Sindquimica-CE promove 2ª reunião geral de associados e apresenta resultados de missão empresarial ao continente asiático
O Sindicato das Indústrias Químicas do Estado do Ceará (Sindquímica-CE) promoveu, nesta quinta-feira (15/05), sua segunda reunião geral de associados de 2025, na qual foram exibidos os resultados da missão empresarial com representantes do segmento ao continente asiático. Beto Chaves, Presidente do Sindquímica-CE, conduziu o encontro, que também contou com apresentações do programa Rede de Oportunidades do Sistema FIEC e da proposta de convenção coletiva do setor químico.
Beto Chaves destacou que a viagem à Ásia articulada pela entidade incluiu visitas a fabricantes e fornecedores de produtos químicos, além da participação na Canton Fair, uma das principais feiras de importação e exportação do mundo, realizada de 15 de abril a 5 de maio, na China. Além do Presidente do Sindquímica-CE, integraram a comitiva o Vice-presidente Marcos Soares, o Diretor financeiro Ociran Soares, e a empresária Girleuma Bezerra.
Segundo Beto Chaves, a missão buscou traçar parcerias estratégias e gerar oportunidades de negócios entre a indústria química local e empresas chinesas.
“Em parceria com o Centro Internacional de Negócios, solicitamos uma busca em cima dos produtos que a indústria química compra e conseguimos encontrar com fornecedores sem as trades, sem os distribuidores nacionais que revendem. Fizemos várias visitas para saber como poderíamos iniciar um trabalho de compra coletiva, sem a necessidade de atravessador. Com essa ação, vamos fortalecer nossa rede multiquímica, e hoje estamos aqui apresentando essas oportunidades aos nossos associados”, afirmou.
O assessor jurídico e institucional do Sindquímica-CE, Neto Medeiros, apresentou a proposta da convenção coletiva de trabalho do setor químico aos empresários presentes.
Ainda durante o encontro, o Gerente da Unidade de Inovação e Tecnologia do SENAI Ceará (UNITEC), Tarcísio Bastos, e consultora da UNITEC, Ronara Marques, apresentaram aos participantes o programa Rede de Oportunidades, iniciativa do Sistema FIEC que atua na divulgação de editais e recursos disponíveis para a inovação, como programas de financiamento e chamadas para projetos colaborativos.
“A Rede de Oportunidades envolve todas as casas do Sistema e é um instrumento que está disponibilizado para a indústria, o pesquisador e a academia. Ela consegue, com exatidão e modernidade, trazer informações sobre recursos disponíveis no âmbito nacional e internacional para que as empresas possam investir em inovação e tecnologia. Amparando esse esforço, entram as casas do Sistema FIEC, que dispõem de uma infraestrutura que pode auxiliar as empresas na captação desses recursos”, explicou Tarcísio Bastos.