telefone(85) 4009.6300

Gerente do CIN, Karina Frota, aborda as relações comerciais entre China e EUA

22/04/2025 - 10h04

Em sua coluna semanal no jornal O Povo, Karina Frota, presidente do Conselho de Relações Internacionais da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN), aborda as relações comerciais entre China e EUA

Confira o texto na íntegra abaixo ou acesse-o diretamente no site do jornal O Povo clicando AQUI.

China x EUA: relações comerciais sob tensão

Cenário mundial caótico, atividade econômica incerta. Previsão de recessão nos Estados Unidos, na Ásia, no mundo? Semelhanças com o choque do petróleo, com a crise de 1929 ou a crise de 2008? Muitas perguntas, poucas respostas. A economia mundial entrou em um terreno infértil e é necessário aguardar com cautela o alcance real da situação em toda a sua extensão.

A política norte-americana tornou a economia um substantivo abstrato. Para especialistas em política comercial, comparar o momento atual com o ano de 2008, quando o setor financeiro entrou em recessão, é oportuno. Nas últimas semanas, as Bolsas despencaram.

A essa altura, as previsões anteriores já não têm importância. São consideradas defasadas, obsoletas. O cenário do “tarifaço” muda tão rápido que já não é possível acreditar em qualquer previsão.

Há poucos meses a preocupação global era com as tarifas relacionadas ao ferro e ao aço. O conflito comercial entre Estados Unidos e China, deixou a economia mundial “à deriva”, e as nações globais aguardam para encontrar um ponto de referência.

Ameaças? Oportunidades? As análises sobre o impacto das tarifas apontam para um cenário delicado. Se a negociação diplomática não prevalecer, o choque econômico será muito relevante. Os Estados Unidos são o principal destino das exportações cearenses – quase 50% de tudo o que o Ceará vende para o mundo vai para lá.

Com as recentes tarifas anunciadas pelo presidente norte-americano, a balança comercial pode ter desequilíbrio. As novas medidas podem desestabilizar cadeias globais de fornecimento e afetar diretamente a corrente de comércio do estado.

O declínio econômico, os impactos nas cadeias de suprimentos e no comércio internacional estarão evidenciados em todo o mercado mundial. Em síntese, possíveis interrupções no intercâmbio comercial e as incertezas sobre o futuro escrevem novos capítulos na história do mundo.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright