telefone(85) 4009.6300

FIEC recebe homenagem na Assembleia Legislativa do Ceará em celebração aos seus 75 anos

13/05/2025 - 23h05

Em reconhecimento à sua trajetória de 75 anos em prol do desenvolvimento socioeconômico cearense, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) foi homenageada em sessão solene da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), na noite desta terça-feira (13/05), no Plenário 13 de Maio. A cerimônia celebrou o legado da entidade e de suas lideranças.

Na ocasião, foram agraciados com certificados da Assembleia o presidente da FIEC e presidente em exercício da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Ricardo Cavalcante, e os ex-presidentes da Federação, Fernando Cirino Gurgel (1992-1999), Jorge Parente (1999-2006), Roberto Macêdo (2006-2014) e Beto Studart (2014-2019). Também foram feitas homenagens in memoriam, lembrando outras personalidades que atuaram na presidência da FIEC: Waldyr Diogo de Siqueira, entre 1950 e 1962; Thomás Pompeu de Souza Brasil Netto, de 1962 a 1971; José Raimundo Gondim, de 1967 a 1970; Francisco José Andrade de Silveira, de 1971 a 1977; José Flávio Leite Costa Lima, de 1977 a 1986; e Luiz Esteves Neto, de 1986 a 1992; todos representados por familiares na cerimônia.

A solenidade atendeu à solicitação do presidente da Alece, deputado estadual Romeu Aldigueri, com subscrição dos parlamentares Salmito Filho, Sérgio Aguiar, Guilherme Sampaio, Jô Farias, Heitor Férrer, Lucinildo Frota e Dra. Silvana.

Durante o seu discurso na solenidade, Ricardo Cavalcante agradeceu a homenagem e destacou o papel do Legislativo estadual no apoio ao setor produtivo. “Por mais esse reconhecimento, expresso o meu muito obrigado a todos os parlamentares. Esses gestos dos nobres deputados reafirmam o compromisso do Legislativo cearense com o fortalecimento não apenas da indústria, mas de todo o setor produtivo, na construção de um modelo de desenvolvimento que possa ser, de fato, sustentável”, afirmou.

O industrial também fez questão de homenagear os representantes do setor industrial presentes na cerimônia e reverenciar a trajetória de lideranças que contribuíram para a história da entidade. “Quero também me dirigir a toda a classe industrial do meu Estado, aqui representada por nossa diretoria, presidentes dos sindicatos da FIEC, lideranças empresariais, entidades de classe e demais colaboradores do Sistema FIEC. Faço uma menção especial aos ex-presidentes, que tanto contribuíram para fazer da nossa Federação o que ela é hoje. E aqui, me permitam uma deferência a todos aqueles que me antecederam nessa jornada de 75 anos da FIEC.”

Cavalcante ressaltou que a história da Federação das Indústrias se confunde com a trajetória de desenvolvimento do próprio Estado. Segundo ele, desde a fundação, em 12 de maio de 1950, a FIEC tem sido protagonista na construção de um Ceará mais forte, sustentável e comprometido com o progresso. “A coragem e a determinação desses líderes são a pedra angular sobre a qual a nossa Federação foi edificada e, hoje, como seu décimo primeiro presidente, eu tenho a honra de representar toda a classe industrial cearense neste momento histórico”, afirmou.

O gestor da FIEC e da CNI destacou ainda a força da indústria cearense, formada por mais de 19 mil empresas de diferentes portes, responsáveis por cerca de 370 mil empregos formais — 30,8% dos postos de trabalho com carteira assinada no setor privado do Ceará. “São homens e mulheres que, com talento e esforço, fazem da indústria cearense uma força inovadora e resiliente”, disse. Ele também enfatizou o papel estratégico das casas que compõem o Sistema FIEC — SESI Ceará, SENAI Ceará e IEL Ceará — e demais unidades, como o Observatório da Indústria Ceará e o Núcleo ESG-FIEC, na qualificação de profissionais, no estímulo à inovação e na promoção da competitividade do setor.

O presidente da Casa, Romeu Aldigueri, exaltou a relevância estratégica do setor industrial para o desenvolvimento do Ceará e do país. Para o parlamentar, a construção de um setor industrial sólido é comparável à própria edificação nacional, dado o seu papel estrutural na economia e na sociedade. “Construir o setor industrial é uma tarefa tão fabulosa quanto construir um país. Aliás, a força de um país está na força cultural do seu povo, na resiliência das instituições, na atuação diplomática e no resultado das diversas matrizes industriais.”

O chefe do Legislativo ressaltou que a indústria não apenas movimenta a economia, mas também promove inovação, conhecimento e distribuição de riquezas, sendo uma base sólida de inteligência e progresso tecnológico. “A indústria é um pilar de transformação, de pulverização da riqueza, de inteligência de base e produção de tecnologia nova.”

Aldigueri também chamou atenção para o desempenho positivo da indústria cearense, que avança em ritmo superior à média nacional, e destacou o ambiente de diálogo e responsabilidade institucional que favorece esse crescimento. “O setor industrial cearense cresce até o triplo da média nacional. Há um diálogo regular, republicano e respeitoso com quem ocupa o Palácio da Abolição, há preocupação com ESG por parte da FIEC, há responsabilidade social e fiscal por parte do Estado. E a Assembleia Legislativa será parceira de tudo isso.”

O deputado estadual Salmito Filho ressaltou o papel estratégico da FIEC para o desenvolvimento econômico do Ceará.

"Há consenso entre os economistas de que, sem desenvolvimento industrial, não há desenvolvimento econômico. A indústria agrega valor tanto para quem trabalha quanto para a economia local. Ela gera oportunidades. Os países mais prósperos do mundo são, em geral, os mais industrializados. O Ceará fortaleceu sua indústria, e a FIEC teve papel decisivo nesse processo de industrialização do estado. Não por acaso, o Ceará possui a maior média salarial entre os estados do Nordeste. Esse resultado foi construído com muito trabalho e determinação por quem faz a indústria cearense. Sou testemunha do compromisso das lideranças da Federação e de seu papel fundamental na geração de emprego e renda, contribuindo para a transformação da nossa sociedade", afirmou.

Ex-presidentes: orgulho do presente, do passado e do futuro

Em depoimento na solenidade, Beto Studart resgatou o papel histórico da FIEC na representação dos interesses produtivos do Estado. Para ele, a trajetória da entidade se confunde com a própria evolução econômica do Ceará. “A emoção é grande porque a gente desfila ao lado daquelas pessoas que, há 75 anos, tiveram a ideia de montar uma instituição que pudesse representar o pensamento de cada atividade econômica na época.” Ao falar da atual gestão, destacou a competência e a liderança de seu presidente. “Eu vejo a Federação chegando agora, sendo presidida pelo Ricardo Cavalcante, que faz uma gestão brilhante e representa toda essa história — da Federação de realização, de amadurecimento, apresentando o pensamento da sociedade, dos segmentos que pensam e querem desenvolver. Esse é o papel da Federação.”

Fernando Cirino Gurgel manifestou a sua felicidade por estar no rol de dirigentes compromissados com o crescimento econômico e desenvolvimento social cearense. "Essa homenagem representa o reconhecimento, por parte da Assembleia, ao trabalho que a FIEC tem feito ao longo das décadas. A Federação a cada dia mais vem se reinventando e avançando, cada vez se engajando mais, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do nosso estado. A gestão do Ricardo Cavalcante tem sido uma gestão primorosa, de tal forma que eu fico gratificado em ter colocado alguns tijolos nesse decorrer dos 75 anos".

Já o empresário Roberto Macêdo, outro nome de destaque na história da FIEC, falou com orgulho sobre sua contribuição ao longo das décadas. “Eu tenho muito orgulho de ter feito parte desse grupo durante 75 anos, sempre tentando colaborar para conduzirmos a FIEC pelos melhores caminhos, para desfrutar dos melhores momentos rumo ao desenvolvimento do Ceará”, disse. A data, celebrada no dia de Nossa Senhora de Fátima, também foi lembrada por ele como símbolo de reconhecimento. “Vemos o reconhecimento da sociedade e isso nos orgulha. É uma satisfação ser modelo hoje, sob condução do Ricardo, para o Brasil. Eu posso dizer: cumpri o meu papel, cumpri o meu dever de cidadão, me doando para a indústria cearense.”

Para Jorge Parente, liderar a Federação durante sete anos representou uma verdadeira transformação pessoal e profissional. “É uma honra muito grande ter sido presidente da FIEC por sete anos. É uma experiência fantástica por tratar-se de uma entidade que tem uma contribuição notável para a constituição, o fortalecimento e a expansão do desenvolvimento industrial do Ceará”, afirmou. Em tom de celebração, Parente também fez questão de destacar a gestão atual. “Eu queria parabenizar o presidente Ricardo Cavalcante por dar seguimento aos avanços da Federação, com novos passos para o setor. É motivo de imensa alegria viver essa data.”

Dia da Indústria Cearense

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará aprovou, nesta terça-feira, o projeto de lei que institui o 12 de maio como o Dia da Indústria Cearense. A matéria é de autoria do deputado Lucinildo Frota, com coautoria dos deputados Romeu Aldigueri, Guilherme Sampaio, Nizo Costa, De Assis Diniz, Antônio Henrique, Guilherme Landim, Sérgio Aguiar e Jô Farias.

Ricardo Cavalcante afirmou que os representantes do setor industrial sentem-se honrados com a oficialização do marco. “Na justificativa do projeto, ressaltam ser ‘um justo reconhecimento ao trabalho incansável da FIEC e de todo o setor industrial em prol do desenvolvimento da sociedade cearense’. E que a data escolhida visa destacar o impacto positivo e a relevância das contribuições do Sistema FIEC, em diversas esferas da vida dos cidadãos do nosso Estado. Por mais esse reconhecimento, o meu muito obrigado a todos os parlamentares”, reforçou.

Presenças na festa

Estiveram presentes no evento o 1º vice-presidente da FIEC, Carlos Prado; o vice-presidente da FIEC, André Montenegro; o diretor administrativo da FIEC, Chico Esteves; os diretores da FIEC José Antunes Mota, Agostinho Alcântara e André Siqueira; o conselheiro fiscal da FIEC e presidente do Sindialgodão, Marcos Montenegro; o conselheiro fiscal da FIEC; a superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes; o diretor regional do SENAI Ceará e superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda; além de presidentes de sindicatos associados da Federação, parlamentares, secretários e empresários.

Além de Ricardo Cavalcante e do presidente da Alece, Romeu Aldigueri, a mesa da cerimônia foi composta por: deputados estaduais Guilherme Sampaio e Sérgio Aguiar; a vice-presidente da FIEC e secretária das Relações Internacionais do Ceará, Roseane Medeiros, representando o governador Elmano de Freitas; o secretário do Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, Antônio José Mota, representando o prefeito da Capital, Evandro Leitão; e o general de Divisão Cristiano Pinto Sampaio, comandante da 10ª Região Militar.

 

Fotos: George Lucas/Sistema FIEC e Marcos Moura/ALECE

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright