fabrício Silveira, “a ZPE Ceará é um modelo de coalizão de políticas a ser implementado no restante do Brasil; é o projeto de país que nós gostaríamos de ser, um estado que é capaz de prover a infraestrutura adequada para atração de grandes empreendimentos que geram um adensamento produtivo e, consequentemente, emprego, prosperidade e renda. Ficamos todos fascinados”.
“O mais interessante é a visão de futuro que está sendo compartilhada entre a FIEC, a ZPE Ceará, no Pecém, e o Governo do Estado, pensando em energias renováveis. Estou muito bem impressionado e acredito que o Ceará está no caminho certo, com esses novos projetos e sua expansão”, disse o Presidente e Professor Associado do Instituto de Economia da UNICAMP, Renato de Castro Garcia.
O Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação é um evento que acontece em Fortaleza, de 20 a 23 de maio, promovido pela Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação (ABEIN), reunindo pesquisadores e especialistas nacionais e internacionais no debate sobre os desafios e oportunidades da indústria brasileira.
A comitiva
Estavam na comitiva que visitou a ZPE: da CNI, a Especialista de Política e Indústria, Caroline Araújo. Da ABEIN: o Vice-presidente e Professor no Departamento de Economia da UNESP, Rogério Gomes; o Secretário Executivo, João Paulo Carvalho; o Professor Titular do Departamento de Economia da Universidade Federal de Sergipe, José Ricardo de Santana; o Professor no Instituto de Economia da UNICAMP, Antônio Carlos Diegues Júnior. Da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI): o Gerente da Unidade de Monitoramento e Avaliação, Roberto Sampaio Pedreira; o Analista de Inovação e Produtividade, Carlos Henrique de Mello Silva; e o Analista de Inovação e Produtividade, Jackson De Toni. Do Campus Integrado de Manufatura e Tecnologias (CIMATEC/SENAI BA), a Consultora em Economia Industrial, Mabel Diz Marques Mota. Do Banco do Nordeste (BNB): o Superintendente de Clientes Governo, Hailton José Fortes; a Gerente de Relacionamento, Ana Caroline Gurgel Pinto; o Gerente do Ambiente de Programas com Organismos Internacionais, Bruno Gabai; o Gerente de Agência, Márcio Carneiro de Mesquita. Da Universidade Federal do Pará, a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Economia, Márcia Jucá Teixeira Diniz. Da Universidade Estadual de Santa Catarina, o Professor no Departamento de Economia, Elson Cedro Mira. E da Universidade de Cambridge (Cambridge Industrial Innovation Policy), o Analista de Políticas Mateus Labrunie.
Fotos: George Lucas/FIEC