Livro “Sustentabilidade em Jogo: Rotas para Economia Circular” é lançado na FIEC
A Casa da Indústria recebeu, nesta terça-feira (13/05), o lançamento do livro “Sustentabilidade em Jogo: Rotas para Economia Circular”. A publicação, financiada pelo CNPq e com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), foi produzida pelo Laboratório de Estudos em Competitividade e Sustentabilidade (LECoS) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e é fruto de um projeto de pesquisa também financiado pelo CNPq.
“São rotas ilustradas, no sentido de ter rotas tecnológicas, rotas de gestão e faz uma uma alusão a jogos de tabuleiro, de ludo e de memória. [No livro,] A empresa tem todo o percurso, do começo ao fim, num esquema visual. Desde o momento em que ela se conecta com os stakeholders, tem que desenvolver um grupo de trabalho e planejar quais são os requisitos necessários. E o principal: [o trabalho] foi desenvolvido com base nas necessidades das empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP)”, explica a autora Mônica Cavalcanti Sá de Abreu, Coordenadora do LECoS/UFC.
O evento teve a abertura do Gerente da Unidade de Tecnologia e Inovação (Unitec), do SENAI Ceará, Tarcísio Bastos, além da Gestora do Núcleo ESG da FIEC, Alcileia Farias. Em seguida, foi apresentada a palestra “Importância da Economia Circular para a descarbonização”, pelo Gerente de Infraestrutura Interna da ArcelorMittal Pecém, Alex Maia do Nascimento.
A autoria do livro é dividida com os pesquisadores Luis Matheus Tavares Silva e Leonardo Araújo de Sousa, ambos da UFC. Para Mônica Abreu, a proposta do estudo é munir de estratégias e envolver instituições e empresas na missão de promover a transição de uma economia linear para a economia circular.
“A solução não se encontra em um único ator. Ela está na empresa, no sistema, no governo e no engajamento desses atores em um único propósito. O nosso modus operandi, como sociedade e humanidade, coloca o planeta em risco. Então, alguma coisa tem que ser feita. A gente apresenta as fases de implementação, desde a coleta seletiva até rotas como uma plataforma multi-stakeholders para a inovação com foco na economia circular”, completa.
Estiveram presentes no evento de lançamento, além do Consultor em Energias Renováveis da FIEC, Jurandir Picanço, representantes de empresas e instituições, como Aço Cearense, Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP), Aeris Energy, ArcelorMittal Pecém, Cegás, Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), Gerdau, Phoenix Global e Utilitas.
Fotos: Laura Guerreiro/FIEC