Sindpan apresenta campanha de São João, parcerias e mobilização para a FIPAN 2025 em reunião de associados
O Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Ceará (Sindpan) realizou, nesta terça-feira (13/05), na Casa da Indústria, a 2ª Reunião de Associados de 2025. Na pauta estiveram os preparativos da campanha "São João de Prêmios é na Padaria", a apresentação de novas parcerias na área de consultoria e a mobilização de empresários cearenses do setor para a Feira Internacional de Panificação e Confeitaria (FIPAN), maior encontro de negócios do ramo na América Latina, que acontecerá em São Paulo, de 22 a 25 de julho.
O encontro foi conduzido pelo presidente do Sindpan, Alex Martins, que destacou o trabalho contínuo da diretoria na busca por conquistas, geração de oportunidades, fortalecimento da rede de associados e defesa de melhorias para quem empreende no segmento de panificação no estado.
Neste ano, a tradicional campanha junina terá início no próximo dia 19 de maio e seguirá até 12 de julho. O sorteio dos prêmios está marcado para 21 de julho. Para participar, os clientes devem realizar compras em padarias associadas inscritas na ação. Alex ressaltou que, em 2025, a campanha alcançou número recorde de estabelecimentos participantes.
“Nós tivemos 61 padarias inscritas, o maior número desde que lançamos o São João de Prêmios. Como de costume, vamos sortear iPhones, computadores e televisores. A novidade deste ano é que o ganhador também receberá um valor em dinheiro para gastar na padaria onde foi sorteado”, revelou.
O presidente do sindicato também comemorou o crescente engajamento do público nas promoções organizadas pelas padarias associadas, especialmente no segundo semestre. “No ano passado, a campanha já foi um sucesso. Tivemos 44 padarias participantes e um grande volume de bilhetes. No ‘Natal de Prêmios é na Padaria’, foram mais de um milhão de cupons sorteados. Isso é muito gratificante”, afirmou.
Durante a reunião, representantes de consultorias parceiras apresentaram seus escopos de atuação e os benefícios ofereci
dos aos negócios do setor. A diretora executiva da Open Quality, Lorena Henrique, detalhou os serviços da empresa, especializada em consultorias com foco em qualidade e segurança. Em seguida, a nutricionista da NutrioQuality destacou os diferenciais da empresa na área de segurança dos alimentos.
Outro ponto de destaque foi a organização da missão empresarial para a FIPAN 2025. Promovida pelo Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de São Paulo, a feira é uma das maiores do setor na América Latina, reunindo mais de 59 mil profissionais, 450 expositores e 1.500 marcas. “É um evento extremamente relevante para geração de negócios. Este ano, vamos levar entre 80 e 100 empresários do Ceará”, informou Alex Martins.
Também presente ao encontro, o presidente da Rede Pão, Júnior Dantas, compartilhou a experiência vivida por associados no Congresso Brasileiro da Indústria de Panificação e Confeitaria (CONGREPAN), realizado entre 27 de março e 3 de abril, a bordo do navio MSC Seaview, em roteiro de Santos à Argentina. “Foram três dias intensos de workshops, palestras, mentorias e homenagens. Um momento de muito aprendizado, networking e lazer, com a oportunidade de aliar capacitação a uma experiência única”, destacou.
Na retrospectiva das atividades recentes do sindicato, foi lembrada a realização da 10ª Feira Rede Pão, ocorrida nos dias 24 e 25 de abril, na Casa da Indústria. O evento reuniu panificadores, confeiteiros, fornecedores, empresários e autoridades em uma programação voltada à capacitação, geração de negócios e fortalecimento da cadeia produtiva, com apoio do Sistema FIEC, SENAI Ceará, SESI Ceará, IEL Ceará e SEBRAE.
Entre os próximos eventos, destacou-se a organização da 22ª edição da Festpan, marcada para 4 de julho, no Palatium Buffet.
Por fim, Alex Martins celebrou a recente conquista da categoria com a aprovação da lei estadual que reconhece o pão de coco como patrimônio histórico-cultural e imaterial do Ceará. O projeto, de autoria do deputado estadual Romeu Aldigueri, foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa. “Essa foi uma vitória de todas as padarias cearenses. O pão de coco é parte da nossa cultura, está presente no dia a dia das famílias. Esse reconhecimento nos enche de orgulho”, concluiu o presidente do Sindpan.