telefone(85) 4009.6300

IEL Ceará promove workshops focados em liderança e mercado com Erika Linhares

14/05/2025 - 15h05

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) realizou, nesta quarta-feira (14/05), na Casa da Indústria, dois workshops sobre liderança com Erika Linhares, conselheira, executiva e pedagoga especializada em comportamento humano no ambiente corportativo. Com uma programação dividida entre os temas "Liderança e Gestão de Pessoas: a transformação pela Liderança Positiva" pela manhã, e "Cenário e tendências de mercado" à tarde, o evento reuniu líderes e profissionais de diversas áreas em busca de desenvolvimento e atualização sobre os desafios da liderança contemporânea.

A abertura do evento foi feita por Lourena Cordeiro, gerente da área de Educação e Trilhas de Carreira do IEL Ceará. Ela agradeceu a presença de todos, o trabalho da equipe do IEL Ceará para que o treinamento acontecesse e a parceria com Erika Linhares, que esteve em Fortaleza em fevereiro deste ano na primeira edição do IEL Negócios de 2025 e agora se encontra com o público cearense para trazer mais conteúdo, dessa vez focado em liderança. Lourena destacou a relevância da formação contínua de líderes para o sucesso dos negócios.

“As empresas precisam das pessoas para ter resultados e para que as pessoas dêem resultados é preciso investir em educação. É através da educação que as pessoas se desenvolvem e evoluem. O IEL tem atuado fortemente no desenvolvimento de líderes cearenses porque acreditamos no poder transformador das lideranças dentro das organizações”, afirmou.

Com mais de 20 anos de experiência no mundo corporativo, Erika Linhares começou sua  jornada como sacoleira aos 15 anos e avançou a carreira para se tornar Diretora Nacional de Vendas em uma das maiores multinacionais do Brasil. Nesse percurso, liderou mais de 15 mil colaboradores e mais de 600 parceiros comerciais, alcançando recordes de arrecadação. Em 2018, fundou a B-Have, uma empresa focada em ensinar as habilidades comportamentais mais valorizadas no mercado corporativo atual.

No primeiro workshop, Erika Linhares compartilhou uma visão contundente sobre o papel do líder nas organizações. Inspirada no modelo de Simon Sinek — que propõe três círculos de atuação da liderança: o que controlamos, o que influenciamos e o que está fora do nosso controle — Erika ressaltou que a liderança transcende a designação de um cargo, radicando-se em uma postura de autoridade e na capacidade de gerar resultados por meio do engajamento de pessoas.

“As pessoas precisam entender que liderança não é cargo, liderança é postura. O líder tem que ter uma postura de autoridade. Não se trata de ser autoritário, mas de ter autoridade, de ser autoridade naquele negócio. Ele precisa fazer as coisas acontecerem e entender que ele está ali para desenvolver pessoas e entregar resultados. Não é sobre ser bonzinho ou opressor. É sobre fazer o que precisa ser feito”, pontuou.

A especialista defende que um líder eficaz é aquele que contribui positivamente para o bem-estar e o desenvolvimento de todos ao seu redor. Porém, é preciso ter clareza sobre o papel de líder e não confundi-lo com paternalismo. Acolher, para ela, significa compreender as dificuldades, mas não assumir o papel de psicólogo ou psiquiatra.

O foco do líder, segundo Erika, deve residir no desenvolvimento das pessoas no âmbito profissional, oferecendo as ferramentas e o conhecimento necessários para a entrega de resultados. Isso envolve acompanhamento, treinamento, correção e celebração das conquistas. Na visão da especialista, o cenário atual tem apresentado uma confusão no papel do líder, com alguns pendendo para uma postura excessivamente "boazinha", tentando agradar a todos e assumindo papéis que não lhes competem. Essa abordagem equivocada, de acordo com a especialista, pode, inclusive, contribuir para o aumento de problemas como o burnout.

“Líder não é psicólogo, não é psiquiatra. Ele não é capacitado para tratar doenças emocionais. Se a pessoa está doente, precisa se afastar e cuidar da saúde com profissionais competentes. Do mesmo modo, caráter não se treina, não se desenvolve. Onde há falta de caráter, não se pode compactuar”, frisou.

Na parte da tarde, Erika direcionou o foco para os desafios da nova liderança em um mercado em constante transformação. Foram abordados temas como a integração de diferentes gerações dentro das empresas, os impactos da inteligência artificial e as mudanças no perfil dos profissionais diante da ascensão do empreendedorismo e da rejeição crescente ao modelo CLT.

“Líder precisa se atualizar o tempo todo. Hoje lidamos com quatro gerações em uma mesma empresa, com jovens que sonham em ganhar dinheiro rápido e têm resistência à formalização. O líder do futuro precisa entender esse novo cenário e adaptar sua forma de liderar”, afirmou Erika.

Para Erika, é uma grande satisfação estar em Fortaleza compartilhando conhecimento. Ela destacou que o IEL Ceará realiza um importante trabalho de desenvolvimento das pessoas e reforçou a importância do conhecimento como ferramenta de transformação. “Conhecimento é o único bem que ninguém pode tirar de você. Só a educação transforma. Líderes que entendem isso são os que transformam pessoas, que transformam negócios, que transformam o país”, finalizou.

O treinamento provocou diversas reflexões entre os participantes. Para Silvaniele Paiva, analista de RH da empresa Energia Pecém, a experiência foi surpreendente. “O conteúdo me tirou completamente do mindset fixo e da zona de conforto. Percebi que não adianta abraçar uma causa sem abraçar as pessoas. E que o papel do líder não é cuidar, mas desenvolver. Eu acredito que esse treinamento é uma iniciativa muito boa e inclusive casa com outros cursos do IEL que estou fazendo. Eu fiquei o tempo todo fazendo conexões e achei uma jogada estratégica do IEL. Está tudo muito alinhado”, opinou.

Já Camila Maia Mota Gomes, gerente financeira da Solid Marmo, empresa associada ao Simagran, afirmou que o evento superou suas expectativas. “O treinamento mexeu bastante comigo. A Erika é muito dinâmica e fala com propriedade, porque vive o que ensina. Eu queria ter levado mais gente da minha equipe. Tudo o que ela falou plantou uma semente que vai germinar dentro da empresa. É muito importante essa aproximação do IEL com as empresas, e a escolha da Erika foi acertadíssima”, avaliou.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright