Fórum Trabalho com + Vida reúne especialistas e empresários para promover debates sobre bem-estar corporativo
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) sediou, entre quarta-feira (07/05) e quinta-feira (08/05), o Fórum Trabalho com + Vida – Promoção de Bem-Estar Corporativo para Gestão Eficiente e Produtividade. O evento reuniu especialistas, lideranças empresariais e representantes de diversos setores para discutir saúde psicossocial, clima organizacional e estratégias de valorização das pessoas no ambiente de trabalho. A programação foi marcada por palestras, painéis e oficinas que proporcionaram aprendizado, troca de experiências e reflexões sobre práticas sustentáveis no contexto corporativo contemporâneo.
O fórum é uma realização do Instituto IDEHAS e organizado pela Lótus Promoções, com apoio do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico no Estado do Ceará (Simec), do Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos e Afins do Estado do Ceará (Sindieventos), da Betterway, além de contar com patrocínio do Sebrae/CE.
Na fala de abertura, André Pavan, representante do Instituto IDEHAS, destacou que o encontro contempla uma pauta essencial para o desenvolvimento dos ambientes de negócio. “Temos aqui a oportunidade de contribuir com esse debate tão necessário. Desejo que o fórum seja um espaço fértil de conexões, aprendizados e ações transformadoras. Muito obrigado a todos pela participação.”
Circe Jane, diretora do Sindieventos e da Lótus Promoções, ressaltou que cada painel foi pensado para dialogar com profundidade sobre a realidade vivida dentro das empresas, com o objetivo de disseminar boas práticas e compartilhar experiências exitosas na gestão de pessoas.
“É um tema muito importante, necessário para a vida de todos nós. Muitas vezes passamos mais horas no trabalho do que em casa. Precisamos ter prazer em estar naquele ambiente. E esse prazer, essa saúde, essa organização com um clima agradável e harmônico entre CEOs e colaboradores foi o que impulsionou a ideia do Fórum Trabalho com + Vida. Reunimos parceiros alinhados com essa temática por meio de seus pensamentos e práticas, e convidamos palestrantes com know-how e potencial para plantar sementes e espalhar reflexões. Agradeço imensamente a presença de todos e a oportunidade de trocarmos ideias”, declarou Circe.
Para Fernando Castro Alves, diretor do Simec, todos os setores industriais devem estar atentos ao cuidado com os profissionais e apoiar iniciativas que promovam saúde e bem-estar. “A própria FIEC, por meio do SESI Ceará, tem um olhar especial sobre esse tema. Nós, do sindicato, mantemos constante diálogo com os profissionais do SESI e defendemos a importância da promoção da saúde e do bem-estar nas organizações. Por isso, estamos aqui apoiando mais um evento relevante, que certamente trará muitos conhecimentos. Espero que todos aproveitem ao máximo as palestras e discussões nesses dois dias.”
A programação do primeiro dia contou com o painel “CEOs que fazem a diferença – Liderança na Gestão do Bem-Estar Empresarial”, com as gerentes de Recursos Humanos Ana Paula Falcão (Mercadinhos São Luiz) e Luanna Façanha (Unimed Fortaleza), sob mediação de Rômulo Rosa (SERH Consultoria). Em seguida, o debate “Boas Práticas de Promoção de Bem-Estar e Saúde Psicossocial” reuniu a psicóloga Mariana Crisóstomo e o coordenador de Saúde da Solar Coca-Cola, Sr. Karol Magalhães, com mediação de Gabriela Rodrigues. Encerrando o primeiro dia, o painel “Fatores Psicossociais no Trabalho e Marco Legal: NR1” trouxe contribuições dos consultores Johnatan Abreu (Simples Treinamento e Consultoria), Silvio Almeida (R. Amaral Advogados) e Juliana Melgaço (Vicunha), com mediação de Bruno Lima (Laborlife).
A manhã de quinta-feira foi dedicada a oficinas voltadas às Práticas Integrativas nas Organizações, realizadas na cobertura da FIEC. As atividades proporcionaram vivências centradas na promoção da saúde integral e na melhoria do clima organizacional. No período da tarde, a programação seguiu com uma série de painéis temáticos que abordaram, sob diferentes perspectivas, a produtividade no ambiente corporativo no setor público e privado com a neuropsicopedagoga e secretária de Desenvolvimento Econômico de Camaçari (BA). Adriana Marcele, apresentou a palestra - Da Autogestão ao Cuidado em Equipes para a Produtividade" ao lado de Glauciran Cavalcante, diretora de Gestão de Pessoas do SAMU-CE, na discussão “Desenvolvimento Econômico e Saúde Mental do Trabalhador”.
O professor Giovanni Nunes conduziu “Práticas Orientais”, propondo exercícios e reflexões baseadas em saberes milenares aplicados ao cotidiano corporativo. A cultura organizacional e a valorização das equipes foram destaques no painel “Case GPTW – Melhores Empresas para se Trabalhar”, apresentado por Mariza Quinderé, diretora regional Nordeste do Great Place to Work, em parceria com Victória Matos, diretora de Operações e Pessoas do Instituto Atlântico.
Encerrando a rodada de debates, o painel “Clima Organizacional – Impactos na Gestão e o Futuro do Trabalho” reuniu Desirée Mota (ABRH-CE), Ana Cristina Barros (UNIFOR), Lamarck Guimarães (AADECE) e Bertran Rodrigues (SESI Ceará), em uma roda de conversa mediada por Circe Jane, diretora do Instituto IDEHAS e do Sindieventos-CE. A discussão abordou os desafios e perspectivas da gestão de pessoas em um cenário em constante transformação.