IEL Ceará marca presença na Intersolar Summit apresentando soluções inovadoras focadas em energia solar e hidrogênio verde
Nos dias 23 e 24 de abril, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), através do Hub de Inovação, marcou presença de forma estratégica no Intersolar Summit Brasil Nordeste 2025, no Centro de Eventos do Ceará. O Hub de Inovação foi responsável pela coordenação técnica do Espaço Startups, iniciativa que reuniu seis soluções inovadoras desenvolvidas por startups, spin-offs, deep-techs e projetos acadêmicos focados em energia solar e hidrogênio verde. No espaço, as soluções foram apresentadas ao público visitante, gerando conexões e oportunidades de negócios.
O trabalho do Hub do IEL envolveu o mapeamento, a prospecção e a preparação das inovações desenvolvidas pelos pesquisadores e empreendedores, além da gestão do espaço, que se consolidou como um dos diferenciais do evento, reunindo visitantes, investidores, pesquisadores e empresários interessados nas inovações. O head do Hub, Moésio Bastos, destacou que o evento foi uma grande vitrine para as soluções tecnológicas desenvolvidas no próprio estado, revelando o potencial cearense para contribuir com o mercado de energia brasileiro.
“Estamos bastante satisfeitos por estarmos em um evento desta magnitude, liderando um espaço dedicado a seis soluções inovadoras que estão expondo suas tecnologias e serviços. Essas soluções foram cuidadosamente prospectadas para trazer as últimas tendências e inovações em energia sustentável. Com o apoio do ecossistema e da academia local, conseguimos reunir um conjunto de soluções relevantes para o setor. É um prazer ver a inovação acontecendo ao vivo e acreditamos que essa é uma oportunidade única para conectar os principais atores do setor e impulsionar o desenvolvimento de soluções sustentáveis para o futuro”, afirmou.
Entre os expositores selecionados para o espaço, a startup QNQ - Quânticos Nanoquímicos LTDA, representada por Ismael Mendes, que ressaltou a visibilidade e as conexões proporcionadas pelo evento. “Muitas pessoas vieram ao estande, inclusive de fora do Ceará. Foi excelente para aumentar o networking e trocar experiências. A expectativa é encontrar clientes que se interessem pela nossa tecnologia, abrir oportunidades de negociação e ‘dar o match’, como a gente costuma dizer”, disse o empreendedor. A QNQ desenvolve a tecnologia TopSum, que envolve um limpador e uma película de proteção térmica e antiaderente para módulos fotovoltaicos, que já recebeu reconhecimento internacional, com premiação no Future Innovation Summit, em Dubai, e testes em andamento pela NASA.
Outro expositor foi a fintech de energia Virtutis Energy, representada por Renan José de Araújo Costa Vieira. A empresa participou pela primeira vez como expositora, após uma visita em 2024 que rendeu parcerias significativas. “O evento está muito bacana, o público é muito qualificado, com know-how gigantesco de energia solar. É um ambiente propício tanto para networking quanto para parcerias e investimento. Nossa expectativa é a melhor possível agora como expositores”, relatou.
Programação técnica
O Intersolar Summit Brasil Nordeste 2025 é o principal encontro para inovação solar na região Nordeste do Brasil, unindo especialistas e autoridades do setor para discutir o potencial transformador da energia solar na região. O encontro se concentrou em tópicos importantes como geração distribuída e centralizada, soluções de armazenamento de energia em bateria (BESS), a fronteira regional do hidrogênio verde e o mercado de créditos de carbono em evolução.
Com uma programação abrangente, o evento abordou desafios como fluxo de energia reverso, impactos do curtailment e soluções para produção de hidrogênio em larga escala. Também forneceu um fórum para entender os desafios mais amplos do setor elétrico à medida que as fontes de energia intermitentes se expandem.
Entre os destaques da programação, o consultor de energia da FIEC, Jurandir Picanço, que participou do painel “Hidrogênio Verde: A nova fronteira energética do Nordeste”. Já o gerente de Desenvolvimento Sustentável da FIEC, Joaquim Rolim, foi um dos painelistas na sessão “Perspectivas do sistema elétrico e desafios da transmissão para cargas de grande porte”.