Projeto de Vida e Carreira inicia atividades na Escola SESI SENAI Parangaba
Inspirado em iniciativa pioneira e bem-sucedida do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), o Projeto de Vida e Carreira do IEL Nacional, desenvolvido em parceria com o Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI), realizou a primeira ação da sua fase piloto nesta segunda-feira (05/05) na escola SESI SENAI da Parangaba, em Fortaleza, com a aplicação de escala para avaliar a maturidade para escolhas profissionais. O instrumento permite uma análise individualizada da maturidade dos jovens para decisões relacionadas à sua jornada no mundo do trabalho.
Além de Fortaleza, a ação foi realizada também em escolas do SESI em Goiânia (GO) e Araguaína (TO). Na próxima semana, o projeto avança para Vitória (ES) e Florianópolis (SC). A psicóloga coordenadora do projeto no Ceará, Alina Sales, explica que os pais dos alunos foram comunicados com antecedência sobre as etapas do projeto e no dia 12/05 haverá um momento para tirar dúvidas. Em seguida, no dia 22/05, os alunos recebem uma devolutiva da escala. “A gente tem essa preocupação de envolver os pais em todas escolas participantes. Enviamos informativos prévios por meio do aplicativo utilizado para a comunicação entre a escola e os pais. No dia 12, teremos uma psicóloga de plantão para conversar e esclarecer os detalhes para os pais que desejarem, ressalta Alina.
Participam do projeto em Fortaleza 289 alunos do 1º ano do Ensino Médio, divididos em 8 turmas. Em junho, os alunos participarão de visitas a indústrias cearenses para conhecer as carreiras que podem ser desenvolvidas nessas empresas e de um ciclo de palestras sobre mundo do trabalho, profissões e habilidades para o futuro. A ideia do projeto é promover autoconhecimento, um novo olhar sobre as oportunidades de carreira e um futuro potente para jovens do Ensino Médio das escolas do SESI de todo o País.
O projeto de Vida e Carreira integra a estratégia do IEL Nacional de fortalecer a conexão entre educação e indústria, promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos da rede SESI. A experiência do IEL Ceará, que desde 2021 desenvolve um programa de orientação profissional e de carreira com estudantes das Escolas SESI SENAI do Ceará, serviu como base para a elaboração da proposta nacional.
“O projeto do IEL Ceará foi o primeiro do Brasil com esse formato, estruturado e contínuo, e seus resultados se tornaram referência. É uma grande satisfação ver que a metodologia que desenvolvemos aqui está contribuindo com a formação de jovens em outros Estados”, afirma Alina Sales.
Ela acrescenta que todas as etapas do projeto são conduzidas por psicólogas com CRP ativo, especialistas em orientação profissional e de carreira e com experiência com o público jovem. "Fomos mentoradas pela Doutora em Psicologia, Khatia Neiva, autora da Escala de Maturidade para a Escolha Profissional (EMEP) e do jogo Critérios para Escolhas Profissionais. Isso garante a interpretação, aplicação e devolutiva precisas da ferramenta. Além disso, participamos, antes do início do projeto, de uma formação em Adolescente do Século XXI no Instituto de Psicologia e Carreira (IPC), que nos atualizou e nos tornou ainda mais preparadas para este trabalho", pontuou. As psciólogas do projeto são: Jacinta Carioca, Kamila Teles, Lívia Rosa e Alina Sales, no Ceará; Patrícia Castro, em Goias; Natália Campos, em Tocantins; Alina Sales, em Florianópolis; e Fernanda Luna e Alina Sales, no Espírito Santo.
Para a gerente da área de Educação Executiva e Trilhas de Carreiras do IEL Ceará, Lourena Cordeiro, o projeto representa uma contribuição importante para o futuro desses estudantes. “Nosso objetivo é apoiar os jovens na construção de um projeto de vida alinhado com suas aptidões, interesses e com as demandas da indústria. A orientação profissional é uma etapa essencial para que eles façam escolhas mais conscientes e seguras”, destaca.